- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Certificação PMP: Passei – Depoimento de aluno PM Tech

passei_pmpFiz a prova em 07/08/2014, depois de estudar durante 35 dias (estudando aprox. 7 horas por dia). Preferi fazer o exame em SP, em computador, para não ter de esperar mais do que 15 segundos pelo resultado. Recomendo a Alumni (centro Prometric) em SP, pois é perto do aeroporto de Congonhas. A minha preferência por SP (ao invés de Curitiba) também levou em conta o fato de estarmos no inverno, e o aeroporto Afonso Pena ser longe de Curitiba, e fechar com frequência devido a eventos climáticos nesta época.
PREPARAÇÃO: Algumas dicas que penso terem me ajudado no êxito
– Fazer um planejamento de estudo, com metas que possam ser MEDIDAS, e as monitore.
– Fixar uma data para fazer a prova. Tenha coragem de marcá-la com antecedência de acordo com o seu plano, assim a meta fica bem palpável, e real.
– Faça um curso preparatório. No caso, fiz o da PM Tech, e foi ótimo! Fazer TODOS os simulados da PM Tech, inclusive os de CAPM
– Utilizei o livro da Rita Mulcahy como apoio, que foi de grande valia, e vem com aprox. 800 exercícios, os quais fiz todos também.
– PREPARE SEU CORPO! Ficar 4 horas sentado direto não é pra qualquer um. Faça os simulados completos, e verifique como seu corpo se comporta durante 4h. Acostume-o a ficar sentado, e veja como ele reage a: sono, fome, sede, etc. Fiz 5 simulados completos de 4h, em diversos lugares: bibliotecas, sala de aula da faculdade, e em casa, experimentando diversos ambientes. A ideia era não perder nenhum minuto indo a banheiro, etc…
A PROVA: Alguns comentários
– Achei a prova fácil. A maioria das questões tinha o enunciado médio (2 ou 3 linhas). Pouquíssimas com mais do que isso. Muitas curtas (1 linha).
– Muitas questões de VA, com cálculo do mesmo, ou interpretação do significado de VA, IDP, IDC, em contextos específicos.
– Muitas questões de RH (conflitos, papéis e responsabilidades,etc…), o que me chamou atenção.
– Umas 15 com cálculos, mas nada muito complicado. Só aplicação de fórmula.
– As instalações onde fiz o Exame são muito boas (ar-cond, silêncio, boas cadeiras, espaço, e atendimento).

Não cheguei a ler o PMBOK inteiro, mas consultei-o em diversos momentos do estudo, em áreas específicas, principalmente quanto à nomenclatura do exame.

Espero que possa contribuir um pouco para que cada um conquiste a sua certificação. Boa sorte!

Artigos Relacionados