- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Mudanças na manutenção das certificações do PMI (PDUs)

pmi-talent-triangle
O PMI® atualizou as exigências para manutenção de suas certificações, o que resultou em uma revisão da maneira que as Professional Development Units (PDUs) podem ser acumuladas, desde o dia 1º de dezembro de 2015.

O número total de PDUs necessárias para manter sua credencial PMI não mudou, porém, a proporção de PDUs necessária em diferentes categorias mudou com base no ‘Triângulo do Talento do PMI‘.

.

PMI Talent Triangle

O ‘PMI Talent Triangle’ é uma combinação de habilidades técnicas, habilidades de liderança e habilidades estratégicas e de gerenciamento de negócios, descrevendo as três áreas de competências que os empregadores informaram necessitar.

Essas áreas são descritas a seguir:

Gerenciamento Técnico de Projetos: Conhecimento, habilidades e atitudes relacionados com domínios específicos de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolio. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: gerenciamento avançado de projeto, técnicas para melhorar EAPs, como reunir e documentar requisitos, práticas ágeis, gerenciamento de riscos, ferramentas de gerenciamento, etc.

Liderança: Conhecimentos, habilidades e atitudes  orientadas para a liderança que ajudam uma organização a alcançar seus objetivos de negócios. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: negociação, comunicação, motivação, resolução de problemas, resolução de conflitos, etc.

Gerenciamento Estratégico e de Negócios: Conhecimento e experiência na indústria ou organização na qual você trabalha, que melhora o desempenho e proporciona melhores resultados de negócios. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: conhecimento do produto, conhecimento da indústria, análise de negócios, alinhamento da estratégia de inovação, alinhamento da estratégia do mercado, finanças, marketing, etc.

Clique aqui para ver um diagrama do PMI com mais exemplos do Talent Triangle

Atualizações do Programa

O programa CCR (Continuing Certification Requirementes) foi atualizado, porém as bases para renovar sua certificação e as atividades nas quais se pode obter PDUs permanecem as mesmas. Você continua a ganhar PDUs nas categorias de Educação e Contribuição (Giving Back) e o número total de PDUs necessário no ciclo de três anos permanece inalterado.

Além disso, é importante notar que se o seu ciclo de renovação atual expira entre 01/dez/2015 e  30/nov/2017, os requisitos para as categorias Educação e Giving Back não mudaram (conformidade com o novo formato é incentivada, mas não é obrigatório para renovar), embora você tenha de cadastrar as PDUs de acordo com as 3 áreas. Depois de renovar, ao iniciar um novo ciclo, você vai ter de se adequar às novas regras.

Consulte a tabela abaixo:

ccr2

Fonte: PMI Global
* Conformidade com o novo formato é incentivada, mas não obrigatório para renovar durante o ciclo atual. Em ciclos futuros, os novos requisitos do programa CCR devem ser satisfeitos para manter a status certificação ativa.

Categorias

Para quem o ciclo de renovação iniciou a partir do 01 de dezembro de 2015 os requisitos descritos a seguir são aplicados para as credenciais que exigem 60 PDUs e exatamente a metade (indicados entre parêntesis) para as credenciais que exigem 30 PDUs.

.

Categoria Educação

Na categoria “Educação” você deverá reportar no mínimo 35 (18) PDUs, sendo que um mínimo de 8 (4) PDUs, deve ser reportado em cada uma das faces do “PMI Talent Triangle”:

Note que não há limite máximo para as PDUs na categoria educação. Todas as 60 PDUs para a certificação PMP, por exemplo, podem ser obtidas por meio de atividades de ensino.

A categoria educação inclui “aprendizagem autodirigida”: Estas são atividades individualizadas envolvendo pesquisa realizada pessoalmente ou estudo, tais como:

Número máximo de PDUs que podem ser obtidas por aprendizagem autodirigida: 30 para PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA e 15 para PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP.

.

Categoria Contribuição (Giving Back)

O número máximo de PDUs que você pode ganhar nesta categoria foi reduzido: 25 PDUs para PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA e 12 PDUs para PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP. Os três elementos de “contribuição” e o número máximo de PDUs em uma destas categorias são os seguintes:

PDUs obtidas superiores ao máximo de 25 (12) nesta categoria simplesmente não são contados.

 

Infográficos

PMP | PgMP | PfMP | PMI–PBA

Clique na imagem para ampliar (pdf)

new-pmp-certification-requirements

PMI–ACP | PMI–RMP | PMI–SP

Clique na imagem para ampliar (pdf)

ew-continuing-certification-requirements

 

Resumo

O seu plano para acumular PDUs suficientes para manter sua credencial tem de levar em conta a necessidade de ganhar um mínimo de 8 (4) PDUs em cada um dos três conjuntos de habilidades definidos no Triângulo do Talento do PMI. Você também precisa se lembrar que o número máximo de PDUs disponíveis em “trabalhar como um profissional” é para 8 (4) PDUs e que estes fazem parte do total máximo de 25 (12) PDUs que estão disponíveis na categoria “contribuição”.

A PM Tech atualizou suas descrições de cursos para informar as PDUs que cada um concede nos 3 elementos do Triângulo.

Manual Oficial

CCR Portugues

O PMI liberou a versão traduzida para o Português do Manual:  Clique aqui para baixar o manual

Versão oficial em Inglês guia do PMI com orientações sobre os PDUs: CCR Program Handbook

Para saber mais sobre essa atualização acesse: http://www.pmi.org/certification/ccr-updates-pra.aspx

Para saber mais sobre a forma atual de obter PDUs acesse: http://blog.pmtech.com.br/category/pdus/

OBS: Os requisitos de elegibilidade para realizar um exame PMI não foram alterados.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados