Faleceu Márcio Prieto

Marcio PrietoÉ com pesar que transmito a informação que no dia 07/07/2011 faleceu um dos precursores do PMI no Brasil, o Eng. Márcio Prieto.  Grande mentor do desenvolvimento e disseminação do PMI no Brasil, o Márcio foi pioneiro na organização da comunidade profissional de gerenciamento de projetos no Brasil e dedicou-se por grande parte de sua vida a difundir o PMI e seus valores.

Eu conheci o Márcio na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo quando participei do grupo que fundou o PMI-SP, em 1998. O Márcio, porém, já vinha atuando em prol do gerenciamento de projetos no Brasil há muito tempo.  Um dos primeiros filiados do PMI no Brasil, há 30 anos, ainda no final da década de 70, ele foi um dos que coordenaram a primeira iniciativa de fundação do então chamado “Capítulo PMI Brasil”, constituindo-se no  primeiro capítulo do PMI fora do continente norte americano.  Este primeiro capítulo do PMI aqui no Brasil chegou a ser agraciado pelo PMI em 1980 com o prêmio de “Chapter of the Year”. Após três anos de atividade o PMI Brasil foi obrigado a descontinuar suas atividades devido a dificuldades com o câmbio na época. O Márcio, porém, nunca desistiu de nossa representação local e quinze anos depois ele participaria da fundação do PMI-SP como Presidente do Conselho de Orientação e então Presidente do PMI-SP por dois mandatos consecutivos.

Além disso, o Márcio foi um grande defensor da ideia de termos uma organização Brasileira que congregasse os Capítulos locais do PMI. Nesse esforço, incentivou a vinda de representante da comunidade que então se formava na Austrália, que na época muito nos inspirou para formarmos o que hoje conhecemos como Integração Nacional dos Capítulos do PMI no Brasil.

Temos muito que agradecer ao Márcio, que sempre estará em nossa memória como grande inspirador e conselheiro.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

1 comentário para Faleceu Márcio Prieto

  • João Baptista F. Neves

    Prezado Mauro.

    O seu pesar é meu também, embora eu não visse o Marcio há alguns anos.

    Joguei Basquete com ele no Clube Pinheiros, no time Mirim e Infantil, isso a mais ou menos 48 anos atrás.

    O Márcio jogava de armador, com o No. 05, eu com a número 09 e era ótimo jogador.

    Fico feliz em ssaber que na vida profissional, foi um vitoriozo e granjeou amigos, como na juventude o fazia.

    Recentemente, cerca de tres anos atrás quando nos tornamos veteranos no Pinheiros, temos a mesma idade 64 anos, falei com ele pelo celular, lembramos aquele tempo rapidamente, e depois não mais falei com ele.

    Fica a lembrança do ótimo companheiro de time e de juventude que ele foi, sempre alegre e brincalhão, e lamento sua prematura morte.

    João Baptista Fay das Neves

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>