PMP Beginners
O livro PMP Certification, A Beginner’s Guide- 2nd Edition de George G. Angel é um bom guia para estudantes e para o profissional júnior (como o próprio título do livro informa). O livro é acessível e adequando para quem que conhecer os conceitos ou já começou a obter alguma experiência em gerenciamento de projetos e quer saber o que é necessário para iniciar os estudos visando a obtenção da certificação Project Management Professional (PMP) do PMI. Não é adequado para o profissional experiente que só precisa revisar os conteúdos para ser aprovado no exame PMP, uma vez que deixa a desejar no que se refere a fornecer subsídios para que se possa fazer o exame.

O guia cobre os fundamentos de gerenciamento de projetos, sendo baseado na quinta edição do Guia PMBOK®, buscando educar o leitor sobre a profissão de gerente de projetos e sua inserção no mundo atual, introduzindo a importância de utilizar métodos padronizados, modelos e processos. Os cinco grupos de processos, as nove áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, aquisições e  riscos) e o ciclo de vida do gerenciamento de projetos são apresentados e explicados em detalhes.

Dentre os tópicos cobertos pelo livro estão estratégias para melhoria da eficiência e eficácia dos projetos, equilíbrio de restrições, comunicação do andamento e encerramento bem sucedido de um projeto. Logo na abertura de cada capítulo são apresentadas as principais habilidades e conceitos cobertos no capítulo, que é recheado com lembretes específicos para o exame de certificação. Há seções de perguntas frequentes respondidas e vários exercícios para teste das habilidades.

Um caso de estudo é desenvolvido no decorrer do livro, de modo a demonstrar continuidade e progresso. O livro também fornece bons exemplos, listas de verificação, lições aprendidas, dicas e truques para realizar o exame de certificação.. A coleção de listas de verificação é um diferencial importante do livro (incluindo documentos reais de um projeto desenvolvido pelo autor).

O livro tem os méritos de ajudar a melhorar habilidades, mostrar como é o exame, dicas e truques e presentar lições aprendidas de projetos reais. O que funciona e o que não funciona. Onde o livro peca? Não apresenta questões simuladas ou similares à do exame e dá pouca importância a alguns tópicos importantes (como ética, por exemplo).

De modo geral o livro é bom, fornece exemplos do mundo real, é fácil de ler e informativo. O autor busca orientar o leitor a focar nos resultados finais, utilizar os recursos que lhe foram dados e conseguir aplicar imediatamente aos projetos, trabalhar em equipe (o apoio da família e colegas vão auxiliar a passar no exame) e, principalmente, não somente passar, mas se preparar para gerenciar os projetos reais, melhorando o entendimento e garantindo o sucesso do projeto.

Em resumo: O é bom e bem escrito, informando o que você precisa saber ANTES de começar a estudar para o exame PMP. Ou seja, quando você realmente for estudar para passar na prova, vai precisar de outro material.