PM2

PM² é uma Metodologia de Gestão de Projetos desenvolvida e apoiada pela Comissão Europeia. Seu objetivo é capacitar equipes de projeto para gerenciar seus projetos de forma eficaz e oferecer soluções e benefícios para suas organizações e partes interessadas. PM² é uma metodologia leve e fácil de implementar, adequada para qualquer tipo de projeto. PM² foi desenvolvida de acordo com as necessidades, cultura e restrições específicas das instituições da UE, mas também incorpora elementos de boas práticas, padrões e metodologias globalmente aceitas.

PM² fornece:

• Um Modelo de Governança do Projeto (isto é, papéis e responsabilidades)
• Um Ciclo de Vida do Projeto (ou seja, fases do projeto)
• Um conjunto de Processos (ou seja, atividades de gerenciamento de projetos)
• Um conjunto de Artefatos do Projeto (ou seja, modelos e diretrizes).
• Um conjunto de Mindsets (ou seja, crenças e comportamentos eficazes).

A Open PM² proporciona acesso aberto à Metodologia de Projeto PM² ao público. A abertura da PM² contribui significativamente para o aumento da maturidade da gestão de projetos dentro da União Europeia. Contribui para o estabelecimento de uma linguagem / processo de Gerenciamento de Projetos comum para projetos dentro e entre Instituições, para aumentar a eficácia, a colaboração e o sucesso na coordenação de projetos na UE. Além disso, é uma iniciativa estratégica importante que permitirá à comunidade de Gestores de Projeto da UE ajudar a metodologia PM² a evoluir e enriquecer a oferta com melhores práticas e exemplos adicionais.

Os principais resultados da Iniciativa Open PM² incluem:

  • Exames de Certificação PM² disponíveis via PROMETRIC (disponível apenas para o pessoal da UE).
  • PM² Guide – Open Edition disponível através da EU Bookshop.
  • PM² Methodology Wiki disponível através do Login da UE.
  • Estabelecimento de uma Rede de Apoio ao Projeto (PSN) a nível da UE, que será coordenada e apoiada pelo Centro de Excelência em PM² da CE (CoEPM²).

O PM² Guide – Open Edition é publicada com uma licença EUPL de compartilhamento e reúso completo, posicionado para se tornar uma metodologia de gerenciamento de projetos de código aberto. Isto significa que a reprodução e reutilização é autorizada desde que a fonte seja reconhecida.

O PM² Guide – Open Edition está disponível através da EU Bookshop:

Https://bookshop.europa.eu/en/pm-project-management-methodology-guide-pbNO0716056/

© União Europeia, 2016
Reprodução e reutilização do PM² Guide – Open Edition é autorizada mediante indicação da fonte.
O logótipo PM2 é propriedade da União Europeia e não pode ser registado como uma marca comercial ou de outra forma, nem utilizado separadamente destes documentos.
Nem a publicação nem o logótipo podem ser utilizados de uma forma que sugira o endosso de uma organização externa pela União Europeia.