Habilidades de gerentes de projetosGerentes de contratação dizem quais as habilidades mais procuradas em TI

A pesquisa da Computerworld verificou que gerenciamento de projetos está entre as 10 habilidades mais procuradas pelos entrevistados que informaram estar planejando contratações.

“O desafio é duplo — primeiro descobrir talentos e em seguida determinar se esse talento tem as habilidades, experiência e personalidade para prosperar na posição,” diz Scott Zulpo, vice-presidente de TI da BCU, uma cooperativa de crédito americana.  Ele é consciente de que “o custo e o impacto de não contratar um jogador ‘A’ é enorme.”

Conforme as economias se recuperam, a competição por talentos em tecnologia fica feroz. Para ser ter uma ideia, a taxa de desemprego para os trabalhadores de tecnologia é de somente cerca de 2% nos EUA, de acordo com relatório sobre dados recentes do US Bureau of Labor Statistics.

O relatório do governo americano estima que há de 500.000 a 1 milhão empregos em TI por preencher nos EUA todos os anos, mas que alguns analistas dizem que o valor está mais perto de 2 milhões. Aqui há um cenário clássico de oferta e demanda, com demanda de talento muito superior a oferta. “Não há profissionais suficientes”, diz Jason Hayman, gerente de pesquisa de mercado de TI da empresa TEKsystems.

Segundo a Computerworld, se você é um gerente buscando contratar pessoas com essas habilidades, esteja preparado — pode demorar um pouco para encontrar a pessoa certa. Se você é um profissional na posse dessas habilidades, parabéns: seus serviços estão em demanda. Se você pretende atualizar suas habilidades de tecnologia, gerenciamento de projetos é um dos campos onde a ação está.

Gerenciamento de Projetos

O artigo da Computerworld informa que 25% dos entrevistados com planos de contratação reportaram que estarão procurando pessoas com esta habilidade nos próximos 12 meses.

Nos últimos 18 meses, a BCU montou um escritório de gerenciamento de projetos com uma meia-dúzia de profissionais para pastorear o número crescente de projetos. Eles agora estão olhando o mercado para adicionar mais profissionais à sua equipe, visando acompanhar o volume de trabalho.

Segundo Zulpo, suas expectativas para esse candidato são altas: ele está procurando por alguém com certificação Project Management Professional (PMP®), pós-graduação e um histórico de gestão bem-sucedida de projetos, bem como a capacidade de colaborar com vários parceiros de negócios e lidar com vários projetos.

“Esta é uma pessoa altamente visível,” diz Zulpo, e dada a sua longa lista de qualidades desejadas, ele sabe que pode levar de três a seis meses para ocupar o cargo. Mas uma longa pesquisa vale a pena porque contratar a pessoa errada sairia caro.

Os comentários de Zulpo espelham que outros gerentes estão dizendo sobre gerenciamento de projetos. Segundo eles, gerenciamento de projetos está entre as 5 habilidades que o pessoal de RH vai tem mais dificuldade para contratar.

Eles esperam que os candidatos tenham certificação e sólida experiência. Além disso, os candidatos devem mostrar que compreendem os elementos técnicos e funcionais do papel e que eles podem se comunicar com as pessoas e liderar equipes. E além disso eles também devem saber lidar com as questões culturais.