- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

J. Matana – Passei no exame PMP – Lições Aprendidas

uau

Olá pessoal que busca fazer o exame PMP.

Gostei muito dessa oportunidade de poder descrever minha experiência. Eu passei no exame PMP em Dezembro e estou compartilhando minhas lições aprendidas.

Meu tempo total de estudo foi de 3 meses, incluindo um mês que durou o curso. Nesse tempo procurei ler todo o PMBOK.

Curso

Fiz o curso de 40 horas da PM Tech, com o Sotille. Como os cursos no mercado têm basicamente o conteúdo, o instrutor é que faz a diferença. Foi isso que eu procurei.

Materiais utilizados

Guia PMBOK (é claro)
Inicialmente li o guia por completo uma vez. Depois passei a utilizá-lo como referência, e devo, desse modo, ter lido ele todo mais duas vezes. Embora tenham me dito que era difícil de ler, eu não achei.
Não busquei memorizar as Entradas e Saídas, mas sim entender como funcionam e como os processos e áreas de conhecimento se encaixam. Mas me surpreendi com o número de questões no exame (pelo menos 25) que pediam sobre entradas e saídas.

Livro da Rita
Achei complicado. Faz o exame parecer mais complicado do que é e a tradução em Português deixa a desejar. De qualquer modo, é um guia interessante. A parte de aquisições tem muito material que cai no exame e não está no PMBOK.

Kim Heldman
Gostei da abordagem de trabalhar por grupos de proceeso, começando com a iniciação e indo até o encerramento, porém creio que deveria dar mais ênfase às entrada e saídas. Além disso há um excessso de conteúdo, para quem vai fazer o exame. Questões muito fáceis, fazem você ter a falsa impressão que sabe tudo.

Simulador de Exames da PM Tech
Veio com o curso que eu fiz e achei muito bom, uma vez que as questões são praticamente as mesmas do exame e a interface é similar, o que não ocorre com esses simulados que a gente faz pela internet. Disseram que  iam começar a comercializar para o público em geral.

The PM Prep cast do Cornelius
Embora seja em Inglês (http://www.project-management-prepcast.com/), gostei muito.

Sobre o exame

Antes de entrar na sala li pela última vez minha folha de resumo (técnica do Brain Dump que aprendi com o Sotille) e durante o tutorial de 15 minutos eu já tinha conseguido reproduzir tudo (Valor Agregado, Desvio padrão, Pert, etc.) em uma das 4 folhas de rascunho. Comecei também a desenhar o fluxo dos  processos, mas não deu tempo antes de começar o exame.

Tentei usar a técnica da média de 50s por questão, como foi ensinado, porém haviam algumas questões nas quais eu levava esse tempo só para entender o que estava sendo perguntado. Lembrei que essas talvez fossem as tais 25 questões que não contam para o grau final, assim tentei não perder muito tempo nelas (até porque muito do que era dito não se aplicava ao que estava sendo perguntado).

Cairam muitas questões sobre situações do dia a dia e questões que pediam qual a melhor resposta. Eu geral eliminava duas alternativas direto e tinha de decidir nas duas que sobravam. Caíram também MUITAS questões diretas, tipo decoreba. Foi um mix.

No meu centro de testes não me deixaram levar água ou qualquer comida para o local de exame. Como tive de ir ao banheiro 2 vezes (e o relógio não pára), tive de fazer a contabilidade desse tempo na minha média.

No fim ainda me sobraram 15 minutos para revisar as questões e quando estava quase acabando a revisão, acabou o tempo para fazer a prova. Esperei os 3s mais longos da minha vida e… Congratulations!!

Minha recomendação para aqueles que estão começando a preparação agora: Faça o máximo possível de questões simuladas.

De novo, muito obrigado por me permitir compartilhar essa experiência.

J. Matana

Júlio Matana

A PM Tech é um provedor oficial de treinamentos (R.E.P) do PMI e consultoria em gerenciamento de projetos, PMO, metodos ágeis e gestão de riscos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados