Alex – Passei!! Prova PMP em Papel

passei_pmpBom, quero relatar minha experiência para obter a aprovação na prova PMP na 1ª tentativa.

Minhas dicas são:
1) Estude, estude, estude, estude e quando achar que já deu, estude mais um pouco. Estudei por cerca de 3 meses, praticamente todos os dias entre 1h a 2h dia, normalmente 1:30h e aos fins de semana aquele gás extra.

2) Faça o curso da PM TECH, eu fiz em 2008 e só agora em 2014 que fui fazer a prova. Quando cursei era a versão 3 do PMBOK, mas mesmo agora sendo a 5, ainda me lembrava de muitas coisas e o material é de 1ª!!

3) Crie a folha com as fórmulas (vai precisar e muito delas) e uma com os grupos de processos e as 10 áreas do conhecimentos. Eu decorei os 47 processos em cada área. Recebeu o rascunho, comece a passar a limpo para “aliviar o cérebro”. Comece isso o quanto antes. Treine muito em casa antes isso. Uma dica é cronometrar quanto tempo você leva para passar tudo para o papel. Uma segunda dica é, treine escrevendo a lápis (meu erro foi treinar a caneta). Para quem, como eu a escrita flui melhor a caneta, o lápis parece um elemento estranho na prova.

4) Li apenas o livro da Rita para a prova. Uma leitura fazendo um resumo escrito que durou cerca de 1 mês. Depois relia o resumo e partes do livro. O PMBOK eu não li, mas usei para consultar muitas coisas. Entenda logicamente que tudo faz parte de um fluxo contínuo…tal coisa precisa ser finalizada para servir de entrada a outro processo e por assim vai.

SIMULADOS:

1) Faça quantos simulados conseguir, especialmente simulando realmente a prova (200 questões, 4h) para sentir que a prova é cansativa. Nesse caso, vai perceber que a prova é uma maratona. Ao término de cada simulado, revise as erradas, mas especialmente leia a explicação do por quê é aquela resposta. Procure no material essa parte e releia. Normalmente eu fazia o simulado em 1 dia e no dia seguinte revisava. As vezes por uma questão de tempo, fazia simulados de 100 questões durante a semana. Se durante o simulado tiver dúvidas para responder uma questão, anote num papel. Mesmo que acerte a questão, revise-a, pois pode ter acertado no puro chute.

2) Treine fazer pelo menos 50 questões por hora. Atente-se se for passar os 47 grupos de processo no rascunho + folha de fórmulas, na 1ª hora vai perder um tempo…Esteja bem treinado, pois o tempo pode ser um grande complicador, lhe pressionando a tomar decisões rápidas (aconteceu comigo).

3) Descubra onde estão as maiores falhas de seu conhecimento. Em qual grupo, em qual área. Com os simulados é possível ter essa noção. O software que usei, ao final mostrava por grupo de processo meu aproveitamento. Crie uma planilha excel, anote esses dados e vá comparando como vai indo seu conhecimento em cada grupo.

4) Ideal é chegar para a prova acertando por volta de 80% nos simulados.

TEMPO DA PROVA:

1) O tempo é pouco para a quantidade de questões. Para quem vai fazer em papel, como eu fiz, uma coisa que pega é o fato dos simulados serem feitos por software e na hora da prova você tem que preencher a grade de respostas, e pior só pode usar lápis, então se prepare para perder mais um bom tempo. A grade deve ser preenchida a cada pergunta, pois no final NÃO SOBRA TEMPO!!

2) Prova em papel, você vai ter o caderno de questões (tem umas 95 páginas – questões escritas em inglês e português na sequência), mais folhas de rascunho, mais calculadora (fornecida), mais grade de respostas, tudo isso em cima da mesa…Pode parecer exagero, mas essa quantidade de coisas acaba atrapalhando um pouco em cima de uma classe de sala de aula.

3) Se você trabalha mal sob pressão de tempo, tente se acostumar a isso.

QUESTÕES

1) Esteja preparado para questões LONGAS (necessitando umas 2 leituras) e para MUITAS questões de cálculos e não são necessariamente cálculos diretos. Treine para retirar das questões as informações que realmente interessam.

2) Itens que as vezes negligenciamos na leitura, pequenos detalhes, podem ser cobrados. Tente dar atenção a todos os detalhes.

3) Minha prova apareceram uns 2 ou 3 gráficos de curva S e outro que nem recordo qual. Treine olhar para um gráfico e interpretá-lo.

4) A prova ao meu ver, por ser americana, difere um pouco das provas que já fiz. Eles cobram que você leia a questão e já saiba a resposta (mundo ideal) de cabeça e não fique tateando entre as possíveis alternativas. Geralmente vão ter 2 alternativas que vão te deixar em dúvida.

Na minha prova não deu tempo de revisar. Faltando 1 min eu ainda precisava revisar 1 questão que havia deixado para trás e finalizar a última. Tive que usar o bom e velho chute (pelo visto marquei o gol já que fui aprovado rsrs).

Boa sorte a todos!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>