Contato com o Mauro Sotille

Mauro_Sotille

Olá,

Se você desejar fazer quaisquer comentários ou sugestões ao blog, por favor use a opção Deixe um comentário, abaixo, para postar seus comentários.

Se você obteve uma credencial e acredita que este blog contribuiu com seu sucesso, por favor, compartilhe suas Notas de estudo conosco.  É a única seção do blog onde os visitantes podem postar.

Se você não encontrou o que estava buscando ou deseja uma resposta mais pessoal, esteja livre para me contatar. Eu terei o maior prazer em auxiliá-lo.

Você pode também se conectar comigo através das redes sociais, através dos links no meu perfil, abaixo.

Se quiser saber um pouco mais do meu currículo, por favor, clique aqui.

Abraços,

Mauro Sotille, PMP, PMI-RMP
Diretor da PM Tech Capacitação em Projetos

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

51 comentários para Contato com o Mauro Sotille

  • Boa tarde Mauro!!
    Sou engenheiro civil e no momento estou fazendo pós graduação em gerenciamento de projetos no SENAC de Presidente Prudente. Pretendo fazer a prova do PMI no inicio de 2011. O seu blog vem de encontra às minhas espectativas sobre respostas a questionamentos sobre o PMI. Parabéns pela iniciativa e pela disposição em compartilhar seus conhecimentos.
    sds

    Marcos Húngaro

  • Paula

    Olá,
    É possível adquirir o simulado para certificação PMP sem ter feito o curso da PMTECH? Qual o valor?

    Obrigada

  • Mauro Sotille

    Olá Paula,

    São necessárias 35 horas de treinamento formal para realizar o exame de certificação PMP. Sugiro acessar http://dicasgp.pmtech.com.br/2011/12/faq_pmp/, onde busco responder as dúvidas frequentes.

    Abraço,

    Mauro Sotille

  • Joao Batista Brogni

    Ola pessoal, as 16:45 de hoje, obtive a aprovaçao no PMP. A prova fora realizada no Inter Americano Educational & Business Center, em Curitiba, pois nao temos mais locais autorizados em POA. Pelo menos ate o dia 02/07, data em que agendei a minha prova.
    Agradeço ao Sotille pela passagem de conhecimento durante o curso realizado em Nov/2011.
    De la pra ca, estudei intercaladamente entre trabalho e vida pessoal, tirando 10 dias de ferias em Jul/2012, os quais foram dedicados a prova.
    Valeu o esforço.
    Material utilizado:
    Curso PMTECH com todo material didatico;
    PMBOK 4a ediçao
    Bom senso, segundo a visao do PMI (detalhe importante… 🙂 )
    Sotille, tenho direito a Caneca?
    Abraços e boa sorte a todos.
    Brogni

  • sandra gomes

    Bom dia Mauro.

    Fiz uma disciplina de gestão de projetos na universidade(Unisinos), gostei muito e quero me especializar. Fiz a inscrição no curso de janeiro do PMtech e estava dando uma olhada no blog e confesso que me preocupei por dois motivos:
    não falo inglês ainda, vou iniciar o curso depois da formatura – julho/2013;
    não tenho experiência para apresentar em gestão de projetos, sou iniciante, faço apenas parte de um projeto na empresa e implementação de um televendas onde sou a supervisora do televendas.
    A pergunta é: posso fazer o curso mesmo assim? Quero a certificação também mas estou pensando que a falta de experiência vai acabar me prejudicando, então, o que você aconselha? Qual o caminho para me especializar e trabalhar na área de gestão de projetos? Me identifiquei com a área e sei que o mercado esta necessitado de bons profissionais.

    No aguardo de suas considerações.

  • Roni Amaro

    Bom dia !

    Mauro,

    Fiz meu cadastro no PMI e recebi a carta de elegibilidade, porém eu não sabia que curso de MBA é considerado como estudante, e estou atualmente cursando Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem como após ter recebido o e-mail de confirmação de elegibilidade eu mudar o meu perfil para ter os descontos de estudante?

