Depoimento de aprovado PMP 09/2016

Aprovado no exame PMP

Gostaria de compartilhar minha experiência para ser aprovado na certificação PMP.

– Fiz o curso da PM TECH em 07-08/16 e agendei minha prova para 03/09. No período de 3 meses, procurei seguir ao máximo as recomendações do Prof. Mauro Sotille.

Preparação

(1) Segui na íntegra as recomendações do “Plano de Estudos para Certificação PMP®” contido na Apostila e no Material da PM TECH. Ler o(s) capítulo(s) do Guia PMBOK® antes das aulas, como recomendado, ajudou bastante. O Material da PM TECH foi essencial para consolidar o conhecimento. A dica da técnica de memorização e braindump se mostrou muito útil no dia da prova.

(2) Após estudar cada capítulo do PMBOK® em conjunto com a apostila PM TECH, realizava os simulados CAPM referentes ao capítulo estudado para fixação do conteúdo(essa sugestão foi dada por um colega do curso PM TECH). Depois disso, realizava os simulados PMP. Fazer os simulados ao longo do curso ajuda a tirar duvidas em aula. Resolver as questões dos simulados em 50 segundos condiciona para a prova.

(3) Após revisão de todo o PMBOK® com a Apostila PM TECH, fiz 2 simulados completos. Realizei leituras complementares conforme sugerido na apostila PM TECH. Na ultima semana visitei na internet sites com questões de prova, conforme a lista de sites contida na apostila PM TECH.

Prova

(4) Quem realizou a prova no dia 03/09/16 passou por um susto. A prova que estava marcada para ser realizada no Holiday Inn, foi transferida para o Sheraton, porém nenhum dos candidatos foi avisado. A equipe de aplicação da prova estava no Sheraton e os candidatos no Holiday Inn. Por fim, todos se deslocaram para o Sheraton “parcialmente aliviados”. Diante deste fato, sugiro ligar com antecedência para a Prometric em Curitiba para confirmar o local da prova.

(5) Os textos das questões não foram longos (diferente das últimas provas). As questões de Custos tiveram cálculo bem simples. As questões de Tempo não foram complexas. Muitas questões de Qualidade focaram aplicações de ferramentas e técnicas. O curso da PM TECH prepara muito bem para estas questões.

No geral, entender os processos e como eles se relacionam é essencial. Memorizar o quadro de processos preparado pela PM TECH ajuda muito!

(6) As questões foram muito semelhantes aos Simulados da PM TECH. Terminei a prova em 3 horas e foi possível revisar algumas questões. O ideal é marcar as questões no cartão de respostas para ganhar tempo. As respostas são marcadas a lápis sendo possível corrigir as respostas após revisão.

(7) A maioria das questões foram situacionais e as respostas complexas. Os exercícios em aula ajudaram bastante a entender a lógica para resolução destas questões e os Simulados da PM TECH são essenciais.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>