- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Daniel Loreto – PMP em 14/03

Realizei o exame de certificação em 14/03/2011. Segui o plano de estudos e todas as dicas do plano de estudo do Curso da PM Tech, por garantia, procurei fazer a mais do que arriscar ter que refazer. Para isso compartilho:
– Marquei a data a seis semanas antes, durante as 4 primeiras semanas estudava em média 4 horas, com descanso aos domingos, nas duas últimas semanas, solicitei dispensa do trabalho e ampliei a carga para 9 horas por dia.
– Ao perceber que perdia percentual nos simulados nos dias em que descansava, adotei a estratégia na última semana de estudar direto, ou seja, não descansei o dia anterior.
– Três dias antes da prova, reescrevi um resumo de 10 páginas doGuia  PMBOK com as dicas, para ajudar a fixar.
– As dicas dos últimos participantes foram importantes, caem bastante sobre as fórmulas de variação e os índices de desempenho de Custo e Prazo, uma questão de ENT, bem como muitas questões de riscos. Qualidade é um área que cai muitas questões, principalmente sobre os processos suas entradas, ferramentas e saídas.
– Agendei a prova para as 8:30, mas a menina que controla o exame chegou atrasada, as 9:00, iniciei o tutorial as 9:15, na realidade comecei a fazer a prova as 9:35. Levei o material e aproveitei o tempo para estudar, pois fiquei 1:30 esperando. Então se marcar pela manhã, há um risco de atrasar. É dificil, mas vale muito a pena. Boa sorte!!!

O simulado 1 da PM Tech foi o que mais achei parecido com a prova. É importante salientar que uma bibliografia complementar ajudou muito, utilizei o livro da Rita, mesmo sendo a base da 3° edição do PMBOK, faz uma diferença, ainda mais para quem fez o curso em Novembro, turma 84, facilita entender as questões para prova reelembrar o que foi comentado em aula.

Artigos Relacionados