- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Claudete – Dia 30/08/2011 passei no exame PMP

Pessoal é com muita felicidade que faço esse comunicado. Passei no exame!!!!

Gostaria de deixar algumas dicas muito importantes para as pessoas que estão se preparando para o exame.
O mais importante é você saber que se estudar corretamente sem dúvida vai passar.
Com esse pensamente positivo então vamos para as próximas dicas.

Façam simulados de 200 questões (de 3 a 4), não substimem o fator físico, o exame tem muitas questões que exigem total concentração durante 4 horas. É cansativo, tem que praticar.

Eu sugiro estudar pelo PMBOK, livro da Rita(sexta edição), e pelo curso da PM Tech, muito bom, eu sugiro que façam.

Na minha primeira tentativa fui reprovada. Apesar de ter estudado bastante, não pratiquei simulados completos. Quando chegou o dia da prova fiquei estremamente nervosa, não levantei nenhuma vez, nem pra tomar água, não conseguia parar de olhar pra aquele relógio.
Conclusão: Reprovação.

Fiquei muito abalada, mas já durante o retorno pra casa decide que tentaria novamente e logo comecei um plano de estudos. Dividi meus estudos por grupos de processos. Estudava o grupo de processos, fazia o simulado do grupo e passava para o proxímo. Quando conclui todos os grupos, comecei a fazer simulados completos e identificar minhas lacunas de conhecimento. Muito importante estudar revisando as questões erradas nos simulados e estudar novamente aquele item. Quando comecei a obter mais de 80% de aprovação nos simulados percebi que estava pronta para o exame.

Desta vez o exame foi tranquilo, levantei duas vezes, respirei bastante. Não esqueça de respirar fundo, isso ajuda a diminuir o stress.
Conclui o exame em 3 horas e 15 minutos, então comecei a revisar as questõs marcadas. Ah, isso é muito importante também: Quando não souber responder a questão de primeira, marque para fazer depois e libere a mente para a próxima questão.
Conclui o exame faltando 30 minutos pra completar as 4 horas. Podia escutar meu coração batendo naqueles infinitos segundos em que o computador ficou calculando o resultado.

Desejo boa sorte para todos que estão se preparando. E confiem no seu potencial.

Claudete

Artigos Relacionados