Recertificação PMP – Como eu consigo as 60 PDUs?

pdusOs profissionais certificados como PMP precisam comprovar ao PMI, regularmente, que continuam se desenvolvendo nas melhores práticas de gerenciamento de projetos.

Depois que você passa no exame de certificação PMP, vem um sentimento de alívio e satisfação. Porém, em certo momento você se dá conta que a certificação não é para sempre!

Os profissionais certificados PMP devem acumular um mínimo de 60 Unidades de Desenvolvimento Profissional, conhecidas como Professional Development Units (PDUs) a cada 3 anos, a partir da data da obtenção da certificação inicial. 

OBS: Quem tem a credencial CAPM® não necessita PDUs, uma vez que a exigência para quem é CAPM é refazer o exame dentro de 5 anos.

A regra básica é que cada hora gasta em uma atividade de desenvolvimento profissional equivale a 1 PDU.

Como então obter as tais PDUs? Há vários modos de obtê-las. Alguns são pagos, porém muitas podem ser obtidas de forma fácil, sem esvaziar a sua carteira. Vamos então ver os modos de se qualificar para os requisitos de certificação continuada (Continuing Certification Requirements – CCR) do PMI.

O que é PDU?

PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia PMBOK® e envolver recursos especializados apropriados.

O PMI utiliza as PDUs para quantificar os cursos aprovados e atividades profissionais exercidas pelas pessoas certificadas, buscando garantir a manutenção destas certificações.

Não é preciso estar exercendo a função ou o cargo de gerente de projetos para continuar acumulando PDUs.

Existem várias maneiras de se obter PDUs, conforme especificado no programa de Requisitos de Continuidade de Certificação (Continuing Certification Requirements – CCR), cuja descrição pode ser encontrada no próprio guia (handbook) da certificação PMP.

Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Participar de cursos e seminários é um meio ideal para estar em dia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Além disso, muitas atividades que você exerce profissionalmente podem também ser contabilizadas como PDUs.

Atenção! Os PDUs só podem ser obtidos em atividades concluídas após a data da obtenção da credencial. Além disso, você não pode pleitear mais de uma vez a participação em um mesmo curso ou atividade.

 

VISÃO GERAL DOS REQUISITOS PARA CONTINUIDADE DA CERTIFICAÇÃO

Atenção! Aqueles que se certificarem atualmente ou para os já certificados, cujo  ciclo de renovação expira entre 01/dez/2015 e  30/nov/2017, depois de renovar, ao iniciar um novo ciclo, vão ter de se adequar às novas regras. Além disso, as PDUs cadastradas a partir  de 01/dez/2015 devem estar de acordo com as 3 áreas do PMI Talent Triangle. Saiba mais em http://blog.pmtech.com.br/pmi-talent-triangle/

Categorias de PDUs

As categorias são divididas em dois grupos:

  • Categorias de Educação: sem limite de PDUs
  • Categorias de Contribuição com a Profissão: limite de 25 PDUs por ciclo para PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA e 12 PDUs para PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP  (mudou! era 45 PDUs, para quem ainda está no ciclo antigo).

 

EDUCAÇÃO

Sem limite no número de PDUs obtidas no ciclo de 3 anos. Não há limite máximo para as PDUs na categoria educação. Todas as 60 PDUs para a certificação PMP, por exemplo, podem ser obtidas por meio de atividades de ensino.

Uma (1) hora de aprendizado relacionado ao gerenciamento de projetos em uma atividade estruturada ou curso é igual a um (1) PDU. É possível também reportar percentuais 0,25, 0,50 e 0,75.

As PDUs de educação devem estar alinhadas ao  “PMI Talent Triangle”:

  • Gerenciamento de Técnico de Projetos: um mínimo de 8 PDUs devem ser conquistadas em educação focada na aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados com domínios específicos de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio (ex.: cronogramas, valor agregado, riscos, etc.).

  • Liderança, um mínimo de 8 PDUs devem ser conquistadas através da educação centrada na aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos orientados à liderança, incluindo competências transversais que ajudam uma organização a alcançar seus objetivos de negócios (ex.: liderança de equipes, comunicação, negociação, etc.).

