- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Guia PMBOK® 5ª edição – Errata da primeira e segunda impressões

pmbok 5a ediçãoA primeira e a segunda impressões do Guia PMBOK® 5ª edição (A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)—Fifth Edition), em Inglês, lançada oficialmente pelo PMI em janeiro de 2013, continham alguns erros.

Para saber qual é a sua versão, olhe embaixo da página de direitos autorais. O ultimo número na sequência “10 9 8 7 6 5 4 3” indica qual é a impressão da cópia que você possui. Se você tem a primeira ou a segunda impressão e é filiado ao PMI, faça download da versão mais atual, disponível também para aquisição na PMI Bookstore, ou baixe o arquivo de “errata”, disponível em http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards/Standards-PMBOK-Guide-Errata-Sheets.aspx.

O que é uma errata? Em qualquer publicação é normal que existam algumas mudanças em relação às primeiras impressões a serem feitas em textos e figuras. No mercado editorial essas mudanças, quando vão além de simples alterações tipográficas, geralmente são divulgadas em uma “errata”.

Alguns itens corrigidos que vale a pena mencionar:

 

  • Figure 5-15. Validade Scope Data Flow Diagram, pág. 133. Corrigido para citar Verified Deliverables ao invés de Validated Deliverables, para ser consistente com as saídas do processo Control Quality (8.3).

 

  • Figure 8-1. Project Quality Management Overview, pág. 230 corrigido para citar Verified Deliverables como saída do processo 8.3 Control Scope.

 

  • Figure 11-4. Example of a Risk Breakdown Structure (RBS), pág. 317. Inserido o gráfico correto da Estrutura Analítica de Riscos.

 

  • No glossário Verified Deliverables foi incluída como saída do processo de controle da qualidade.

Abraços,

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados