Qual será a principal certificação de TI?

buscaAlgumas das perguntas que recebo diariamente de profissionais da área de Tecnologia da Informação são: Devo me certificar? Como uma certificação pode me auxiliar? Uma certificação vai me ajudar a receber uma promoção? Vou obter um salário melhor?

Essas questões se tornam mais frequentes conforme o número de certificações disponíveis cresce.

Alguns profissionais já são peritos em sua área de atuação. A certificação pode aumentar seu valor no mercado de trabalho e sinalizar para seu empregador atual que aqui está alguém que merece atenção e um bom salário.

Qual a melhor certificação? Para lhe auxiliar a responder a essas perguntas, aqui estão dois estudos que podem auxiliar.

O Dice Report  lista as 10 certificações que mais aumentarão o salário dos profissionais Americanos:

  1. PMP (Project Management Professional)
  2. MCSE (Microsoft Certified Systems Engineers)
  3. CompTIA A+ 
  4. CCNA (Cisco Certified Network Associates)
  5. MCP (Microsoft Certified Professional)
  6. CompTIA Network+
  7. CISSP (Certified Information Systems Security Professional)
  8. ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
  9. CompTIA Security +

Quando perguntados “Qual a qualificação que sua companhia estará procurando?”,  vejam as qualificações que ocupam as 10 primeiras colocações na pesquisa salarial conduzida pela  Global Knowledge/Tech Republic: 

  1. Gerenciamento de Projetos
  2. Segurança
  3. Administração de Redes
  4. Virtualização – Nuvem
  5. Análise de Negócios
  6. Melhoria dos Processos de Negócios
  7. Desenvolvimento Web
  8. Gerenciamento de Base de Dados
  9. Administração Windows
  10. Suporte Desktop

Notaram o tema que ocupa as primeiras colocações? Certificação PMP e habilidades de Gerenciamento de Projetos estão no topo em ambas as listas.

Que certificação você planeja buscar? Você concorda com a lista? Que habilidade você pretende adquirir ou melhorar?  Faça seu comentário.

 

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

7 comentários para Qual será a principal certificação de TI?

  • […] This post was mentioned on Twitter by Marco Rotta and Marco Rotta, Mauro Afonso Sotille. Mauro Afonso Sotille said: Qual será a principal certificação de TI em 2010? http://goo.gl/fb/sgWTH […]

  • Fabio Lara

    Olá Mauro
    Parabéns pelo Post. Muito importante vermos os movimentos que o mercado esta fazendo.
    Na minha opinião, as certificações de PMP e ITIL ganham um bom espaço no mundo da Tecnologia da Informação, pois são temas mais amplos, possibilitando que pessoas que venham de outras áreas (Administração e Engenharia, por exemplo) consigam desempenhar um bom papel no mundo da TI.
    Abraço.

  • Marcio

    Na minha opinião, PMP não deveria estar em primeiro lugar, por se tratar de uma certificação genérica para a área de GP. Existem outras mais específicas para a área de GP em TI, como ITIL e Prince2 que, para profissionais de TI, agregam mais do que a PMP.

    Mas enfim… PMP está na moda… fazer o que???

  • Lucas Azevedo

    Acredito que um dos fatores seja devido ao perfil dos profissionais de TI, extremamente tecnicistas, que necessitam desenvolver mais o “Plan”. Na minha opinião faz sentido esta divulgação.

  • michel

    olá Mauro.
    Excelente assunto para um post.

    Sugiro ainda incluir certificações como CBAP® do IIBA® – site no brasil – http://www.iiba.org.br/certificacao.php

    Das métricas para Analise
    Certificação CFPS e Certificação CSMS , + no site http://www.bfpug.com.br/

    E outra de Gerenciamento como CAPM, já citada PMP, e outra que acredito deve comecar a apontar como PgPM®.

    Forte abraço.

  • Sidney

    Se TI for o foco de negócios de uma empresa, acredito que certificações mais específicas (ITIL, CobIT, Prince2, Microsoft, etc..) tenham mais peso e agragação. Se a TI for uma área, dentro outras, em uma empresa, acho que a certificação PMP agregaria muito mais e junto com ITIL/CobIT.
    Abs

  • Norman

    Olá

    grande tema para postar

    I don’t know very much about IT sector but Microsoft certification vendor such as MCSE, MCITP having a very good demand in market.

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>