- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Certificação PMP – Depoimento de Wander Esteves (23/Jun)

Colegas,

Fiz a prova em papel no dia 23/06/12 em Porto Alegre e recebi o e-mail de aprovação em apenas 10 dias.

Para quem busca a certificação segue como estudei:

– Fiz a tuma 88 do PM Tech em abril de 2011.
– Material de apoio do site da PM Tech, vale a pena usar.
– Uma lida no PMBOK, apenas para dizer que li porque não ajudou muito.
– Duas lidas no livro da Rita Mulcahy (Preparatório para o Exame PMP), o que ajudou muito nas dúvidas que surgiram.
– Simulados e Apostila da PM Tech (milhares de vezes).
– Fiz várias cópias do Fluxo Resumido de Processo da PM Tech e deixei em pontos estratégicos (no vidro do banheiro, na mesa do escritório, e uma cópia reduzida que andava sempre no bolso para consultas). Também fiz uma cópia em tamanho A3 onde coloquei dicas em cada uma das caixas dos processos para ficar claro a visualização de tudo(ex. Em Declaração do Escopo escrevi: é a base para verificar o escopo / saída: Declaração do Escopo).
– Os simulados eu procurava fazer várias vezes por dia no tempo livre que tinha. Muitas vezes o tempo dava apenas para umas 10 questões.
– Nos últimos dias antes da prova parei os simulados e fiquei apenas estudando os pontos que precisava melhorar. Os simulados são ótimos mas eles acabam repetindo e você acaba respondendo porque já decorou.

Quanto a prova estava bem difícil, poucas foram as questões que tive 100% de certeza de acerto. As 4 horas estão no limite, o ideal é fazer a prova e já ir preenchendo a ficha ótica para não perder tempo no final. Deixei para o final apenas as questões que tinha dúvidas.

Artigos Relacionados