Alessandra Dutra – PMP em Março 2013

Por |2016-10-16T12:08:39+00:0030/03/2013|1 Comentário  |  Download PDF Versão em PDF  |  Imprima esse artigo Imprima esse artigo
Imprima esse artigo Imprima esse artigo

vitoria

Pessoal,

Vou deixar aqui minhas lições aprendidas no exame PMP, passei no último que ocorreu no dia 16/03.

Eu iniciei esse processo em Janeiro de 2006, quando fiz o curso da PM Tech com o Mauro Sotille, mas neste ano eu não me interessei pelo Exame porque eu ainda não tinha experiência com projetos. Final de 2006 eu entrei no Terra como Gerente de Projetos e ai me interessei pela certificação, em abril 2008 +- juntei todos os projetos que eu tinha trabalhado e mandei para o PMI, paguei a taxa, mas deixei a prova para 2009, fiz novamente o curso da PM TECH em Janeiro .. e acabei engravidando e 2009 foi o ano caótico da Gripe A, fora todos os enjoos e o medo da doença ficou inviável fazer a prova.. bem.. perdi o dinheiro.. não consegui mais recuperar.

Voltei ao trabalho em Março de 2010, mas eu trabalhava 9 horas por dia e lecionava um dia a noite, fora isso crianças, marido, ficou difícil estudar para a prova. Em agosto de 2012 passei para o Doutorado da PUC e consegui uma folga no meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro e foi aí que me decidi.. ou é agora ou nunca…

1. Comecei fazendo um planejamento com o Livro da Rita, adorei o Livro, ele explica muito bem todos os processos, áreas, e dá muitas dicas, além de ser uma ótima leitura até para quem não vai fazer a prova (#ficaadica).
2. Separei os capítulos por semana, e a cada semana eu tinha como missão: ler o capítulo e fazer os simulados do Livro da Rita, e nisso foram os meses de Dezembro, Janeiro e um pouco de Fevereiro.
3. Depois passei para o simulados da PM TECH, pela décima vez o Mauro me mandou as chaves ( Muito obrigada Mauro !) e eu comecei a fazer a cada dia uma área do conhecimento . Fiz todas as áreas ( 7 simulados de cada área)… rodei em muitos… e refiz TODOS que eu rodei.. até ter a certeza que tinha passado. Todas as questões erradas eu ia no PMBOK e no livro do Mauro para reler e aprender e colocava num papel tudo que eu ia errando para lembrar.
4. Depois de ter feito todos os simulados, reli todas as minhas anotações e no último dia eu li toda a apostila do Mauro, fiz a folha de download e rezei muito

Foi uma prova muito difícil, as questões muito parecidas com os simulados (TEM QUE FAZER OS SIMULADOS), sem tempo para respirar, 200 questões em 4 horas, não levantei nem para tomar água e nem para ir ao banheiro, uma luta contra o relógio, eu chutei as últimas 2 questões porque não deu tempo… e sai muito triste achando que não tinha passado.

Foi uma enorme surpresa receber o e-mail do PMI com o resultado.. foi um sentimento de que valeu a pena todo o esforço!

Alessandra Smolenaars Dutra

A PM Tech é um provedor oficial de treinamentos (R.E.P) do PMI e consultoria em gerenciamento de projetos, PMO, metodos ágeis e gestão de riscos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Um Comentário

  1. Marco Aurelio 25 de junho de 2013 em 23:20

    Alessandra,

    Achou as questões dos simulados PM Tech bem semelhantes as do exame ?

Deixar Um Comentário