- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Márcio Goulart – Lições Aprendidas – PMP 18/11/10

Bom colegas, depois de ter utilizado muito as lições aprendidas de vocês chegou felizmente minha vez de contribuir com as minhas. Hoje pela manhã estive no Instituto Cultural, realizei o exame de certificação PMP e fui aprovado. As providências que tomei para me preparar para a prova foram as seguintes:

Em março passado realizei o processo de elegibilidade pelo site do PMI. Para este processo sugiro que as horas sejam contabilizadas em um formulário a parte, conforme solicitado pelo site, para depois colocar as horas no site dado que o site expira rapidamente. Eu acabei desenvolvendo uma planilha em Excell com as questões solicitadas, só depois fiquei sabendo (no curso) que já existe um template desta planilha. Pronta a planilha é só copiar e colar no site. Recebi o resposta da elegibilidade por e-mail dois dias depois de ter encaminhado os dados.

Em abril passado realizei o curso preparatório do PM Tech. Foi muito importante pra mim pois tive oportunidade de esclarecer e reforçar vários conceitos além de me atualizar das mudanças da última versão do guia PMBOK.  Em abril também li o PMBOK. Minha intenção inicial era realizar a prova no mês de maio, mas devido a alguns imprevistos acabei adiando.

No início deste mês de novembro retomei os estudos, relendo o PMBOK, a apostila do curso e fazendo os simulados (5 no total). Segui a orientação do Mauro: quando atingi e mantive os 80% de acertos nos simulados marquei a prova. O pagamento e a marcação foram práticos e fáceis. Primeiro no site do PMI para realizar o pagamento que confirma automaticamente e fornece um código identificador. Também aproveitei para fazer a filiação já que é a opção financeiramente mais atrativa. Depois no site da Prometric para confirmar os dados e agendar a prova. As provas em POA são sempre pela manhã às 8:30 e o agendamento poderia ser feito de um dia para o outro eu preferi agendar com três dias de antecedência. Liguei um dia antes para o Cultural e estava tudo confirmado.

Chegando no local da prova fui orientado a deixar meu material e objetos pessoais fora da sala e recebi papel e lápis para utilizar na prova. Utilizei parte dos 15 minutos de reconhecimento do software para anotar nas folhas as principais fórmulas. A prova em si apresentou muitas questões de ética e conduta, questões sobre encerramento, questões situacionais, algumas de conceitos de processos e umas 10 de cálculos elementares mas todas com necessidade de conhecer os conceitos.

Ao final da prova, utilizei as 4 horas para revisar o máximo de questões que pude, uma pesquisa de satisfação rápida que, sinceramente, achei inoportuna, uma vez que a pesquisa fica entre o final da prova e o resultado final, aí fica difícil segurar a ansiedade e reponder as 9 questões em inglês. Resultado final, CONGRATULATIONS, o comprovante provisório com o resultado é impresso na hora e o definitivo chega em até 6 semanas.

Bom gente, é isso.
Mauro, tem caneca??
Forte abraço a todos.
Márcio Vaz Goulart, PMP.

Artigos Relacionados