Passei PMP! – Elaine Jesus

passei_pmpOlá pessoal!

No dia 10/02 realizei a prova almejando a certificação PMP no centro Prometric em São Paulo e fui aprovada!

Acredito que compartilhar um pouco da minha experiência na busca da certificação possa ajudar outras pessoas pois eu pesquisei bastante antes de realizar a prova. Então aqui vai algumas dicas:

A prova não é fácil, mas pode ser tornar “tranquila” se você estiver preparado. Então, exceto que você queira somente “conhecer a prova”, não vá despreparado. Monte um plano de estudos realista, conforme sua disponibilidade, e procure segui-lo.

Cada pessoa tem uma velocidade para aprender e metodologias preferidas de estudo, respeite estes pontos ao montar seu plano. Meu plano foi o seguinte:

Eu me planejei para estar de férias (20 dias) durante o período do curso da PM Tech. Assim, durante o dia, eu lia o livro da Rita ref. o capítulo que seria estudado no curso à noite. Isso me permitia consolidar o conhecimento durante a aula e esclarecer no curso as dúvidas que eu anotava durante a leitura do livro.

O livro tem muito conteúdo, às vezes é massante e pesado pois isso o curso foi muito importante porque o Mauro explicava de forma muito simples conteúdos que na primeira leitura do livro pareciam muito complicados. Eu sempre fazia os mini-simulados ao final do livro da Rita e ao final das aulas da PMTech.

Após o curso da PM Tech eu li o livro da Rita novamente, um pouquinho por dia, à noite quando chegava do trabalho. Ao final do capítulo eu fazia um simulado da PM Tech somente com questões sobre a área de conhecimento estudada.

Solicitei os 10 dias restantes de férias iniciando um semana antes da data agendada para a prova. Durante este período:
Fiz um simulado completo, em situação bem semelhante à da prova, no mesmo horário e sem pausas;
Após o simulado reli os capítulos das áreas de conhecimento para as quais tive menor aproveitamento, fazendo um resumo (bem resumido) de cada capítulo e praticando o “brain dump”.

Para o “brain dump” dei ênfase às fórmulas de Valor Agregado, o que foi muito útil na hora da prova.

Quanto à prova:

Muitas questões tiveram respostas relacionadas à Gestão Integrada de Mudanças e Gestão de Riscos (muitas mesmo).

Acredito que umas 8 questões relacionadas a valor agregado, inclusive uma de Índice para término onde era dado todos os valores (ONT, Valor Agregado e, Custo Real) e bastava aplicar a fórmula.

Algumas questões com diagrama de rede. Em duas delas a duração de algumas atividades eram alteradas e perguntava-se qual o resultado da mudança. Uma pegadinha: um diagrama de rede enorme, um enunciado gigante, cheio de informações inúteis mas a pergunta ao final do enunciado dizia: Qual a folga no caminho crítico? (Ahhhh esse PMI! rsrs).

Fiz a prova marcando para revisão:
todas as questões nas quais ainda ficava com dúvida após ler duas vezes o enunciado;
todas as questões que exigiam cálculos;
todas as questões que exigiam análise ou desenho de diagrama de rede.

Ao final sobraram 40 minutos, que foram suficientes para responder todas as questões marcadas para revisão e fazer todos os cálculos e questões de diagrama de rede sem necessidade de chute.

Usei minhas férias, perdi algumas noites estudando e alguns finais de semana, mas valeu a pena! Ver a mensagem PASS na tela e receber o e-mail com as Congratulações do PMI no dia seguinte não tem preço!

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte a todos!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>