A seguir, são listados dez motivos para obter uma credencial do Project Management Institute (seja PMP, CAPM, PgMP, PMI-RMP, PMI-SP, PMI-ACP, PMI-BPA, PfMP, etc.)

1. Mostrar o seu compromisso com a profissão. Quando você obtém uma credencial do PMI, você mostra a seus pares, supervisores e clientes o seu compromisso com a profissão, o Código de Ética do PMI e sua capacidade para desempenhar as funções de um profissional de um determinado nível.

2. Ter seus conhecimentos, competências e habilidades reconhecidos. O PMI funciona como um endosso imparcial de seu conhecimento e de sua experiência profissional em nível global.

3. Refletir suas realizações. Uma credencial mostra que você tem demonstrado excelência em sua área de atuação, cumprindo certos requisitos mínimos.

4. Obter ganhos maiores. Muitos portadores de credenciais têm experimentado aumentos salariais devido ao seu status de certificação.

5. Ter novas oportunidades de carreira e promoção. A credencial identifica você como um profissional que tem demonstrado competência nos processos de gerenciamento de projetos ou no conhecimento e experiência nas áreas de especialidades da prática baseada em padrões da indústria.

6. Estar preparado para assumir novas responsabilidades no trabalho. As credenciais indicam sua disposição para investir no seu desenvolvimento profissional.

7. Melhorar suas habilidades e conhecimentos. A preparação para uma credencial do PMI requer estudo e revisão dos processos atuais. Conquistar uma credencial evidencia o seu conhecimento, competência e proficiência em sua prática.

8. Construir autoconfiança. Com uma credencial do PMI, você se define como alguém que vai além de seu cargo, trazendo assim um grande senso de satisfação pessoal.

9. Obter maior reconhecimento das partes interessadas. Os detentores de uma credencial do PMI experimentam maior reconhecimento no que diz respeito ao próximo passo no seu desenvolvimento profissional.

10. Melhorar a profissão. Os Programas de certificação do PMI promovem seu desenvolvimento profissional contínuo como profissional.