- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

A geladeira movida a timesheet

timesheetQuem trabalha em projetos sabe que uma das coisas mais chatas a se fazer é preencher o timesheet (quadro de horários, em geral uma planilha de controle informando as horas trabalhadas nas atividades do projeto). O timesheet deve ser preenchido regularmente, ao final de um dia ou semana de trabalho, e enviado para aprovação do gerente do projeto.

Em alguns casos, empresas utilizam softwares que permitem a inclusão dessas horas em formulários eletrônicos, porém o grande problema é estimular as pessoas a preencher corretamente esses dados.

Pois bem, os escritórios da JWT e a Agência CASA em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro implantaram “Drink Timesheet”, uma geladeira trancada eletronicamente, abastecida por cerveja e outras bebidas e conectada ao banco de dados do timesheet.

Funciona assim: Toda sexta-feira, às 19h, quando toda a equipe preencher o timesheet a cerveja está liberada e a geladeira abre com o toque de uma sirene, o que já convida a equipe inteira para fechar a semana num happy hour. Isso também reforça o espírito de equipe, uma vez que se o seu colega do lado não preencher o timesheet ninguém bebe (a geladeira também tem refrigerante e suco). Veja o vídeo abaixo:

A geladeira tem um cadeado conectado ao banco de dados de horas e usa um micro controlador de tecnologia nacional conectado ao servidor. Junto à geladeira há um tablet onde todos podem ver o percentual geral. Para não ter que usar o wi-fi corporativo foi colocado um roteador dentro do gabinete. Aqui tem fotos da solução técnica da geladeira.

Legal, né?

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados