Ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos

A seguir estão listadas algumas das ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos mais populares.

Embora a maioria dos softwares comerciais de gerenciamento de projetos ofereçam recursos avançados, as ferramentas listadas oferecem funcionalidades suficientes para a maioria dos projetos.

As ferramentas estão ordenadas em ordem alfabética. E no final do artigo há uma enquete na qual você pode votar nas melhores ferramentas e ver os resultados atuais da votação.

GPWeb

Múltiplos projetos, Interface web, versão em Português

O GPWeb é um software disponível no portal de software público. É executado via Web, tendo sido criado na linguagem PHP e banco de dados MySQL.O gpweb é composto por um conjunto de módulos. Alguns destes módulos, bem como elementos do núcleo do sistema, são derivados do dotProject (solução descontinuada, leia no final deste artigo) com funcionalidades similares.

O GPWeb é um sistema de gerenciamento de projetos, gestão estratégica, BSC, comunicação corporativa e GED. É projetado para gerenciar o planejamento estratégico, gerenciamento de projetos orientados a processos e todo o ciclo de vida de projetos. O GPWeb fornece soluções com capacidade de colaboração e de fluxos de trabalho.

https://softwarepublico.gov.br/social/gpweb

 

Freedcamp

Múltiplos projetos, Interface web, somente em Inglês

O Freedcamp é uma ferramenta de colaboração que oferece acesso à sua versão gratuita de gerenciamento de projetos ágeis com projetos, usuários e armazenamento ilimitados. Inclui recursos como painéis que dão aos usuários uma visão personalizada de seus projetos, a capacidade de trabalhar com tarefas, subtarefas, discussões, marcos, horários, arquivos e calendários. É possível converter tarefas em cartões Kanban.

Freedcamp é gratuito para um número ilimitado de usuários e projetos. Porém, embora haja um bom número de aplicações básicas gratuitas, tarefas mais avançadas são pagas. Além disso, não apresenta versão em Português.

Site do Freedcamp.

 

GanttProject

Projeto Único, Instalação no desktop, versão em Português

O GanttProject é um software livre, gratuito de código aberto, baseado em linguagem Java, com versões para Windows, Mac OS X e Linux.

Sua personalização é bastante fácil. As dependências são fáceis de criar e exibir. Com GanttProject é possível decompor o projeto em atividades e atribuir recursos humanos e financeiros a cada tarefa. Você também pode criar dependências entre atividades.

É possível imprimir gráficos, gerar relatórios em PDF e HTML, trocar dados com o MS Project e com aplicações de planilha eletrônica. A possibilidade de lidar, em outros programas, com os dados gerados pelo Gantt é bastante limitada, já que ele os salva em arquivos XML ao invés de usar um banco de dados SQL.

Funcionalidades do Gantt Project

  • Controle de Atividades e Marcos;
  • Gráfico Gantt e Pert;
  • Gerenciamento de Múltiplos Projetos;
  • Controle de Recursos;
  • Calendário;
  • Relatórios em HTML e PDF;
  • Importa/Exporta para MS Project.
  • Armazenamento em nuvem e rede local
  • Múltiplos idiomas

O software é de fácil aprendizagem e ele está disponível em português do Brasil. Quem já está familiarizado com a noção de tarefas, atribuições e dependências, domina o GanttProject em algumas horas.

http://www.ganttproject.biz

 

JxProject

Múltiplos projetos, Instalação no desktop, somente em Inglês

Gerenciador de projetos de código aberto para o Windows, Linux e Mac.  JxProject é uma aplicação Java funcionando na versão do Java Runtime Environment 1.6 ou superior.

É possível programar recursos com múltiplos calendários, zonas e mudanças de tempo, etc. O programa ainda pode imprimir mapas e tabelas com ajustes de escalas.

Você insere tarefas em cada linha e define características como: porcentagem já concluída do projeto, horas trabalhadas e dias totais de duração.

É possível traçar no calendário, com o mouse, uma linha que irá vincular seus projetos. Esse recurso de vinculação de diversos projetos serve para deixá-los atualizados de maneira simultânea. Através do JxProject você também poderá imprimir mapas e tabelas com ajustes de escalas, facilitando ainda sua análise sobre o projeto realizado.

 http://www.jxproject.com

 

LibrePlan

Múltiplos projetos, Interface web, somente em Inglês

O LibrePlan é uma ferramenta colaborativa para planejar, monitorar e controlar projetos gratuita, baseada na web, focada em recursos e agendamento.

