Resenha de livro: PMP Certification – A beginner’s guide – 2nd Ed.

PMP Beginners
O livro PMP Certification, A Beginner’s Guide- 2nd Edition de George G. Angel é um bom guia para estudantes e para o profissional júnior (como o próprio título do livro informa). O livro é acessível e adequando para quem que conhecer os conceitos ou já começou a obter alguma experiência em gerenciamento de projetos e quer saber o que é necessário para iniciar os estudos visando a obtenção da certificação Project Management Professional (PMP) do PMI. Não é adequado para o profissional experiente que só precisa revisar os conteúdos para ser aprovado no exame PMP, uma vez que deixa a desejar no que se refere a fornecer subsídios para que se possa fazer o exame.

O guia cobre os fundamentos de gerenciamento de projetos, sendo baseado na quinta edição do Guia PMBOK®, buscando educar o leitor sobre a profissão de gerente de projetos e sua inserção no mundo atual, introduzindo a importância de utilizar métodos padronizados, modelos e processos. Os cinco grupos de processos, as nove áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, aquisições e  riscos) e o ciclo de vida do gerenciamento de projetos são apresentados e explicados em detalhes.

Dentre os tópicos cobertos pelo livro estão estratégias para melhoria da eficiência e eficácia dos projetos, equilíbrio de restrições, comunicação do andamento e encerramento bem sucedido de um projeto. Logo na abertura de cada capítulo são apresentadas as principais habilidades e conceitos cobertos no capítulo, que é recheado com lembretes específicos para o exame de certificação. Há seções de perguntas frequentes respondidas e vários exercícios para teste das habilidades.

Um caso de estudo é desenvolvido no decorrer do livro, de modo a demonstrar continuidade e progresso. O livro também fornece bons exemplos, listas de verificação, lições aprendidas, dicas e truques para realizar o exame de certificação.. A coleção de listas de verificação é um diferencial importante do livro (incluindo documentos reais de um projeto desenvolvido pelo autor).

O livro tem os méritos de ajudar a melhorar habilidades, mostrar como é o exame, dicas e truques e presentar lições aprendidas de projetos reais. O que funciona e o que não funciona. Onde o livro peca? Não apresenta questões simuladas ou similares à do exame e dá pouca importância a alguns tópicos importantes (como ética, por exemplo).

De modo geral o livro é bom, fornece exemplos do mundo real, é fácil de ler e informativo. O autor busca orientar o leitor a focar nos resultados finais, utilizar os recursos que lhe foram dados e conseguir aplicar imediatamente aos projetos, trabalhar em equipe (o apoio da família e colegas vão auxiliar a passar no exame) e, principalmente, não somente passar, mas se preparar para gerenciar os projetos reais, melhorando o entendimento e garantindo o sucesso do projeto.

Em resumo: O é bom e bem escrito, informando o que você precisa saber ANTES de começar a estudar para o exame PMP. Ou seja, quando você realmente for estudar para passar na prova, vai precisar de outro material.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>