Gerenciamento de projetos: uma das habilidades mais quentes para 2017

Habilidades de gerentes de projetosGerentes de contratação dizem quais as habilidades mais procuradas em TI para 2017

A pesquisa de previsão para 2017 da Computerworld verificou que gerenciamento de projetos está entre as 10 habilidades mais procuradas pelos entrevistados que informaram estar planejando contratações em 2017.

“O desafio é duplo — primeiro descobrir talentos e em seguida determinar se esse talento tem as habilidades, experiência e personalidade para prosperar na posição,” diz Scott Zulpo, vice-presidente de TI da BCU, uma cooperativa de crédito americana.  Ele é consciente de que “o custo e o impacto de não contratar um jogador ‘A’ é enorme.”

Conforme as economias se recuperam, a competição por talentos em tecnologia fica feroz. Para ser ter uma ideia, a taxa de desemprego para os trabalhadores de tecnologia é de somente cerca de 2% nos EUA, de acordo com relatório sobre dados recentes do US Bureau of Labor Statistics.

O relatório do governo americano estima que há de 500.000 a 1 milhão empregos em TI por preencher nos EUA todos os anos, mas que alguns analistas dizem que o valor está mais perto de 2 milhões. Aqui há um cenário clássico de oferta e demanda, com demanda de talento muito superior a oferta. “Não há profissionais suficientes”, diz Jason Hayman, gerente de pesquisa de mercado de TI da empresa TEKsystems.

Segundo a Computerworld, se você é um gerente buscando contratar pessoas com essas habilidades, esteja preparado — pode demorar um pouco para encontrar a pessoa certa. Se você é um profissional na posse dessas habilidades, parabéns: seus serviços estão em demanda. Se você pretende atualizar suas habilidades de tecnologia para 2017, gerenciamento de projetos é um dos campos onde a ação estará no próximo ano.

Gerenciamento de Projetos

O artigo da Computerworld informa que 25% dos entrevistados com planos de contratação reportaram que estarão procurando pessoas com esta habilidade nos próximos 12 meses.

Nos últimos 18 meses, a BCU montou um escritório de gerenciamento de projetos com uma meia-dúzia de profissionais para pastorear o número crescente de projetos. Eles agora estão olhando o mercado para adicionar mais profissionais à sua equipe, visando acompanhar o volume de trabalho.

Segundo Zulpo, suas expectativas para esse candidato são altas: ele está procurando por alguém com certificação Project Management Professional (PMP®), pós-graduação e um histórico de gestão bem-sucedida de projetos, bem como a capacidade de colaborar com vários parceiros de negócios e lidar com vários projetos.

“Esta é uma pessoa altamente visível,” diz Zulpo, e dada a sua longa lista de qualidades desejadas, ele sabe que pode levar de três a seis meses para ocupar o cargo. Mas uma longa pesquisa vale a pena porque contratar a pessoa errada sairia caro.

Os comentários de Zulpo espelham que outros gerentes estão dizendo sobre gerenciamento de projetos. Segundo eles, gerenciamento de projetos estará entre as 5 habilidades que o pessoal de RH vai ter mais dificuldade para contratar em 2017.

Eles esperam que os candidatos tenham certificação e sólida experiência. Além disso, os candidatos devem mostrar que compreendem os elementos técnicos e funcionais do papel e que eles podem se comunicar com as pessoas e liderar equipes. E além disso eles também devem saber lidar com as questões culturais.

Colaborador PM Tech

A PM Tech é um provedor oficial de treinamentos (R.E.P) do PMI e consultoria em gerenciamento de projetos, PMO, metodos ágeis e gestão de riscos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>