    Desde já agradeço a atenção,
    Roni

  • Mauro Sotille

    Oi Roni,

    O desconto para estudante seria na filiação ao PMI. Você teria de cancelar sua filiação e refazer como estudante. Porém o PMI provavelmente não vai aceitar o cancelamento da filiação, uma vez que você a utilizou para se inscrever para o exame de certificação com desconto. É a chamada “sinuca de bico”. Se você achar que realmente vale a pena o trabalho para economizar alguns dólares, mande um e-mail para customercare@pmi.org, explicando a situação, para que eles vejam o que é possível fazer.

    Abraço,

    Mauro

  • Mauro Sotille

    Oi Sandra,

    – O curso não tem pré-requisitos. Fazemos toda a introdução ao assunto e não é necessário ter experiência prévia na área
    – Todos os materiais do curso são em português e o guia de referência (Guia PMBOK) e as provas de certificação PMP e CAPM também. Assim, o domínio do Inglês não é problema
    – Para quem não tem experiência o ideal é fazer a certificação CAPM (Certified Associate Project Manager), que não exige experiência nenhuma, somente ter feito um curso de pelo menos 23 horas.
    – Como trabalhar na área de GP? Sugiro começar dando uma olhada nesse artigo.

    Abraços,

    Mauro Sotille

  • Maria

    Boa tarde Sotille,

    Gostaria de saber o que pensa sobre a publicação que a mídia faz sobre carência de mão de obra em gerenciamento de projetos.
    Tem dois anos que procuro mudar de empresa e não consigo. Não há tantas vagas assim. E para cada uma tem mais de 50 candidatos.

    Também gostaria que comentasse o prejuízo que causa para o GP a falta de apoio da gerência e alta administração, assim como as questões éticas nas relações com GPs, que frequentemente caem em arapucas como falta de apoio da gerência, falta de autonomia, servir para boi de piranha em projetos já sabidamente fracasssados, etc. Como evitar estas situações? Pois comunicação não basta!

    Vi coisas que dava pena, gerente tremer em reunião, ficar de moral baixo diante de todos, ficar sem projeto e ser forçado a pedir para sair, não poder agir, pagar pelos problemas de outros superiores, e assim por diante.
    Depois de uma pequena experiência em GP, e sem encontrar como sair da empresa atual, penso em desistir e abrir meu próprio negócio, longe da área de TI.
    Brasileiro não sabe trabalhar com qualidade e honestidade, pelo contrário, são a própria ansiedade. O que dirá se cair numa empresa confusa, onde se responde por todos?..
    Esse descontentamento existe para outros?

    Abraços.

  • Mauro Sotille

    Oi Marcia,

    Nos últimos anos vimos o crescimento muito grande da demanda de GPs na área de TI. Além disso, a consolidação dos mercados de telefonia e bancário, marcados por fusões, demandou muitos GPs tanto para integração de sistemas como de lançamento de produtos. Atualmente, com a estabilização dessas áreas, há carência de gerentes de projetos em outras áreas, especialmente construção e montagem eletromecânica. Os altos investimentos esperados no setor de óleo e gás, com as perfurações previstas pela Petrobrás, também devem gerar alta demanda.Estima-se que em 2014, ano da realização da Copa do Mundo no Brasil, empresas privadas e setor público estarão experimentando efeitos negativos causados pela falta de 50 mil gerentes de projetos no país. No mundo, a deficiência do número de profissionais da área, em 2016, deve chegar a 6 milhões. A conclusão é a demanda continua alta, o que tem variado é a área de aplicação.Diferentemente de outras áreas, onde é mais fácil tirar profissionais de empresas concorrentes, o gerente de projetos raramente opta por abandonar um trabalho antes do fim o que contribui para que os profissionais sejam ainda mais cobiçados.

    Sobre a questão da falta de apoio ao GP, acredito que a base do problema é que projetos são iniciados sem levar em conta fatores humanos. O enfoque no tecnicismo é superior ao enfoque nas habilidades de gerenciamento. Acredito que metodologias e processos são muito importantes, porém as pessoas são responsáveis pelo sucesso dos projetos. Muitos diretores acreditam que com as devidas condições tecnológicas o sucesso do projeto está garantido, porém esquecem que é necessário um profissional preparado, com autonomia para negociar, para resolver conflitos e, principalmente, para se comunicar, é fundamental. Porém os próprios GPS detêm parte da culpa: ao se sujeitar a trabalhar com prazos inatingíveis, custos subestimados e recursos incapazes de levar o projeto a termo, estão “caindo na própria arapuca”.

    Abraços,

    Mauro

  • Renato Piccinin

    Particpei de uma palestra com o Prof. Farhad e ele comentou seu belo tranalho. Mencionou sobre modelo DIKM (Data/Information/Knowledge/wisdow.
    Tentei buscar em seu site/blog sema sucesso.
    Pode me ajudar?

    Renato Piccinin

  • Mauro Sotille

    No guia PMBOK 5a edição o fluxo de dados e informações foi definido mais claramente, sendo consistente como o modelo DIKW (Data, Information, Knowledge and Wisdom) usado em gestão do conhecimento. Neste a informação é dividida em três:
    Dados sobre o desempenho do trabalho. As observações e medidas identificadas durante a execução do trabalho, como o percentual físico de trabalho completado.
    Informação sobre o desempenho do trabalho. Os resultados da análise dos dados de desempenho, integrados entre as áreas tais como a implementação da posição das requisições de mudanças ou estimativas para terminar.
    Relatórios sobre o desempenho do trabalho. A representação física ou eletrônica da informação de desempenho do trabalho, compilada em documentos, visando gerar decisões, ações ou somente comunicação.
    Abs,
    Mauro

  • Mauro Sotille

    Olá Ricardo,

    O Guia teve muitas mudanças e cerca de 100 páginas foram acrescentadas. Olha as mudanças em http://blog.pmtech.com.br/mudancas-pmbok-5a-edicao/. São muitos detalhes. O PMI informa ter atualizado cerca de 15% das questões. Usar material desatualizado pode causar problemas. Aconselho um “refresh”.

    Abs, Mauro

  • Rodrigo Bergami

    Tem um livro da KIM HELDMAN já voltado para 5ª Edição. Vale a pena?

  • Priscilla Santos

    Boa noite Mauro.

    Me preparei para fazer o exame para certificação PMP utilizando a versão 4 do PMBOK. Gostaria de saber se as provas já foram atualizadas para a nova versao? Caso tenha ocorrido, o que você me recomenda fazer?

    Desde já agradeço.

  • Mauro Sotille

    Oi Priscilla, acesse http://dicasgp.pmtech.com.br/datascert2013/ que suas dúvidas serão respondidas.

    Abs, Mauro.

  • Olá Sotille
    Obrigado por citar o meu livro na “Bibliografia GP” em projetos de TI neste precioso site!
    Um abraço!

  • Margarida

    Boa Tarde Mauro,

    Escrevo-lhe de Portugal e, em breve irei fazer exame para Certificação em PM.

    Gostaria de saber se a data de lançamento para a tradução do PMBOK em português (1 de Outubro) sempre se confirmou ou não?

    Não encontro nada na internet que me confirme esta indicação.

    Cps,
    Margarida

  • Mauro Sotille

    Oi Margarida, estão atrasados. Até o momento somente o “draft” da tradução em Português está disponível. Abs, Mauro.

  • Guimarilza

    Mauro, boa tarde!

    Gostaria de saber se o livro preparatório para certificação da Rita Mulcahy’s – Sétima edição ainda serve de auxilio para preparação para prova ou está desatualizado?

    Poderia me sugerir novos autores que poderia ter como base para preparação para prova?

    Atenciosamente,

  • Mauro Sotille

    Não devemos usar livros desatualizados, pois houve várias alterações no guia PMBOK que alteraram pelo menos 15% do exame. Assim o aluno pode errar alguma questão que faria a diferença entre ser aprovado ou não.

    Em http://blog.pmtech.com.br/livros/ vai encontrar minhas opiniões sobre os livros mais populares.

    abs, Mauro

  • Mauro Sotille

    Sim, já tem. Olha uma resenha em http://blog.pmtech.com.br/kim/. Abs, Mauro.

  • Ariane

    É possível fazer o exame online em Porto Alegre? ou somente em papel?

  • Monica

    Olá Mauro, trabalho a mais de cinco anos com gestão de projetos e ja fiz dois projetos para a empresa, sou tecnologa em gestão financeira, poderia informar se o PMI aceita tecnologolos eu poderia efetuar a inscrição e fazer a prova sem problemas ?

  • Mauro Sotille

    Oi Monika,

    A princípio cursos de tecnólogo e licenciaturas de 3 anos não atenderiam, pois o PMI parte do princípio que um curso universitário deveria ter pelo menos 4 anos. No entanto, como no Brasil são reconhecidos como cursos universitários, o PMI está abrindo uma exceção. Em resumo: Sim, cursos de tecnólogo são aceitos. Abs.

  • Rogério

    Boa Tarde,

    Por favor, eu gostaria de saber como faço para adquirir o simulado de vocês (para a Certificação PMP), quantas questões ele possui, se ele está alinhado ao pmbok 5a. edição e quanto custa?

    Eu pretendo realizar a prova para a certificação PMP na primeira quinzena de maio/2014.

    Obs: Se possivel me enviar a resposta por email.

    Fico no aguardo do retorno.

    Obrigado.

    Rogério.

  • Mauro Sotille

    Para maiores informações sobre o simulador, favor acessar http://www.pmtech.com.br/simuladorview.html

  • William Pellegrini

    Olá Mauro, Boa Tarde!

    Existe alguma previsão para Porto Alegre voltar a fazer parte dos centros autorizados Prometric quanto a Certificação PMP?

  • Oi Willian,

    Não há previsão. Não deve ocorrer tão cedo. Somente quando alguma entidade ligada ao governo norte-americano se instalar. Talvez quando o consulado abrir alguma coisa possa ser feita.

    Abs,

  • Ádanis Bruno

    Olá Mauro,

    Voce poderia me indicar bons livros com questões/simulados para a preparação do PMBOK?

    Estou confusa com algumas referências e tem que ser em português.

    Grata,

  • Rodrigo Cruz

    Olá, sou estudante de Engenharia civil e estou interessado na área de Gerenciamento de projetos, gostaria de dicas e quais áres existem para um engenheiro civil nessa área, gostaria de instruções, muito obrigado.

  • Tania Bisquer

    Oi Mauro, tudo bem?

    Primeiramente gostaria de agradecer e te parabenizar pelo site! O conteúdo é incrível!

    Sou gerente de projetos certificada e estou na fase da minha primeira re-certificação.
    Vi no seu site que o treinamento COBIT pode gerar PDU’s, porém, não encontrei nenhuma referencia ao Cobit no site do PMI. Somente gostaria de confirmar em qual categoria posso reportar o treinamento (caso venha a fazer) e quantos PDUs serão gerados. Você saberia me informar?

    Desde já agradeço,
    Att
    Tânia Bisquer

  • Oi Tania,

    Note que a certificação COBIT em si não gera PDUs, somente as horas de treinamento realizados para obtê-las. Se o curso foi ministrado por uma organização que não é R.E.P. os PDUs devem ser reportados na categoria B: Educação Continuada. Se a instituição é R.E.P. e o curso estiver listado em seus cursos registrados junto ao PMI, os PDUs são reportados na categoria A. O número de PDUs equivale ao número de horas informado no certificado do curso. Abs.