  • Gestão Estratégica e de Negócios, um mínimo de 8 PDUs devem ser obtidas em educação centrada na aquisição de conhecimento e experiência na indústria ou organização que você trabalha, que melhora o desempenho e proporciona melhores resultados de negócios (ex.: engajamento de partes interessadas, segurança)

pmi-talent-triangle

 

Atividades de educação que geram PDUs:

  • Cursos ou treinamentos oferecidos por Registered Education Providers (R.E.P.) do PMI são pré-aprovados e já apresentam a divisão de PDUs conforme o PMI Talent Triangle. Veja aqui alguns cursos que você pode fazer. Conheça mais sobre os R.E.P.s.
  • Cursos que tenham alguma ligação com o “PMI Talent Triangle”, como Escritório de Projetos, de Portfólio, Melhores Práticas, de ferramentas, Negociação, Liderança, etc., mesmo que não registrados junto ao PMI.
  • Cursos acadêmicos: Oferecidos por uma Universidade ou Faculdade.
  • Eventos de organizações, como os chapters do PMI.
  • Congressos, conferências, seminários ou simpósios: Estes eventos oferecem ótimas oportunidades de networking com os colegas da profissão e dão direito a PDUs pelas palestras (em geral con duração entre 1 e 2 horas) às quais você comparece.
  • Media online ou digital: Inclui webinars, podcasts, CD-ROMs interativos e vídeos
  • Leitura de livros, artigos, manuais de instrução, blogs, wikis,  etc.
  • Aprendizado informal compartilhando conhecimentos de gerenciamento de projetos com outros profissionais, em painéis ou fóruns de discussão, sessões de aprendizado e discussões estruturadas.
  • Mesmo que não mencionem explicitamente que geram PDUs, qualquer curso, conferência, seminário ou mesmo webinar relevante para sua educação em gerenciamento de projeto pode ser utilizado para manter a certificação.
  • Deve ser armazenada a Confirmação de Inscrição, Certificado ou Carta de Presença, informando o conteúdo e a qualificação do professor, para o caso de auditoria.
  • É importante observar não há mais limite nas PDUs da categoria Educação que o profissional pode obter durante um ciclo CCR.

 

CONTRIBUIÇÃO COM A PROFISSÃO

Com um limite máximo de 25 PDUs a serem obtidas no ciclo de 3 anos (eram 45 PDUs, para quem ainda está no ciclo antigo).

 Criação de novos conhecimentos em gerenciamento de projetos

  • Envolve a autoria de livros ou artigos (mesmo que seja na newsletter de sua empresa), a apresentação de palestras em eventos, cursos, seminários, podcasts, webinars ou mesmo ser palestrante ou moderador de um painel ou discussão relevante. Note que tanto o tempo necessário para preparar ou criar este conhecimento, quanto o tempo para apresentá-lo, contam PDUs

Serviço voluntário

  • Uma (1) hora de serviço voluntário é igual a um (1) PDU.
  • Junto ao PMI: Atuando como voluntário nos congressos e eventos promovidos pelo PMI ou pelos Chapters ou junto aos grupos de revisão dos guias do PMI.
  • Atuar como Diretor ou membro de um comitê, junto a um Chapter ou Comunidade de Prática do PMI ou outra organização ligada a gerenciamento de projetos.
  • Outros serviços voluntários: Você pode oferecer os seus serviços profissionais em uma organização fora do seu ambiente de trabalho profissional. Você pode trabalhar como um diretor ou como um voluntário de uma organização de gerenciamento de projetos. Ou ainda, você pode prestar serviços voluntários como gerente de projetos para a comunidade ou para um grupo de caridade.

Trabalhar como um profissional em gerenciamento de projeto

  • Exercer atividades ligadas a gerenciamento de projetos por um mínimo de 6 meses dentro de um período de 12 meses.
  • Novos certificados ou aqueles cujo ciclo expirou depois de 01/dez/2015 podem solicitar 08 PDUs por ciclo de 3 anos (eram 05 PDUs a cada 12 meses, em um total de 15 PDUs a cada 03 anos, para quem ainda está no ciclo antigo).
  • Documentação exigida mediante pedido de auditoria: prova de emprego (trabalho)

Como devem ser reportadas as atividades?

Seu ciclo CCR de 3 anos inicia no dia em que você passa no exame. Se no dia do terceiro aniversário da sua certificação você não tiver cadastrado as 60 PDUs e pago a taxa de renovação, sua credencial fica na posição “suspensa”. Um ano após ter iniciado a suspensão, se os requisitos não tiverem sido atendidos, a credencial expira e você vai ter de fazer o exame novamente.

Os profissionais certificados são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O melhor modo para reportar é  acessar o Continuing Certification Requirements System, através do site https://ccrs.pmi.org/ utilizando seu nome de usuário e senha (cadastrados quando da obtenção da certificação). Neste site será mostrado um resumo de suas PDUs e será possível cadastrar as PDUs para manter sua credencial em Report PDUs.

Nota: Se você tiver mais PDUs que o necessário para completar seu ciclo CCR, você pode aproveitar até o máximo de 20 PDUs obtidas no último ano do seu ciclo atual, para o próximo ciclo!

