Eduardo Vargas – Aprovado PMP!

Aprovado no exame PMPÉ com muito prazer e felicidade que compartilho com vocês as lições aprendidas da minha certificação!

Prestei o exame on-line no RJ no dia 17/07/14 e fui aprovado, com resultado “proficient” nos cinco grupos de processos.
Fiz a prova em três horas e meia e utilizei os últimos trinta minutos para revisão.

Fiz o curso preparatório na PM-Tech em 2011, com objetivo de obter conhecimento na área de projetos, ainda sem plano para certificação.
Comecei a utilizar alguma coisa no trabalho e tomei gosto pelo assunto. Em 2012, iniciei um MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV, e conclui em março deste ano, quando senti que estava preparado para fazer a inscrição para a prova.
Submeti a inscrição para a prova no dia 30/03 e em seguida iniciei a minha preparação.

No total foram três meses de preparação com média de 2 horas de estudo por dia. Os dois primeiros meses foram de leitura (PMBOK, Livro da Rita e Material da PMTech) e criação dos resumos. O terceiro e último mês foi inteiro para os simulados, e foi o que mais contribuiu na minha preparação. Fiz todos os simulados da PM Tech e outros, mais de 3.000 questões.

Com isso, as minhas dicas são as seguintes:
– Decore e exercite por várias vezes antes da prova o seu BRAIMDUMP. Principalmente as fórmulas, pois está caindo muitas questões de cálculos (IDC, IDP, ENT, IDPT). Algumas são bem simples, mas várias exigem cálculos, e isso toma tempo.
– Várias questões com fórmulas inversas (davam o valor de IDC, ENT) e pediam o ENT ou VA por exemplo.
– Faça o maior número de questões que conseguir, principalmente as do simulador de exames da PM Tech, que são muito parecidas com as do exame.
– É importante saber todos os processos, mas não é preciso decorar todos eles e todas as entradas e saídas. O exame de PMP não pede isso. O exame é situacional, e por isso, é importante que você entenda a lógica das coisas.
– Faça vários exercício de caminho crítico, caminho de ida e caminho de volta.
– Estude bastante os processes de Aquisições, RH e Qualidade. Na minha opinião são os mais difíceis e cai bastante na prova.
– Tente fazer os simulados de 200 questões em 3 horas, no máximo 3 horas e meia. Na prova você vai levar mais tempo do que nos simulados com certeza.

Acho que é isso pessoal.
Boa sorte a todos e podem ter certeza que todo o esforço dos estudos vai ser recompensado com o PASS no final do exame.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>