Atualmente não há versões disponíveis para Windows. O sistema deve ser instalado em um servidor Linux.

A ferramenta auxilia gerentes de projetos e suas equipes a lidarem com planejamento, gerenciamento de recursos, monitoramento e controle de projetos, rastreamento de informações, colaboração, gerenciamento de riscos, configuração de segurança baseada em funções, etc.

http://www.libreplan.org

 

Open Workbench

Projeto Único, Instalação no desktop

O Open Workbench é um aplicativo 100% gratuito para planejar e gerenciar todos os tipos de projeto. É utilizado por milhares de empresas em todo o mundo. Só executa no Windows.

Open Workbench pretende ser código aberto. No entanto, o código-fonte disponível através do SourceForge não inclui algoritmos de programação que são mantidos pela CA Technologies (Computador Associates).  Além disso, o código-fonte disponível é antigo, remonta a versão 1.1.4 de 2005 e não está mais sendo suportado ou atualizado.

Não se trata de um dos programas mais fáceis de utilizar. O Open Workbench não é tão intuitivo quanto outras ferramentas nesta lista. Porém a dificuldade inicial na operação do programa é compensada com uma grande quantidade de opções.

O Open Workbench oferece um avançado sistema de planejamento de projetos, com tarefas e com uma eficiente estrutura de trabalho. É possível criar marcos e atribuir tarefas, recursos e dependências, acompanhar e comparar orçamentos. Uma vez que o projeto é criado, você poderá destinar recursos e utilizar ferramentas de planejamento, execução, controle e acompanhamento.

A interface é interativa, porém a curva de aprendizado é mais acentuada do que os outros softwares dessa lista.

 

OpenProject

Múltiplos projetos, Interface web, somente em Inglês

O OpenProject Community Edition oferece a capacidade de planejar projetos, agendar, desenvolver roteiros e datas de lançamento para o desenvolvimento de produtos, gerenciar tarefas, calendário, colaborar, rastrear problemas e monitorar tempo, qualidade e custo. Este software funciona para ambientes ágil/Scrum, e a edição gratuita é rica em recursos.

OpenProject Enterprise Edition é uma versão paga destinada a organizações com mais de 50 usuários que gerenciam projetos críticos de negócios com OpenProject.

Vá para OpenProject para descobrir mais.

 

]Project-Open[

Instalação no desktop e Interface web

O Project-Open Community Edition oferece recursos como: gerenciamento de portfólio e recursos, gerenciamento financeiro, rastreamento de tempo e despesas, colaboração, relatórios, painéis customizáveis, agendamento e gerenciamento de fluxo de trabalho.

Tem versões Windows, Linux e VMWare e pode ser utilizado na internet (Software-As-A-Service).

O ProjectOpen tem como objetivo principal a administração do projeto e a colaboração entre membros da equipe, possuindo inclusive uma área colaborativa do tipo wiki e até chat. Ele é apresentado como um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para projetos com funcionalidade bastante variada, incluindo apropriação de horas e gestão de conhecimento, implementado nesse caso na forma de um mecanismo de busca.

Para saber mais sobre os recursos, visite Project-open .

 

ProjectLibre

Projeto Único, Instalação no desktop, versão em Português

Anteriormente conhecido como OpenProj, o ProjectLibre é uma ferramenta de código aberto e gratuito, sendo uma ótima alternativa em substituição ao MS Project e outros softwares similares.

O ProjectLibre oferece recursos como gráficos Gantt, PERT, diagramas de rede, estrutura analítica do projeto (EAP/WBS), cálculo de Valor Agregado e histogramas de recursos, tabelas de uso da tarefa, tabela de uso do recurso, configuração de “período de trabalho” (onde o GP pode permitir que determinados grupos trabalhem aos sábados, por exemplo), geração e acompanhamento de linhas de base, etc.

O ProjectLibre é baseado em Java e por isso executa em qualquer sistema operacional (Windows, Linux, Mac), tem uma interface amigável e bem similar ao MS-Project, abrindo arquivos mpp do Microsoft Project diretamente. Abre também arquivos do Primavera, porém possui formato de arquivo próprio. Os relatórios e gráficos podem ser exportados para xml ou pdf, facilitando assim a migração dos dados para outros programas do gênero. Suporta vários idiomas, inclusive o Português.

