- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Lucas G. Ferreira – Aprovado PMP em set/2014

passei2Prezados, boa tarde.

Prestei o exame PMP em Porto Alegre no dia 13/09 e hoje obtive a confirmação da aprovação!!!

Foi uma longa jornada, mas que valeu muito a pena!!!

Abaixo, listo minhas principais lições aprendidas quanto ao processo de estudo/preparação:


Apostila PM Tech: leitura inúmeras vezes e resumo completo de todo seu conteúdo para um caderno, para fixar;
• Livro Rita: li uma vez, como muita atenção! Recomendadíssimo!!! Ele traz uma abordagem bem interessante numa proposta de “conversa com o leitor”. Ou seja, além das dicas, simulados e outras questões pertinentes, você vai evoluindo no conteúdo, junto com o livro;
Guia PMBOK®: não o li integralmente, utilizei para consultas eventuais;
Youtube e Podcasts: como fiz o curso da PM Tech em abril e a prova em setembro, para manter o conteúdo vivo na memória, e considerando que o processo é iterativo e incremental, busquei fontes alternativas de estudo, as quais me ajudaram a ampliar a visão. No caso dos podcasts, utilizei principalmente para temas polêmicos e/ou pontos os quais ainda estava em dúvida
Simulados da PM Tech: fiz os 7 simulados de PMP e em todos controlando o tempo (4h). O primeiro, fiz após dar a primeira leitura completa na apostila, para entender exatamente meu ponto de partida. Os demais, fui efetuando na medida em que estudava mais. Deixei os últimos 3 em função da questão de tempo. Após realizar cada simulado, eu ainda “gastava” mais 2 dias para revisá-lo com calma, e entender onde tinha que estudar mais.
Durante todo o processo, utilizei como base a apostila do curso da PM Tech e a cada nova informação durante os estudos, seja qual fosse a origem, inclusive as respostas dos simulados, eu ia complementando, pois além de fixar o conteúdo, conseguia centralizar todo conteúdo adicional que considerei importante num único “local”, em função das inúmeras e extensas fontes de preparação.

OBS
• Para quem identificar durante os simulados que a questão do tempo pode ser confirmar um ponto de atenção, principalmente para àqueles que forem fazer a prova em papel, não subestimem, pois “na hora da verdade”, ele se confirma mesmo. Por fim, embora cada um tenha um modelo mental, recomendo responder cada questão e imediatamente já passar para a grade, pois de fato, no final, falta tempo!!!

Sobre a prova
Comparativamente com os simulados da PM Tech, entendo que dei sorte, no geral, pois na minha prova as questões eram menos extensas e mais fáceis!
No entanto, se preparem para o “pior” cenário, pois é mais seguro e as provas/conteúdos tendem a ser diferentes!

Sobre as questões, lembro que caíram 3 do modelo de Tuckmann, 3 onde respondi Declaração do Trabalho, outras sobre GVA (inclusive 2 com IDPT), onde uma delas tinha um gráfico de curva S e precisava interpretar, não era difícil.

Além disso, nessa mesma situação outra questão também tinha um gráfico, de controle, que exigia interpretação da regra dos 7, para quem estiver com o conteúdo em dia, também é fácil!!!

Uma das questões apresentava um diagrama de rede e informava alteração de duração em 2 atividades e pedia para calcular o caminho crítico.

Lembro ainda que caíram umas 2 outras questões com Pareto, outra com a Gestão por “Walking around”.

É isso pessoal !!! Quem tiver alguma dúvida e/ou quiser perguntar algo a mais que não citei, fiquem à vontade!

Agradeço ao Mauro pelo suporte desde o início do curso e durante toda a preparação.

Por fim, informo que estou aberto ao mercado em caso de oportunidades! Me coloco à disposição desde já!

Atenciosamente,
Lucas Guichard Ferreira, agora PMP! ☺

Artigos Relacionados