  • Oi Rodrigo,

    Por favor, olhe em http://dicasgp.pmtech.com.br/dicas_sotille/ para ver minhas dicas para realizer o exame e em http://dicasgp.pmtech.com.br/dicaspmp/duvidas-frequentes-pmp/ para respostas às dúvidas mais frequentes.

    Engenheiros, em geral, estão envolvidos em Projetos. Assim, Gerenciamento de Projetos é uma área natural e promissora para engenheiros.

    Abs,

  • Pedro Luis

    Olá Rodrigo,

    O PMI tem alguma estatística da pessoa mais nova já certificada ?
    Eu tenho 23 anos e tenho os requisitos para inscrição do PMP. Bora tentar ?

    Obrigado pelas informações valiosas do site e grande abraço.
    Pedro.

  • Oi,

    O PMI não divulga essa informação, mas eu conversei com uma Americana em um congresso que era certificada aos 22 anos. Se você já cumpre os requisites, tem mesmo de fazer o exame. Abs,

  • Vivian Brazil

    Mauro,
    Fui sua aluna no MBA na FGV e também no curso preparatório de certificação PMP, consegui a certificação em 2013.
    Minha dúvida é exatamente para a renovação, parece que houve alterações? Pode me ajudar?

  • Ferrucio Martins

    Boa tarde mauro, tudo bem?

    Estou pensando em tirar a certificação PMP, gostaria de saber se você sabe as cidades em São Paulo e em Minas onde eu possa estar prestando essa prova. O site da Prometric só consigo encontrar um lugar na cidade de São Paulo e um na cidade de Belo Horizonte. Sabe de uma forma mais fácil de encontrar esses locais?

    Desde já agradeço a atenção. Obrigado

  • luiza pisani

    Oi Professor Mauro

    Utilizo seu material para estudar e de todos os materiais que pesquisei, o seu é o mais completo e honesto. Parabéns a sua equipe que o desenvolveu e deixou estruturado e interessante para nós que precisamos otimizar o tempo de estudo.

    Abraço

    Luiza

  • Olá Vivian. Veja em http://blog.pmtech.com.br/pmi-talent-triangle/ um artigo completo com todas as alterações. Abs, Mauro

  • Mariana

    Olá Mauro!

    Como funcionará o próximo exame que ocorrerá em março de 2016? Ainda será com as mesmas questões que tu passastes nos treinamentos?
    Pretendo fazer a CAPM e gostaria de saber se estudar pelos simulados ainda vale a pena.
    Obrigada!

  • SIm, os simulados já estão de acordo com as (pequenas) mudanças que ocorrerão no novo exame. Abs,

  • Katiane

    Prezado

    Vou fazer uma seleção de mestrado em administração pública e preciso do material abaixo.Como posso conseguir?
    A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5th Ed.
    Philadelphia/EUA: PMI, 2012.
    Autores: Project Management Institute
    Capítulo 05 – Gerenciamento do Escopo do Projeto.
    Capítulo 06 – Gerenciamento do Tempo do Projeto.
    Capítulo 08 – Qualidade.
    Capítulo 11 – Gerenciamento de Riscos do Projeto.
    Capítulo 13 – Gerenciamento dos Stakeholders do Projeto.

    Obrigada. Aguardo retorno.

    Katiane

  • Olá Katiane, o guia PMBOK pode ser adquirido em livrarias ou através do site http://marketplace.pmi.org/Pages/ProductDetail.aspx?GMProduct=00101488301. Abs.

  • Murilo

    Boa tarde,

    Quanto tempo em média leva, entre o cadastramento no site para realização do exame e a aprovação?

    Obrigado

    Att.,
    Murilo

  • Jairo Vieira

    Valeu, pelo resumo gráfico das áreas de conhecimento e processos do PMBOK 5a. Edição. Show!

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>