Lições aprendidas – Exame PMP – Rafael Fehlberg – Jun/2016

passei_pmpBom Pessoal, gostaria de compartilhar um pouco da preparação para a prova.

– Fiz o curso da PM Tech em março deste ano, aproveitando para tirar muitas dúvidas e fixar conteúdo, pois já tinha feito MBA em GP.

– Nas duas semanas que antecederam a prova voltei a estudar, principalmente a apostila do curso. Peguei o Livro da Rita, porém li somente as dicas para o exame no final do livro. Fiz muitos dos simulados da PM Tech neste período. Anotando as questões com dúvida e verificando os erros e acertos. Planejei o estudo por área de conhecimento, fazendo os simulados logo após a revisão do material.

– Não li o Guia PMBOK® , porém já o havia consultado inúmeras vezes durante o MBA e durante o trabalho, pois atuo como GP. Indico que para quem não atue na área é importante ler pelo menos uma vez, mas mais importante é entender os processos.

– Fiz a prova em papel (PBT) no Holliday Inn em Porto Alegre. A prova foi aplicada por duas brasileiras, porém a comunicação formal era em inglês. Colocaram um relógio na sala de provas e pedi que me avisassem a cada hora que passasse. É muito importante controlar o tempo. Não deixaram usar as folhas de rascunho durante a explicação da prova, então passar qualquer fórmulas para o papel, somente depois do início. As marcações na folha são todas a lápis.

– Sobre a prova, praticamente todas as questões eram longas, então o tempo é realmente curto. Não consegui revisar nenhuma questão. Fui marcando na folha de respostas logo após fazer a questão. Mesmo que não tivesse certeza, ou ficasse em dúvida marquei assim mesmo, pois sabia que não haveria tempo para revisar. A maioria das questões foram situacionais do tipo marque a melhor opção ou o que você faria primeiro e envolvendo os processos (entradas, saídas, ferramentas e técnicas). Tiveram algumas questões de cálculo, porém cálculos bem simples. Também questões de qualidade, então é importante saber bem o nome das ferramentas e técnicas de qualidade indicadas no Guia PMBOK® ou na apostila PM Tech.

– Acredito que como melhor LAP é importantíssimo entender os processos e a forma que eles se relacionam, pois são questões situacionais e não puramente técnicas (os processos em si não estão explícitos na questão). Façam os simulados e bom estudo!!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>