- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Portfolio Management Professional (PfMP)

PfMP_large
A Certificação de Profissional de Gerenciamento de Portfólio (PfMP)® do PMI®

A certificação é focada em quem quer demonstrar capacidade para gerir e alinhar um portfólio de projetos e programas visando realizar a estratégia organizacional. Enquanto gerentes de projeto são responsáveis por “fazer o trabalho de modo certo”, a PfMP é a credencial para quem é responsável por garantir que sua organização está “fazendo o trabalho certo”.

Sua organização faz o trabalho da forma certa, mas realiza o trabalho adequado e necessário? Como gerente de portfólio, o seu papel é essencial para assegurar que a resposta seja “sim”.

O gerenciamento formal de portfólios é a forma mais efetiva de implementar iniciativas estratégicas, porque ele faz a ligação entre a estratégia e a implementação. Os produtos das organizações que são eficazes no gerenciamento de portfólios atendem ou excedem em 62% o ROI (retorno sobre o investimento) esperado, de acordo com o relatório Pulse of the Profession® do PMI de 2012. Os gerentes de portfólios alinham projetos, programas e operações com os objetivos estratégicos, investindo recursos no trabalho adequado, que entregará o valor esperado.

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Portfólio (PfMP)® atesta a competência desenvolvida no gerenciamento coordenado de um ou mais portfólios, para atender aos objetivos estratégicos. As organizações com maturidade nas práticas de gerenciamento de portfólio de projetos completam com sucesso 35% mais os seus programas. Elas falham com menor frequência e desperdiçam menos dinheiro, de acordo com o relatório do PMI de 2015 Delivering on Strategy: The Power of Project Portfolio Management.

Um portfólio é uma coleção de programas, projetos e/ou operações geridas como um grupo para alcançar objetivos estratégicos.  O foco do gerenciamento de portfólio está em alinhar os projetos com a estratégia organizacional, incluindo identificar, priorizar, autorizando, gerenciar e controlar projetos, programas e outros trabalhos relacionados.

A certificação PfMP exige demonstração de experiência e educação, bem como completar uma avaliação e passar em um exame, com base no guia Practice Standard for Portfolio Management, 3ª ed. Esta credencial é orientada para profissionais experientes, que têm quatro a sete anos de experiência de gestão de portfólio de projetos e pelo menos oito anos de experiência em negócios em geral.

Quais são os requisitos?

Os requisitos de elegibilidade para aqueles que desejarem buscar a credencial PfMP são:

Formato do Exame

Avaliação 1: Revisão de Qualificações mostrando que o profissional atuou na seleção, priorização, equalização e encerramento de portfólio 
Avaliação 2: Exame de múltipla escolha de 4 horas (em Inglês)

Taxa

800 dólares para filiados ao PMI
1.000 dólares para não filiados ao PMI

Educação

Bacharel ou equivalente

Diploma do ensino médio

Experiência Profissional Mínima

Pelo menos 4 anos (6.000 horas) de gestão de portfólio nos últimos 15 anos

Pelo menos oito anos de experiência profissional em negócios em geral

Pelo menos 7 anos (10.500 horas) de gestão de portfolio dentro dos últimos 15 anos

Pelo menos oito anos de experiência profissional em negócios em geral

Sua inscrição vai ser revisada por um grupo de voluntários que já obtiveram a certificação, o que deve levar umas 4 semanas. Então há o exame, com questões de múltipla escolha. Só é possível fazer o exame se você passou no painel de revisão.

A expectativa é que menos de 1% dos PMPs estejam qualificados para obter a  certificação, uma vez que a mesma se refere a um trabalho estratégico, de alto nível, ao invés de um trabalho “mão-na-massa” gerenciando projetos.

O que cai no exame?

41vQox8Nd+L._SX258_BO1,204,203,200_Se você se interessou pelo tema, comece a estudar inicialmente pelo Padrão de Gerenciamento de Portfolio do PMI em sua 3ª edição (The Standard for Portfolio Management – 3th Edition).

O exame PfMP – Porfolio Management Professional abrange os 16 processos das 5 áreas de conhecimento, a saber:

a) Gerenciamento da Estratégia do Portfólio;
b) Gerenciamento da Governança do Portfólio;
c) Gerenciamento do Desempenho do Portfólio;
d) Gerenciamento das Comunicações do Portfólio;
e) Gerenciamento dos Riscos do Portfólio.

Vai auxiliar na minha carreira?

Sendo uma nova credencial, vai levar algum tempo até atingir massa crítica e ser reconhecida no Mercado. Por outro lado, ser um dos primeiros a obtê-la vai lhe diferenciar dos outros ao buscar novas oportunidades.

Uma certificação é um investimento. O PMI está se posicionando para que a gestão de Projetos, programas e portfolio seja vista de um ponto de vista mais estratégico e esta certificação acompanha esta tendência.

Para maiores informações visite: http://www.pmi.org/Certification/Portfolio-Management-Professional-PfMP.aspx

Clique aqui e acesse a página da certificação PfMP no site do PMI.

Para saber mais sobre as certificações do PMI, clique aqui.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr