Bill Clinton PMIO palestrante de abertura do PMI Global Congress 2010 – North America, em Washington foi o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Sua palestra foi “Embracing Our Common Humanity”. Ele iniciou com sua palestra com “Eu sou fascinando por gerenciamento de projetos”. Sua definição do que um gerente de projetos faz: “Tornar boas intenções em resultados positivos. É isso que os gerentes de projetos fazem”. Ele recomendou que, quando perguntados, os gerentes de projeto respondam: “Diga que você está no negócio do “como” fazer as coisas”.

“Quanto mais eu penso sobre vir aqui, mais eu penso sobre o quanto minha vida e meu trabalho agora gira em torno de bom, ou não tão bom, gerenciamento de projetos – como alocar dinheiro, tempo e pessoas em um modo que atinja o objetivo desejado”, ele disse.

Clinton tem utilizando gerentes de projetos em várias situações. Projetos na Willian J. Clinton Foundation, que ele estabeleceu desde sua saída da Casa Branca, em 2001, incluem iniciativas relacionadas a novas drogas para HIV/AIDS. Outros esforços incluem iniciativas relacionadas ao clima, redução da fome e  a desenvolver crescimento sustentável na África e América Latina. A “Clinton Global Iniciative” busca juntar líderes para avaliar e implantar soluções inovadoras para alguns dos assuntos mundiais mais urgentes. Nos EUA a fundação está trabalhando para combater a obesidade juvenil.

“Todas essas coisas envolvem  executar projetos – e reconhecer quando estes não dão certo, uma vez que nem tudo dá certo”, ele disse.

Clinton também falou dos esforços sendo desenvolvidos no Haiti, citando que o esforço é maior do que simplesmente reconstruir o que foi destruído pelo teremoto de Janeiro deste ano, e sim construir, uma vez que faltava infraestrutura básica aos Haitianos mesmo antes do terremoto. Dizendo que seus esforços no Haiti foram “a coisa mais difícil que já fiz na minha vida”, Clinton encorajou os gerentes de projetos a fazerem a sua parte.

“Eu vou ficar feliz em receber o auxílio de qualquer um que deseje me auxiliar a desenvolver padrões para que tenhamos a certeza de que tudo que nós façamos é à prova de terremoto e furacões”, disse Clinton. “A boa notícia é que a cada dia que eu vivo eu fico mais convencido que inteligência e trabalho duro são igualmente distribuídos (pelo mundo). Organização e oportunidade, não”.

Para mim, uma das partes mais interessantes foi a entrevista que o Clinton concedeu ao CEO do PMI, Greg Balestrero, logo após a palestra, no mesmo palco. Clinton falou sobre sua infância e juventude, onde a tradição de sua família de contar histórias (não possuíam televisão, até que ele tivesse dez anos de idade) e o incentivo ao debate foram fundamentais em sua formação.

Abraços a todos,

Mauro Sotille, PMP. Foi Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK 4ª Edição. Autor de livros na área e professor de gerenciamento de projetos junto a vários cursos de Pós-Graduação, tem treinado profissionais em gerenciamento de projetos e acompanhado diversas organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. É Sócio Diretor da PM Tech Capacitação em Projetos.