Márcio Goulart – Lições Aprendidas – PMP 18/11/10

Bom colegas, depois de ter utilizado muito as lições aprendidas de vocês chegou felizmente minha vez de contribuir com as minhas. Hoje pela manhã estive no Instituto Cultural, realizei o exame de certificação PMP e fui aprovado. As providências que tomei para me preparar para a prova foram as seguintes:

Em março passado realizei o processo de elegibilidade pelo site do PMI. Para este processo sugiro que as horas sejam contabilizadas em um formulário a parte, conforme solicitado pelo site, para depois colocar as horas no site dado que o site expira rapidamente. Eu acabei desenvolvendo uma planilha em Excell com as questões solicitadas, só depois fiquei sabendo (no curso) que já existe um template desta planilha. Pronta a planilha é só copiar e colar no site. Recebi o resposta da elegibilidade por e-mail dois dias depois de ter encaminhado os dados.

Em abril passado realizei o curso preparatório do PM Tech. Foi muito importante pra mim pois tive oportunidade de esclarecer e reforçar vários conceitos além de me atualizar das mudanças da última versão do guia PMBOK.  Em abril também li o PMBOK. Minha intenção inicial era realizar a prova no mês de maio, mas devido a alguns imprevistos acabei adiando.

No início deste mês de novembro retomei os estudos, relendo o PMBOK, a apostila do curso e fazendo os simulados (5 no total). Segui a orientação do Mauro: quando atingi e mantive os 80% de acertos nos simulados marquei a prova. O pagamento e a marcação foram práticos e fáceis. Primeiro no site do PMI para realizar o pagamento que confirma automaticamente e fornece um código identificador. Também aproveitei para fazer a filiação já que é a opção financeiramente mais atrativa. Depois no site da Prometric para confirmar os dados e agendar a prova. As provas em POA são sempre pela manhã às 8:30 e o agendamento poderia ser feito de um dia para o outro eu preferi agendar com três dias de antecedência. Liguei um dia antes para o Cultural e estava tudo confirmado.

Chegando no local da prova fui orientado a deixar meu material e objetos pessoais fora da sala e recebi papel e lápis para utilizar na prova. Utilizei parte dos 15 minutos de reconhecimento do software para anotar nas folhas as principais fórmulas. A prova em si apresentou muitas questões de ética e conduta, questões sobre encerramento, questões situacionais, algumas de conceitos de processos e umas 10 de cálculos elementares mas todas com necessidade de conhecer os conceitos.

Ao final da prova, utilizei as 4 horas para revisar o máximo de questões que pude, uma pesquisa de satisfação rápida que, sinceramente, achei inoportuna, uma vez que a pesquisa fica entre o final da prova e o resultado final, aí fica difícil segurar a ansiedade e reponder as 9 questões em inglês. Resultado final, CONGRATULATIONS, o comprovante provisório com o resultado é impresso na hora e o definitivo chega em até 6 semanas.

Bom gente, é isso.
Mauro, tem caneca??
Forte abraço a todos.
Márcio Vaz Goulart, PMP.

Artigos Relacionados

6 comentários para Márcio Goulart – Lições Aprendidas – PMP 18/11/10

  • Mauro Sotille

    Beleza! Parabéns!!

    Todo aluno da PM Tech aprovado no Exame ganha uma caneca “Eu sou PMP!”

    Abraço,

    Mauro

  • Ricardo Barreto

    Meus parabéns, Márcio. Excelente depoimento. Algumas perguntas:

    a) Você utilizou algum livro de referência, além do PMBok? Se utilizou, auxiliou ou não agregou?
    b) Você falou que caíram umas 10 questões de cálculos. Você poderia dizer para calcular o que?

    Obrigado

    Ricardo

  • Fabio Lara

    Grande Márcio
    Parabéns!
    Obrigado por dividir as dicas. Certamente serão muito úteis.

  • Márcio

    Ricardo,
    Além do PmBok e da apostila do curso preparatório do Pmtech também utilizei o livro Análise de Valor Agregado em Projetos do Ricardo Vargas especificamente para auxiliar na fixação dos conceitos desta técnica. Foi bastante útil!!
    Quanto às questões de cálculo que perguntaste, lembro que caiu uma sobre estimativas utilizando a técnica PERT, outras duas sobre VME e todas as demais sobre valor agregado incluindo previsões. Como falei, todas com matemática bem simples com foco maior nos conceitos da técnica.
    Abraços,
    Márcio Goulart, PMP

  • Márcio passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, muito maneiro, fantástico com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

  • Márcio

    Olá Rodrigo,
    Agradeço-lhe os elogios e também desejo o mesmo para você e sua família.
    Quanto ao blog, ele não é meu e sim do PMTech. Apenas utilizei-o para registrar as lições aprendidas ao longo do meu processo de preparação para certificação PMP.
    Cordialmente,
    Márcio Vaz Goulart, PMP

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>