Livro Use a cabeça! PMP

 

Da série Use a Cabeça! (tradução da série Head First do livro Head First PMP: A Brain-Friendly Guide to Passing the Project Management Professional Exam de Andrew Stellman e Jennifer Greene publicado pela O’Reilly Media,), apresenta os conceitos de gerenciamento de projetos de um modo leve e interessante. Não é um livro tradicional, uma vez que faz um uso não convencional de ilustrações e fotografias.

Leia esta resenha, os pontos a favor e os pontos contra e a minha opinião se você deve comprar o livro ou não.

A primeira coisa que chama a atenção do leitor (especialmente quem não é habituado aos livros da O’Reilly) é a riqueza visual (gráficos, desenhos feitos à mão, quadrinhos, brincadeiras com o texto e com as ilustrações), que o tornam diferente de outros guias de estudo. Se o Guia PMBOK® faz você dormir, esse livro com certeza vai lhe manter acordado. Fazendo uso extensivo de uma abordagem fácil, simples e humorística, o livro torna os tópicos mais fáceis de compreender e, principalmente, torna a leitura  leve e divertida! Quem tem um estilo “visual” de aprendizado vai adorar.  Eu gostei muito do “anjinho” e do “diabinho” mostrando o que é certo e o que é errado.

Tendo como base a última pesquisa em neurobiologia, ciência cognitiva e teoria do aprendizado, Use a Cabeça PMP  tem um visual rico, projetado na forma como seu cérebro funciona. Com uma linguagem de fácil leitura e com muitas figuras e imagens, o livro traz um estilo diferente de se ler e memorizar termos.

Pontos a favor

O livro apresenta uma visão geral do gerenciamento de projetos. Embora seja apresentado como um guia para o exame PMP, inclui muitos tópicos, exemplos práticos do ciclo de vida do gerenciamento de projetos , podendo ser usado também para quem tem interesse em tirar a certificação CAPM. O livro, de modo geral, apresenta o conteúdo de modo bastante acessível. Este estilo pouco ortodoxo faz o livro parecer pouco profissional, impressão que logo desaparece assim que se começa a lê-lo.

Como não poderia deixar de ser, o livro cobre as dez áreas de conhecimento do Guia PMBOK® (Integração, escopo, tempo, custo, qualidade, RH, comunicação, riscos, aquisições e partes interessadas), incluindo aspectos-chave como a diferenciação entre a estrutura organizacional (funcional, projetizada e matricial), gerenciamento de mudanças, Estrutura Analítica do Projeto (EAP), diagramas de rede, fórmulas de estimativa, controle de qualidade, etc. Estes tópicos são desconstruídos até sua essência e então reconstruídos de um modo que faz sentido. Mesmo áreas de conhecimento tradicionalmente “pesadas”, como gerenciamento das aquisições, surpreendentemente se tornam divertidas. Além disso são reforçados os diferentes aspectos e habilidades necessárias ao gerente de projetos.  Vários termos são explicados do ponto de vista do gerente de projetos e e também do patrocinador.

Você pode avaliar a sua aprendizagem continuamente ao ler o livro. Os exercícios reforçam os conceitos de modos diferenciados (palavras cruzadas, quebra-cabeças, etc.), tornando mais fácil aprender as fórmulas.

Uma imagem vale mil palavras. O livro é repleto de diagramas e fotografias que melhoram todo o processo de aprendizagem. Os mnemônicos vão ser um grande auxílio quando você estiver revisando outras referências.

Pontos Contra

A maneira casual como os tópicos são apresentados, por outro lado, constituem a maior fraqueza do livro. Alguns tópicos não detalham os assuntos com a profundidade necessária para quem quer aprender gerenciamento de projetos. Como o foco, porém, é passar no exame, isso fica em segundo plano.

É necessário ficar atento, além de não cobrir todos os aspectos necessários para ser aprovado no exame, como o cálculo do preço de contratos com incentivo, por exemplo, muitas vezes a terminologia utilizada não é condizente com a do PMI e isso pode atrapalhar ao fazer o exame.

Você deve comprar esse livro?

Use a cabeça! PMP é um bom primeiro livro visando a preparação ao exame PMP.  Atualmente  é dos livros de preparação mais vendidos na Amazon.

Porém, não aconselho este livro como única fonte de leitura (além do Guia PMBOK®, é claro), para aqueles que buscam a certificação PMP. Se este é o primeiro livro que você lê, certamente não deve ser o único livro sobre o assunto. É sempre bom ler mais de uma referência assim você vai ver o mesmo conteúdo sob dois diferentes ângulos. Além disso, um bom conjunto de questões simuladas é sempre um complemento importante para um guia como esse.

Título: Use a Cabeça! PMP  (Head First PMP)
Autores: Jennifer Greene, PMP & Andrew Stellman, PMP
Descrição: A Learner’s Companion to Passing the Project Management Professional Exam
Editoras: O’Reilly Media
Edição: 3a Edição
Páginas: 896