- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Tiago Blomker – Aprovação PMP!!!

career_banner2Boa noite pessoal!!

É com grande satisfação (e alívio!!) que informo que PASSEI no exame PMP!!
Realizei a prova no dia 23/07, na Alumni (em SP). Começou as 18h. Terminei a prova faltando apenas 7min (com direito a revisão, é claro).

A sensação de ler o “Pass” após a interminável pesquisa é simplesmente única!

De forma geral, posso dizer que a prova NÃO é um bixo de 7 cabeças!

Estudei durante um período de uns 45 dias, entre 4~6 horas por dia, com descansos nos sábados ou domingos. Tive o apoio do colega já PMP Igor Rodrigues (que também fez o treinamento com o Mauro!) que ajudou muito com dicas de estudo e com a pegada de como um GP tem que ser na visão do PMI!

De material, li o seguinte:

1. PMP USE A CABEÇA! – Recomendo muito para aqueles que não querem começar direto pelo PMBOK. O Head First PMP tem uma leitura mais agradável, mais direta e com exemplos. Gostei muito do livro!! – recomendação do Sotille!! Deu uma boa visão de GP na visão do PMI sem ter que passar pelas leitura do técnico PMBOK;

2. RITA – Fui no conselho de muitos e li Rita. Ela é bastante “dura” com o aluno, te joga na cara que não conseguirá passar e talz. Mas vale a pena… parece tudo mais fácil depois do fast track dela. Porém, achei os simulados do Sotille mais eficientes e realistas com a prova;

3. CURSO + APOSTILA PMTECH – Excelente curso! Excelente material! O Mauro organizou muito bem o tudo. Está resumido sem faltar qualquer informação. Os simulados estão na medida!! Com certeza, após fazer os simulados, a prova parecerá beeeem mais fácil e amigável (como disse.. não achei um bixo de sete cabeças e essa sensação com certeza foi devido aos excelentes simulados da PmTech).

4. PMBOK – Por incrível que possa parecer.. fiz muitas poucas pesquisas ao PMBOK. O material acima contempla ele perfeitamente. Só li o PMBOK uma vez, no início do ano, de forma resumida e superficial.

Sobre a prova, caíram muitas questões sobre formação de equipe e de habilidades do GP. Questões de cálculo foram simples e diretas (sem necessidade de uso de calculadora). Sobre tempo caíram algumas também.. simples e sem necessidades extremas. Muitas questões sobre entradas, saídas e técnicas (ou seja, foi essencial saber os 42 processos.. não necessita decoreba do que é entrada e saída… mas tem que conseguir encaixar as coisas).

É isso aí!!! No final você tem que entender o que é ser um Gerente de Projeto para o PMI! Isso sim é muito importante!!

Obrigado a PMTech, ao mestre Sotille e a todas as pessoas que desejaram e me auxiliaram em minha aprovação!

Tiago Blomker

A PM Tech é um provedor oficial de treinamentos (R.E.P) do PMI e consultoria em gerenciamento de projetos, PMO, metodos ágeis e gestão de riscos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados