Depoimento de Erik – Aprovação na Prova PMP

keep-calm-cos-i-just-passed-pmp

Olá Pessoal,

Iniciei minha preparação junto com o curso da PM Tech, no final de Setembro 2015, e terminei na véspera da prova no início de Novembro.

Para os estudos usei basicamente a postila do curso PM Tech e o Guia PMBOK® oficial. Também li um pouco do livro da Rita Mulcahy em assuntos em que tinha mais dúvidas.
Ao longo deste processo fiz também vários Simulados do CD da PM Tech. Iniciei fazendo apenas os exercícios de algumas áreas específicas (PMP e CAPM) e quando estava chegando perto da prova fiz os Simulados completos, com as 200 questões (PMP).

Passo a seguir alguns comentários dobre a prova.

Muitas perguntas de contextualização:
– Depois disto acontecer, o que você faria em seguida?

– Muito PMI-ismo onde a melhor resposta parece ser a resposta mais “politicamente correta”.

Aconselho que saibam na ponta da língua todas as definições e a ordem em que acontecem.
Exemplos: Especificação de Escopo, Declaração de Escopo, Linha de Base do Escopo, Gerenciamento do Escopo, Mudanças no Escopo, Especificação do Trabalho, EAP, Dicionário EAP, etc.

– Em que ordem deve-se terminar o projeto? Primeiro liberar a equipe e depois anotar as lições aprendidas? Ou vice-versa? E onde entra nesta ordem “Encerrar as Aquisições” ?

– Quanto um fato (bom ou ruim) acontece, deve-se primeiro atualizar a lista de riscos ou pode se ir diretamente para a solicitação de mudança?

Muitas perguntas sobre Qualidade.

Algumas perguntas sobre índices de desempenho (uma sobre índice de desempenho futuro que não sei se acertei) e algumas sobre diagramas de PERT e caminho crítico.
Estas questões sobre PERT foram fáceis, mas demoram muito tempo para serem respondidas pois as informações são dadas não em um diagrama pronto, mas em uma tabela. Assim é preciso primeiramente construir o seu próprio diagrama para só então poder fazer as análises.

Em uma pergunta vinha um enorme diagrama pronto mega-complexo com muitas setas se cruzando para lá e para cá. Assustador! Mas a pergunta era: Qual a folga do caminho crítico? 🙂

Sobre RH me lembro de uma questão que perguntava em qual fase da Escada de Tuckman (9.3.2.3) aconteciam os conflitos? Formação, Conflito, Acordo, Desempenho ou Dispersão?
(na verdade não me lembro exatamente do enunciado, só das respostas)
Uma das respostas era “Conflito” o que achei que era pegadinha… Mas como a mesma resposta em Inglês era “Storming” (não tão óbvia), então fui nesta mesmo.

Outro comentário que preciso fazer, sem querem assustar ninguém (um GP nunca deve omitir informações ruins), é que algumas perguntas são meio mal traduzidas para o português.
Muitas delas tive que ler em Inglês para ter certeza de que entendi bem, levando assim mais tempo que o esperado. Tinha uma pergunta que inclusive estava traduzida erradamente!

Espero ter podido ajudar os próximos candidatos!
Abraços a todos e sucesso nesta empreitada!

Erik

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>