Clique aqui para detalhes sobre como cadastrar suas PDUs

Posso reivindicar os PDUs correspondentes mesmo quando estes cursos não mencionam que geram PDUs ?

Mesmo que os cursos não mencionem explicitamente que geram PDUs, qualquer curso, conferência, seminário ou simpósios relevantes a sua educação em gerenciamento de projeto podem ser utilizados para manter a certificação, na Categoria Educação. Uma hora de treinamento em assunto relacionado a gerenciamento de projetos é igual a 1 PDU. É possível também reportar percentuais 0,25, 0,50 e 0,75. As PDUs de educação devem estar organizadas de modo que fiquem alinhadas ao “PMI Talent Triangle”. Deve ser armazenada a Confirmação de Inscrição, Certificado ou Carta de Presença, informando o conteúdo e a qualificação do professor, para o caso de auditoria.

Horas de treinamento em cursos como COBIT e ITIL geram PDUs?

Os treinamentos de ITIL e COBIT, embora não sejam baseados nas boas práticas do PMI, envolvem uma estrutura de gerenciamento de projetos e treinamento em gestão de TI e na estrutura de governança de TI, assim geram PDUs. O mesmo acontece com cursos Scrum.

Note que a certificação ITIL, COBIT ou ScrumMaster em si não gera PDU, somente as horas de treinamento realizados para obtê-las (categoria B: Educação Continuada).

AUDITORIA

Todos os certificados PMP que solicitam PDUs devem manter um arquivo pessoal, com todas as evidências, certificados, notas e datas das discussões ou leituras, cartas, agendas de cursos, publicações ou outros documentos que suportem as atividades reportadas, para ser apresentado caso o PMI solicite para fins de auditoria. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 18 meses após o final do Ciclo CCR.

OBS: Não existe o conceito de “validação” de PDUs previamente à submissão.

TAXAS

Para cadastrar os PDUs não é necessário pagar nada. No entanto, ao final do ciclo de 3 anos há uma taxa de renovação de US$ 60 para os filiados ao PMI e de US$ 150 para os que não são filiados. Quando você completa 60 PDUs, automaticamente a taxa de renovação vai para o seu ‘carrinho de compras’ do site. Você deve ir até lá e validar a compra.

Próximo da data de sua renovação você irá receber um e-mail do PMI com instruções.

SUSPENSÃO / CANCELAMENTO DA CERTIFICAÇÃO

Como você não registrar os PDUs ou pagar a taxa, você vai ser colocado em um status de suspensão. O período de suspensão tem duração de um ano (12 meses) e você não pode se referir a si mesmo como PMP. Se você não concluir o processo de renovação dentro do período de suspensão sua credencial vai expirar.

Note que mesmo pagando dentro desse um ano a próxima data de seu ciclo não muda. Ou seja, depois que você sai do status suspenso e é reintegrado ao status ativo seu ciclo de 3 anos continua relacionado à data que você obteve a certificação.

MÚLTIPLAS CERTIFICAÇÕES

As PDUs que você ganhar para manter as credencias PgMP, PfMP, PMI-PBA, PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP também podem ser utilizadas para manter a certificação PMP. Note, porém, que as PDUs obtidas para PMI-SP, por exemplo, devem ser da área especializada de cronograma de projetos e não podem ser usadas para a Credencial PMI-RMP.

COMO TRANSFERIR PDUs PARA O PRÓXIMO CICLO

Se você ganhar mais PDUs do que o necessário durante o seu ciclo CCR, você pode transferir 20 PDUs para o próximo ciclo de sua certificação/CCR, para manter sua certificação PMP. Atenção! Somente as PDUs excedentes obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua certificação podem ser transferidas.

Em seu relatório, “PDUs applied from a previous cycle” são as PDUs que você ganhou a mais do que o necessário no ciclo anterior e foram transferidas para o próximo ciclo. “PDUs available to apply to the next cycle” são as PDUs que estão sobrando no ciclo atual e poderão ser usadas no próximo ciclo de 03 anos.

GUIA COMPLETO

Clique aqui e baixe um guia completo em Português  (em PDF) com tudo que você deve saber sobre PDUs

Baixe o novo guia do PMI com orientações sobre os PDUs a partir de dez/2015: CCR Program Handbook


Há várias outras formas de obter PDUs. Maiores informações podem ser encontradas aqui no website do PMI. Um guia de como usar o sistema de cadastramento na internet pode ser encontrado em http://www.pmi.org/Help/ccrs_user/default.htm (em inglês).