Não gera macros, nem relatórios personalizados, nem sincroniza com o MS Project Server. Mas atende a maioria das necessidades de um projeto em termos de cronograma.

Visite o site do ProjectLibre.

 

Project Planner

Projeto Único, Instalação no desktop

O Project Planner é um software livre, gratuito de código aberto destinado ao gerenciamento de projetos, com funcionalidade similar ao Microsoft Project. Permite a criação de cronogramas e uma interface capaz de exibir as tarefas em forma de gráfico de Gantt, sendo também capaz de gerenciar recursos ligados aos projetos.

O Planner pode armazenar seus dados em arquivos XML ou em um banco de dados postgresql. Os projetos podem ser impressos em PDF ou exportados para HTML para facilitar a visualização a partir de qualquer navegador web.

O programa ainda permite:

  • Gestão de calendários;
  • Gestão de recursos;
  • Monitorar o progresso do projeto;
  • Vincular tarefas;
  • Exportar para formatos diferentes.

Há versões para sistemas Windows e Linux. Site: Gnome Planner

 

Redmine

Múltiplos projetos, Interface web, versão em Português

O Redmine é um sistema de gerenciamento de projetos de código aberto (software livre) baseado na web. A ferramenta é totalmente grátis, no entanto, permite extensa configuração. O Redmine vem com uma infinidade de plug-ins. Além da funcionalidade de gerenciamento de projeto tradicional, o Redmine é também uma boa plataforma para orçamentação, colaboração, personalização, controle de problemas, aprendizado e apoio, notificações e gestão de recursos.

O Redmine é também uma ferramenta de gerenciamento de bugs. Ele contém calendário e gráficos de Gantt para ajudar na representação visual dos projetos e seus prazos de entrega. Ele pode também trabalhar com múltiplos projetos.

  • Suporta múltiplos projetos
  • Controle de acesso baseado em função flexível
  • Sistema de rastreamento de edição flexível
  • Gantt chart e calendário
  • Gerenciamento de documentos e arquivos
  • Notificações por e-mail
  • Wikis e fóruns
  • Acompanhamento de prazos
  • Campos customizados
  • Integração SCM
  • Criação de issues por e-mail
  • Suporte a auto registro de usuários
  • Suporte a múltiplas línguas
  • Suporte a vários bancos de dados

O design do Redmine foi influenciado pelo Trac, um pacote de software semelhante.

O Redmine é escrito usando o framework Ruby on Rails. Ele é multiplataforma e suporta diversos Banco de Dados. Além de ser um software multilíngue, também possibilita o uso integrado com vários repositórios.

http://www.redmine.org/

 

Spider

Projeto Único, Instalação no desktop

A versão Spider Desk200 é gratuita e faz inclusive sofisticados nivelamentos de uso de recurso compartilhado e Simulação de Monte Carlo, atendendo projetos de pequeno porte sem custo. EAP/WBS é gratuita no aplicativo mesmo para projetos de médio e grande porte.

A versão Spider CPM é 100% gratuita para projetos de qualquer tamanho. Ela não faz nivelamento de recursos, mas faz Análise de Valor Agregado, Curva-S e praticamente tudo o que se faz no MS_Project com exceção do botão de “nivelamento”.

www.spiderproject.com.br

 

Wrike

 Múltiplos projetos, Interface web, versão em Português

 O Wrike é um software gratuito de gerenciamento de projetos. Funcionalidades do Wrike:

  • Gerenciamento de Projetos e Tarefas;
  • Aplicativo para IPhone e Android;
  • Fluxo de atividades em tempo real;
  • Integração com Ferramentas (Google Drive, Dropbox, Oficce 365, Onedrive, MS Outlook, Apple Mail, MS Project, MS Excel e Ical);
  • Diagrama de Gantt dinâmico;
  • Múltiplos Idiomas;
  • Controle de Versão;
  • Priorização de tarefas.

Acesse o portal do Wrike para mais informações.

 

dotProject

Múltiplos projetos, Interface web

A última versão estável é a 2.1.8 (27 de julho de 2013; há 4 anos). Esse aplicativo foi descontinuado pois não foi adaptado para a versão 7.0 do PHP.

