- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Cris – Relato da conquista da certificação CAPM

Segue o relato da minha experiência na conquista da certificação CAPM.
Até entrar na Pós-graduação em Gestão de Projetos, nunca havia trabalhado com projetos, nunca havia ouvido falar em PMBOK, PMI, CAPM,etc. Como eu não tinha experiência para o PMP, decidi focar para o CAPM.

Mesmo não tendo nenhuma bagagem para PMP, fui bem nos simulados (acima de 80%). Acho que a certificação CAPM não é mais fácil que a PMP, são diferentes, focos diferentes. Terminado o preparatório comecei a estudar em casa. Foram 50 dias estudando cerca de 2 horas por dia lendo o PMBOK e fazendo simulados de PMP mesmo (pois foi difícil encontrar simulados CAPM). Meu estudo foi: Preparatório + 01 lida no PMBOK + simulados e artigos

No dia da prova terminei as questões em 02:15 a voltei para responder as marcadas (umas 40 no total). Algumas questões tive que chutar, ir pela mais obvia ou menos estranha.
Na prova caiu muita coisa sobre o que faz um PMO, Gerenciamento de Portfolio, de programas e projetos, ciclo de vida, partes interessadas, estrutura organizacional. Os 03 primeiros capítulos do PMBOK, foram bem representativos na prova.

Cálculos:
• Variação de custo e prazo.
• Índice de desempenho de custo e prazo.
• Canais de comunicação.

Conhecer as ferramentas e diferenciá-las é importante ex: diferença entre caminho crítico e corrente crítica. Há questões relacionadas a análise quantitativa e qualitativa dos riscos.

E, claro, conhecer as principais entradas, ferramentas e técnicas e saídas de cada processo.

Abraços e Boa Sorte!!!

Cris

Artigos Relacionados