Para respostas do PMI (em Inglês), sobre as dúvidas mais frequentes: http://www.pmi.org/Certification/Certification-FAQ.aspx#audit

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

66 comentários para Recertificação PMP – Como eu consigo as 60 PDUs?

  • Eduardo Okayama

    Excelente matéria!!
    Estamos incentivando o grupo de gerenciamento de projetos dentro de nossa empresa a se profissionalizar no ramo. Porém, existe uma dúvida: se um profissonal se certifica em PMP e, posteriormente tb se certifica em PgPM, a necessidade de PDU’s para o ciclo CCR de 3 anos seria de 60 PDU’s ou necessariamente deverá ser acumulativa, isto é, 120PDU’s devido a este profissional ter os dois títulos?

    Grande abraço!
    Okayama

  • Olá Eduardo,

    Para alinhar as certificações PgMP e PMP, devem ser obtidas 60 PDUs (não 120 PDUs) durante o ciclo de 3 anos, visando manter ambas as certificações. Você também tem de pagar somente uma taxa de renovação (US$60). O PMI permite que seja escolhida uma entre duas opções:

    A) A data de renovação de ambas as credenciais vai ser a da nova credencial. Assim as PDUs que você tinha antes de obter a nova credencial são invalidadas e você deve começar a obtê-las novamente.

    B) A data de renovação de ambas as credenciais vai ser a da credencial que você já tem. Assim continuam valendo para ambas as credenciais as PDUs antigas, porém pode ser que a data final de seu ciclo “chegue” mais cedo.

    Do mesmo modo, as PDUs de áreas especilizadas obtidas para as credenciais PMI-SP e PMI-RMP podem ser contadas para manter a credencial PMP ou PgMP. O que não pode é usar as PDUs da PMI-SP na PMI-RP.

    Abraço,

    Mauro Sotille

  • Excelente artigo!

    Conquistei minha credencial no ano passado e estava cheia de dúvidas sobre como declarar meus PDUs.

  • Joseppina Cei

    Estou querendo reportar os meus PDUs mas, estou com dúvidas a respeito de como preencher o formulário na categoria “C” no que concerne a leituras de livros e artigos, o que eu coloco nos campos:

    Program/Title description, Provider name, Address, city, já que são estudos autodidatas.

    Por favor se puder me ajudar, mandando-me um exemplo eu agradeço.

  • Mauro Sotille

    Vocë deve ter evidëncias que apoiem o seu aprendizado, como notas que vocë tomou e datas da discussäo ou leitura. Por exemplo: Se você leu um livro ou artigo, deve colocar em Title Description o título do livro/artigo, em Provider Name a editora ou entidade que publicou, o endereço da editora ou website de onde você baixou o artigo e a cidade (ou país) onde foi publicado. Espero que ajude. Abraço,

    Mauro Sotille

  • Joseppina Cei

    Obrigada Mauro, ajudou muito

  • Sandro Lima

    Horas como professor de aulas de Gerenciamento de Projeto em Universidade (graduação ou pós-graduação) podem ser convertidas em PDUs?

  • Mauro Sotille

    As horas como professor em cursos de gerenciamento de projetos se enquadram na categoria D (Criar um curso ou desenvolver conteúdo de curso para treinamentos relacionados a gerenciamento de projetos / Servir como palestrante ou instrutor para cursos ou apresentações relacionadas a gerenciamento de projetos)

    Note que tanto o período necessário para preparar ou criar este conhecimento quanto o tempo para apresentá-lo podem gerar PDUs. Por exemplo, você pode gastar 7 horas para preparar uma apresentação e 1 hora para apresentar, acumulando desse modo 8 PDUs. Lembre que você pode acumular no máximo 45 PDUs dentro do grupo “Contribuir com a Profissão”, tendo de obter outras 15 no grupo de categorias educacionais.

    Se você cair na auditoria (cerca de 10 por cento das submissões), você deve apresentar cópias de publicações ou do material da disciplina e a ementa/programa da disciplina.

  • Giovane

    Temos promovido, mensalmente, palestras com temas relacionados ao Gerenciamento de Projetos, cujos palestrantes são profissionais do mercado. Caso passemos a emitir certificados de participação, estes darão direito a PDUs para os participantes com certificação PMP? Essas palestras são reconhecidas pelo PMI como fonte de PDUs?

  • Mauro Sotille

    As horas como audiência se enquadram na categoria B: Atender cursos / treinamentos / webinars, etc., oferecidos por seu empregador ou outra organização. Cada hora de instrução em gerenciamento de projetos equivale a 1 PDU. Em caso de auditoria, basta apresentar o certificado.

