Daniel Loreto – PMP em 14/03

Realizei o exame de certificação em 14/03/2011. Segui o plano de estudos e todas as dicas do plano de estudo do Curso da PM Tech, por garantia, procurei fazer a mais do que arriscar ter que refazer. Para isso compartilho:
– Marquei a data a seis semanas antes, durante as 4 primeiras semanas estudava em média 4 horas, com descanso aos domingos, nas duas últimas semanas, solicitei dispensa do trabalho e ampliei a carga para 9 horas por dia.
– Ao perceber que perdia percentual nos simulados nos dias em que descansava, adotei a estratégia na última semana de estudar direto, ou seja, não descansei o dia anterior.
– Três dias antes da prova, reescrevi um resumo de 10 páginas doGuia  PMBOK com as dicas, para ajudar a fixar.
– As dicas dos últimos participantes foram importantes, caem bastante sobre as fórmulas de variação e os índices de desempenho de Custo e Prazo, uma questão de ENT, bem como muitas questões de riscos. Qualidade é um área que cai muitas questões, principalmente sobre os processos suas entradas, ferramentas e saídas.
– Agendei a prova para as 8:30, mas a menina que controla o exame chegou atrasada, as 9:00, iniciei o tutorial as 9:15, na realidade comecei a fazer a prova as 9:35. Levei o material e aproveitei o tempo para estudar, pois fiquei 1:30 esperando. Então se marcar pela manhã, há um risco de atrasar. É dificil, mas vale muito a pena. Boa sorte!!!

O simulado 1 da PM Tech foi o que mais achei parecido com a prova. É importante salientar que uma bibliografia complementar ajudou muito, utilizei o livro da Rita, mesmo sendo a base da 3° edição do PMBOK, faz uma diferença, ainda mais para quem fez o curso em Novembro, turma 84, facilita entender as questões para prova reelembrar o que foi comentado em aula.

Artigos Relacionados

3 comentários para Daniel Loreto – PMP em 14/03

  • Tábada

    Parabéns Daniel, você mereceu passar amigo.
    Bjs

  • Luiza

    Daniel,

    Parabéns pela certificação. Bem, eu agendei a minha avaliação para junho. Porém tenho algumas dúvidas. Você fez a avaliação em Porto Alegre? Como a avaliação aí é no papel, eles te entregaram uma calculadora ou fez os cálculos na mão? E sobre o tempo das respostas, você ficou cronometrando, ou foi tranquilo? O tempo foi suficiente para análise de todas as questões? E em quanto tempo, após a avaliação, você soube de sua aprovação.

    Desde já obrigada.

    Luiza

  • Daniel

    Olá Luiza,

    Muito bom que vai realizar a prova, eu fiz a minha em Porto Alegre e foi no formato eletrônico, a calculadora estava disponível pelo sistema, nas respostas não fiquei cronometrando, ocupei todo o tempo. Sobre revisão de questões, como dica, marque apenas aquelas que realmente ficou em duvida, evite deixar mais que 5 pois pode faltar tempo, há questões com muito texto, mas claro o foco sempre deve ser na pergunta. No caso da avaliação foram 5 segundos mais longos da minha vida.

    Boa Sorte.

    Daniel

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>