Exame PMP – Fabio Lara

Prezados

Prestei o exame PMP no dia 29 de abril de 2011 e fui aprovado.

Gostaria de compartilhar algumas lições aprendidas:

Planejamento de estudo:

Não achar que o período de 1 ano de elegibilidade é muito tempo. Eu cometi este erro e não planejei corretamente o período de estudo e agendamento da prova.

Três semanas atrás fiz verificação do meu período de filiação e elegibilidade e vi que meu tempo se encerrava em 30 de abril de 2001, então marquei o exame para o último dia possível e tive que correr atrás de todo o tempo possível para estudo.

Estudo:

Li uma vez o PMBOK e a apostila da PMTech. Após, foquei nos simulados da PMTech e simulados do livro da Rita (6ª edição).

Sempre que finalizava os simulados, revisava as disciplinas que tinha uma pontuação mais baixa na apostila da PMTech.

Fazer todos os simulados faz muita diferença.

Durante todo o processo de estudo, o resumo de fórmulas e fluxo de processos da PMTech sempre na mão.

No dia anterior ao exame, somente li as dicas do Mauro Sotille para a prova e o capítulo “Motivos que podem reprová-lo no exame”, do livro da Rita.

O Exame:

Achei a prova muito boa de ser realizada, pois a maioria das questões foram situacionais.

Utilizei 2:45 para passar todas as questões, marcando todas as que tinha dúvida. Após, fiz a revisão das marcadas, levando mais 45 min.

Fundamental ler atentamente as questões, pois o enunciado já elimina algumas alternativa e, por vezes, indica a alternativa correta.

Achei as questões bem distribuídas entre os processos e disciplinas:

– Sobre questões de cálculo, muito foco sobre índices de desempenho (custo e prazo). A maioria das questões não é necessário calcular nada e os índices são dados. Fundamental entender como o projeto esta no momento, segundo os índices apresentados.

– Existem algumas questões sobre entradas, ferramentas/técnicas e saídas de processos. Mesmo que não saiba qual é, neste ponto é importante pensar: “que info preciso para trabalhar neste processo”, “o que entrego para o processo seguinte”, etc.

– Muitas questões com “a melhor”, “deve”, “fazer primeiro”, etc. Prestar atenção nisso, pois também é o indicativo da resposta correta.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>