Francis Lopes – Prova PMP em papel do dia 08/12/12

read

Depois de apenas 10 dias, recebi o resultado da prova de PMP que fiz no dia 08/12 em Porto Alegre.

Não há nada de muito novo na preparação para a prova, mas vamos lá.

Fiz o curso com o Mauro entre Setembro e Outubro, durante o curso aproveitei para ler o PMBOK, confesso que não gravei muita coisa, mas de qualquer forma pelo menos uma leitura é válida. Após o curso, me dediquei cerca de 2h/dia até o dia do exame. Nessa fase fiquei basicamente fazendo simulados e anotações de pontos em que tinha mais dificuldade. Uns dias antes da prova dei um pouco mais de atenção nas questões de cálculo pra ter certeza de que estava tudo ok, não dá pra perder pontos nestas, o cálculo é básico, normalmente nem calculadora precisa, é mais questão de interpretação. E vamos à prova!!!

Estava bem treinado quanto ao tempo, fiz tudo em 3h e na 1h restante passei as respostas pra grade enquanto revisava algumas ou várias que fiquei em dúvida. Aliás, essa questão do tempo é bem importante……pois ao final percebi que algumas pessoas não administraram bem isso e tiveram problemas. Quanto às questões, não cai nada de outro mundo, embora em muitas delas eu tenha ficado em dúvida, mas por isso enfatizo que é muito importante fazer simulados, claro que depende de cada pessoa, mas eu aprendi bastante com eles sem contar que me tornei mais familiar com a forma que os diferentes assuntos são abordados nas questões.

Resumindo……um pouco de dedicação e disciplina e o resultado virá.
Boa sorte a todos que estão se preparando pra prova!!

Francis Lopes

A PM Tech é um provedor oficial de treinamentos (R.E.P) do PMI e consultoria em gerenciamento de projetos, PMO, metodos ágeis e gestão de riscos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

1 comentário para Francis Lopes – Prova PMP em papel do dia 08/12/12

  • Mariela Aranda

    Mariela Aranda, PMP (08.06.2013)

    Pessoal, queria compartilhar com vocês a minha experiência nesta jornada mais que emocionante que é no fim das contas, receber o aprovado do PMI via e-mail! (eu fiz a prova no papel)

    Fiz o curso da PMTECH em março de 2012 e comecei, nesse momento, a minha preparação para à prova. Fiz a inscrição para realizar o teste em dezembro de 2012, o resultado nesta primeira tentativa não foi a esperada, nesse momento tinha realizado os simulados e lido o PMBOK, mas não foi suficiente.

    Para a segunda prova, estudei o livro da Rita (que é muito mais fácil de ler que o PMBOK) e fiz os simulados da PMTECH novamente, avaliei cada área de conhecimento nas quais não atendia pelo menos 75% e fazia uma análise das minhas principais dificuldades, todo isto foi três meses de estudo de pelo menos 3 horas por dia, os finais de semana eram para realizar simulados (4 horas cada simulado), sempre utilizando o cronômetro para sentir a pressão do tempo voando!

    Depois de ter atingido uma média de 85% nos simulados fui para à prova e o resultado obtido foi a aprovação!

    Na prova tinha um número interessante de questões sobre risco e valor monetário esperado, as de cálculo foram bem parecidas com os simulados da PMTECH, e tinha duas questões de caminho crítico.

    Cuidem as palavras chaves, é muito importante, já que muda completamente o sentido da resposta a ser escolhida.

    Descansem muito bem no dia anterior (não é fácil a ansiedade é muito grande)e tomem um café de amanhã bem nutritivo! já que quando chega 11:30 a fome começa a se sentir, neste momento com certeza vocês estarão na questão 120 e com muita vontade de finalizar a prova logo!!!

    Quando estiverem sentindo o cansaço da prova, e muito importante parar um minuto e respirar bem fundo para recuperar as energias, esta dica é muito importante!!!

    Desejo muito sucesso a todos!

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>