- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Depoimento Leonardo Verona Tavares – Prova PBT Porto Alegre 12/03/2016

chequered-flag2Saudações, pessoal!

Tenho grande satisfação em compartilhar com vocês minha experiência na aprovação na prova de certificação PMP.

Preparação

Em função da minha pouca disponibilidade de tempo, eu tive de utilizar uma estratégia mais agressiva de preparação para a prova. Realizei o curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos e Preparatório para Certificação PMP do PM Tech durante 30 dias, onde tive a oportunidade de revisar conceitos importantes que eu já tinha aprendido durante o MBA em Gerenciamento de Projetos há três anos atrás. Além do próprio ensinamento, acho vantajosa a atmosfera de discussão sobre Gerenciamento de Projetos com profissionais da área que um curso presencial proporciona.

Após a conclusão do curso, o meu estudo foi baseado fortemente nos simulados disponibilizados pela PM Tech. Realizei todos os simulados, revisando cada questão que errava ou que tinha dúvida mesmo acertando, consultando o PMBok e as apostilas PM Tech. Esse período durou apenas 45 dias até a prova.

Prova

Realizei a prova em 12/03/2016 em papel no Hotel Holiday Inn em Porto Alegre, onde pode ser utilizado o estacionamento no local. A sala de provas só é aberta quando faltam uns 15 minutos, então eu não aconselho a chegar muito cedo, para não aumentar a ansiedade durante a espera.

Dois representantes do PMI receberam a turma, Eles não eram brasileiros e comunicavam-se em inglês. No entanto, após acordo com a turma, passaram as instruções em português, com um sotaque carregado.

Praticamente todas as questões foram situacionais e não diretas. Diversas questionavam de qual processo tratava a situação apresentada. Foram poucas questões com necessidade de cálculo, mas sim com conceitos de valor agregado e caminho crítico.

O mais importante a respeito da prova é a administração do tempo. A transferência das respostas para o cartão respostas demora aproximadamente 30 minutos. Se considerar uma parada para utilizar o banheiro por 10 minutos, sobra 1 minuto em média por questão.

É muito cansativo! Esteja fisicamente preparado. Além disso, a sala estava muito fria, então vale levar consigo uma roupa para o frio.

Eu sugiro considerar a possibilidade de realizar a prova online em outra cidade, como Curitiba/PR ou São Paulo/SP.

Dicas Adicionais:

Sucesso a todos!

Artigos Relacionados