Alessandra Dutra – PMP em Março 2013

vitoria

Pessoal,

Vou deixar aqui minhas lições aprendidas no exame PMP, passei no último que ocorreu no dia 16/03.

Eu iniciei esse processo em Janeiro de 2006, quando fiz o curso da PM Tech com o Mauro Sotille, mas neste ano eu não me interessei pelo Exame porque eu ainda não tinha experiência com projetos. Final de 2006 eu entrei no Terra como Gerente de Projetos e ai me interessei pela certificação, em abril 2008 +- juntei todos os projetos que eu tinha trabalhado e mandei para o PMI, paguei a taxa, mas deixei a prova para 2009, fiz novamente o curso da PM TECH em Janeiro .. e acabei engravidando e 2009 foi o ano caótico da Gripe A, fora todos os enjoos e o medo da doença ficou inviável fazer a prova.. bem.. perdi o dinheiro.. não consegui mais recuperar.

Voltei ao trabalho em Março de 2010, mas eu trabalhava 9 horas por dia e lecionava um dia a noite, fora isso crianças, marido, ficou difícil estudar para a prova. Em agosto de 2012 passei para o Doutorado da PUC e consegui uma folga no meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro e foi aí que me decidi.. ou é agora ou nunca…

1. Comecei fazendo um planejamento com o Livro da Rita, adorei o Livro, ele explica muito bem todos os processos, áreas, e dá muitas dicas, além de ser uma ótima leitura até para quem não vai fazer a prova (#ficaadica).
2. Separei os capítulos por semana, e a cada semana eu tinha como missão: ler o capítulo e fazer os simulados do Livro da Rita, e nisso foram os meses de Dezembro, Janeiro e um pouco de Fevereiro.
3. Depois passei para o simulados da PM TECH, pela décima vez o Mauro me mandou as chaves ( Muito obrigada Mauro !) e eu comecei a fazer a cada dia uma área do conhecimento . Fiz todas as áreas ( 7 simulados de cada área)… rodei em muitos… e refiz TODOS que eu rodei.. até ter a certeza que tinha passado. Todas as questões erradas eu ia no PMBOK e no livro do Mauro para reler e aprender e colocava num papel tudo que eu ia errando para lembrar.
4. Depois de ter feito todos os simulados, reli todas as minhas anotações e no último dia eu li toda a apostila do Mauro, fiz a folha de download e rezei muito

Foi uma prova muito difícil, as questões muito parecidas com os simulados (TEM QUE FAZER OS SIMULADOS), sem tempo para respirar, 200 questões em 4 horas, não levantei nem para tomar água e nem para ir ao banheiro, uma luta contra o relógio, eu chutei as últimas 2 questões porque não deu tempo… e sai muito triste achando que não tinha passado.

Foi uma enorme surpresa receber o e-mail do PMI com o resultado.. foi um sentimento de que valeu a pena todo o esforço!

Alessandra Smolenaars Dutra

A PM Tech é um provedor oficial de treinamentos (R.E.P) do PMI e consultoria em gerenciamento de projetos, PMO, metodos ágeis e gestão de riscos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

1 comentário para Alessandra Dutra – PMP em Março 2013

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>