Prêmio Projeto do Ano 2010


Prêmio Projeto do Ano

Nos últimos três anos tenho tido a oportunidade de participar do comitê de avaliação dos projetos visando escolher o Projeto do Ano, uma promoção da Revista Mundo Project Management com a FGV. No dia 10 de Dezembro estive na unidade Berrini da FGV em São Paulo, onde ocorreu a cerimônia de premiação dos vencedores de 2010.

Este ano o prêmio, além de ser concedido ao Projeto do Ano, também foi concedido para o Projeto Inovador do Ano e Projeto Acadêmico do Ano, sendo premiado tanto o gerente do projeto quanto a empresa que o realizou.

Na categoria Projeto do Ano o vencedor foi o consórcio CCPR (Camargo Corrêa e Promon Engenharia), pelo projeto de construção da planta de Coqueamento Retardado na refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR). Silvio Luiz Zen foi o gerente do projeto. O segundo colocado foi o projeto de integração do Banco Santander Brasil com o Banco Real e o terceiro colocado foi o projeto do Sistema de Teleférico no Complexo de Favelas do Alemão no Rio de Janeiro, conduzido pela Construtora Odebrecht. Na categoria Projeto Inovador o vencedor foi o projeto de Logística Reversa da empresa T-Gestiona.

Já na categoria Projeto Acadêmico do Ano, exclusivo para trabalhos da FGV, o projeto escolhido foi  o Project Sustainability Management (Gerenciamento de Sustentabilidade do Projeto), uma nova área do conhecimento para o Construction Extension to the PMBOK® Guide, com base na norma LEED-NC. Posteriormente tive a oportunidade de orientar os alunos sobre como submeter o trabalho para apreciação do PMI.

A abertura da cerimônia de premiação contou com palestra proferida pelo professor Darci Prado sobre maturidade em gerenciamento de projetos. Segundo um estudo citado por Prado, conduzido por Brian Hobbs, os PMOs necessitam de pelo menos de dois anos para fornecer retorno efetivo, uma vez que este seria o período necessário para levantar as boas práticas e disseminá-las na organização. Nos Estados Unidos e Canadá a maioria dos PMOs pesquisados foi formada há menos de dois anos.  Isso pode explicar a razão pela qual, durante a recente crise financeira, várias empresas escolheram fechar escritórios de projetos (PMOs) e a realocar gerentes de projetos para outras áreas.

A avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos que tem sido conduzida por Prado parece corroborar a visão de Hobbs ao mostrar que as organizações que utilizam boas práticas de gerenciamento de projetos obtém uma pontuação maior na avaliação. Ou seja, a persistência no uso das boas práticas em gerenciamento de projetos aumenta a maturidade da organização e então seu valor agregado fica claro para a organização.

Mauro Sotille, PMP. Doutorando em Administração de Empresas, foi Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK 4ª Edição. Autor de livros na área e professor de gerenciamento de projetos junto a vários cursos de Pós-Graduação, tem treinado profissionais em gerenciamento de projetos e acompanhado diversas organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. É Diretor da PM Tech Capacitação em Projetos.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>