O dotProject é uma ferramenta desenvolvida em software livre que apresenta um conjunto de funcionalidades que visa gerenciar um portfólio de projetos (não apenas projetos individuais). O dotProject não tem como foco principal o cronograma, porém, possui facilidades importantes focadas em classificar projetos e gerenciar a documentação associada. Permite inclusive a emissão de alertas e lembretes.

O dotProject é uma aplicação web e seu acesso é feito através de um navegador, assim sua utilização independe de sistema operacional e instalação na máquina do usuário, pois é executado em um servidor. A ferramenta é desenvolvida em PHP, que normalmente roda em servidores na clássica combinação Linux, Apache, MySQL, PHP, mas também pode ser instalado em Windows com servidor web Apache ou MS IIS.

Funcionalidades do dotProject:

  • Gerenciamento de múltiplos projetos;
  • Controle de tarefas;
  • Cadastro de empresas;
  • Informações de projetos de cada empresa;
  • Gráficos de Gantt;
  • Tarefas necessárias à execução de cada projeto;
  • Logs de tarefas;
  • Controle de recursos;
  • Calendários com visões diferentes: mensal, semanal e diária;
  • Fóruns relacionados a projetos;
  • Gerenciamento de documentos;
  • Repositório de arquivos relacionados a projetos;
  • Controle de Contatos;
  • Administração de grupos de usuários e acessos;
  • Perfis de acesso (gerente de projetos, desenvolvedor, e entre outros);
  • Informação de usuários e colaboradores de cada tarefa;
  • Informações aos usuários de suas associações a tarefas (via email);
  • Lembretes popup sobre prazos próximos ao fim.

Acesse o Repositório do dotProject no SourceForge.

 

Enquete

Quais das seguintes ferramentas livres de gerenciamento de projetos você já usou e acredita serem as melhores?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Você tem alguma outra ferramenta grátis de gerenciamento de projetos que você acredita que deva ser incluída na lista? Forneça nos comentários suas opiniões sobre as ferramentas e não deixe de votar na enquete.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

2 comentários para Ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos

  • Emerson Carlos da Silva

    Mauro, excelente post!
    Segue outras ferramentas gratuitas que seguramente acredito que poderiam ser incluídas na lista:
    – Synchro Scheduler
    – Bitrix24
    – 2.Plan Desktop
    – MeisterTask
    – Taiga.io
    – Asana
    – Orangescrum

  • Mauro, você expõe duas ferramentas gratuitas (Redmine e Spider) que estou fazendo um trabalho para que conversem entre si.

    Assim, temos a facilidade da Web no Redmine e o poder de cálculo, multiplas moedas, Simulação de Monte Carlo, Valor Agregado e outras ferramentas do Spider.

    Sim, a Desk200 é para projetos individuais, mas em conjunto com o Spider Pro atende Portfólios com excelente custo/benefício (sem licenças de banco de dados, servidores especiais, etc).

    A versão Spider CPM não tem limite de tamanho de projetos. Assim, é possível também administrar um portfólio ou múltiplos projetos, perdendo essencialmente a função de nivelamento automático de recursos do Spider Desk200 (utilidade que muitos nem usam pois estão acostumados a não ver tal função funcionando em ferramentas bem conhecidas e pagas no mercado!)

    Ferramentas disponíveis na Desk200:
    – Simulação de Monte Carlo
    – Múltiplas moedas
    – Recursos com nivelamento por habilidades (transforma recursos genéricos em nominais)
    – Múltiplos calendários
    – Curva-S Integrada
    – Tempo x Caminho
    – EAP (decomposição visual)
    – Diagrama de Redes
    – Cronogramas probabilísticos
    – Cronogramas condicionais
    – Envio e recebimento de registro de avanços de projetos para distribuição entre membros de equipe
    – Armazenamento de arquivos & trabalho com múltiplos usuários usando Gdrive, Onedrive, Dropbox.
    – Troca de arquivos com o Primavera (.xer) e MS-Project (XML)
    – Integração com sistemas externos (ERP,etc) via scripts criados por wizards na ferramenta.
    – Fórmulas & otimização de recursos compartilhados, com integração à ferramenta de Portfólio.

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>