Diogo Bohm – Aprovado PMP em Dez/2014 – Lições Aprendidas

aprovado2Boa tarde!

Gostei muito da experiência de estudar a fundo Gerência de Projetos, é definitivamente um caminho que pretendo trilhar profissionalmente. Procurei a PM Tech por ser muito “propagandeada” pelos seus alunos, além de oferecer o curso próximo da minha residência, com horário compatível e possibilidade de recuperação das aulas. Outra coisa que chamou atenção foi o foco no teste da Certificação PMP, o que foi extremamente útil para a realização da prova.

Preparação

Admito que não me preparei tanto quanto gostaria/poderia para a prova, mas nos momentos que me dediquei, foi possível investir tempo de qualidade. Não li nenhum livro adicional, fora a apostila do curso e partes do Guia PMBOK®. Como material adicional, utilizei os podcasts e vídeos do Ricardo Vargas (excelente conteúdo) e os resumos do CD do curso da PM Tech.

Utilizei exaustivamente o gerenciador de simulados da PM Tech. Esse, sem sombra de dúvida, foi o recurso de estudo que julgo o mais importante para preparação após o encerramento do curso, pois está intimamente ligado ao meu modelo de aprendizado. Fiz quase todos os simulados completamente (realizando três “rodadas” de 200 questões) e alguns módulos em separado nos simulados restantes. Com isso foi possível compreender onde estavam meus pontos fracos de forma a melhor nivelar o conhecimento. O recurso de visualizar a resposta com o comentário sobre a questão foi importantíssimo para entendimento do “modo de pensar do PMI”, principalmente para processos diferentes com nomenclatura semelhante (controle e garantia da qualidade, por exemplo).

Prova

Apesar de terminar os simulados com muito tempo sobrando, faltou tempo na prova e foi necessário completar algumas questões finais (em torno de 10) com “chutes”, algo que não me orgulho de ter feito. Também não achei necessário realizar um processo de Brain Dump pois ao final da preparação já havia seguramente decorado seu conteúdo.

Achei a prova acessível, apesar de ter ido realizá-la não me sentindo bem (nervosismo + alimentação errada). Mas cabe lembrar que são 200 questões em papel, o que torna o processo muito cansativo. Fui marcando minhas respostas a cada 25 questões completas, aproveitando para verificar o tempo decorrido no relógio. Foi notável a diminuição do ritmo ao longo da prova devido ao cansaço.

Sobre as questões, muitas delas estavam relacionadas aos índices e variações de custo e prazo (interpretação de gráficos, dados desnecessários, tabelas). Saber as fórmulas fez toda a diferença. Muitas questões sobre risco e cronograma também apareceram. Lembro também de algumas questões sobre recursos humanos e qualidade em menor número.

Recomendação

Faça muitos simulados, controle bem o tempo.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>