  • Rodrigo Galati

    Mauro, boa tarde
    Sou certificado PMP, caso eu venha me certificar na PMI-ACP, posso considerar PDU´s em minha certificação PMP? Se sim qual a quantidade?
    Muito obrigado.

  • Mauro Sotille

    A certificação PMI-ACP requer 30 PDUs na área de projetos ágeis. Os PDUs obtidos para a certificação PMI-ACP podem ser utilizados para manutenção da certificação PMP. Desse modo, para manter a certificação PMP e também a PMI-ACP você necessita somente 60 PDUs (não 90 PDUs).

  • Noel

    Obrigado pelos esclarecimentos, Mauro!

    Estou pensando em criar apresentações de lições aprendidas para cada projeto de nossa organização. A Idéia é compartilhar os conhecimentos com outros PMPs da empresa e aprender as lições deles. Nesse caso, podemos ganhar PDUs como preparadores, apresentadores e os colegas PMPs podem ganhar como assistentes da apresentação?

  • Mauro Sotille

    Olá Noel,

    Os apresentadores podem obter PDUs na categoria D, tanto relativos ao tempo necessário para apresentar quanto ao tempo necessário para preparar a apresentação. Mater cópias dos materiais apresentados para servir como comprovação. Já os participantes podem obter PDUs na categoria B, porém será necessário emitir um certificado ou carta informando o assunto coberto e as qualificações do apresentador.

    Abraço,

    Mauro Sotille

  • George

    Caro Mauro,
    orientação de trabalhos acadêmicos de pós-graduação, podem ser enquadrados na categoria D, ou C?
    Como lançar isso em quantidades de PDUs? Horas de orientação = PDUs?

    Grato.

  • Noel

    Mauro, obrigado pelo esclarecimento anterior.

    Nas categorias D, E e F só podemos ganhar no máximo 45 PDUs. Porém, podemos ganhar as 45 PDUs apenas na categoria D ou E, já que a F tem limite de 15 PDUs por ciclo?

    Abraço,

    Noel

  • Mauro Sotille

    George,
    Orientar um trabalho acadêmico se enquadra na categoria D, onde você ganha PDUs pro criar (ou auxiliar a criar ) novo conhecimento em gerenciamento de projetos, sendo equivalente a ser co-autor do trabalho. O tempo dispendido na orientação conta como PDUs. O nome do orientador deve constar no trabalho, cuja cópia servirá de prova em caso de auditoria.

    Abraço,

    Mauro Sotille

  • Mauro Sotille

    Noel, É possível ganhar 45 PDUs apenas com as categorias D e E. A categoria F é relativa ao trabalho com gerente de projeto. Mauro Sotille

  • Eduardo

    Mauro, boa tarde!

    Meu período do ciclo do PMP termina em 30/10/2012. Se eu reportar hoje (27/9/2011) e completar os 60 PDU´s, a taxa de $150 da renovação deverá ser pago até o fim do ciclo (30/10/2012), ou será antecipado? O termino do ciclo continua sendo 30/10/2012 ou será antecipado, já que, completei os 60 PDU´s hoje?

    Grato.

    Eduardo.

  • Mauro Sotille

    Eduardo,
    As datas de seu ciclo não são alteradas se você adiantar a renovação. Ou seja, seu novo ciclo vai iniciar dia 31/12/2012, independentemente de você ter completado e pago a taxa antecipadamente. Do mesmo modo, se você atrasar e entrar em status suspenso, a próxima data de seu ciclo CCR não muda depois que você sai do status suspenso e é reintegrado ao status ativo.
    Mauro sotille

  • Eduardo

    Mauro,

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    Eduardo.

  • Ivan

    Mauro, eu me certifiquei PMP em junho de 2009, eu posso reportar na categoria F os anos de 2009 e 2010 somando 10 PDUs relativo a atividades como gerente de projeto? E por consequência no final deste ano considerar mais 5 PDUs somando as 15 PDUs máximas por período?

    Ivan

  • Mauro Sotille

    Oi Ivan,
    A categoria F é relativa ao trabalho como profissional em Gerenciamento de Projetos. Nesta vocë pode obter 5 PDUs a cada período de 12 meses. Assim, se você vem atuando como GP e já trabalhou 36 meses na área após a sua certificação (2009, 2010 e 2011), pode pleitear as 15 PDUs.

    Abraços,

    Mauro Sotille, PMP

  • Gladston Muniz, PMP

    Caro Mauro,
    Com a obtenção de outra certificação na área de GP, como a IPMA-C, Prince2 ou MCST, eu consigo fazer a pontuação para manter a minha certificação? Caso afirmativo, como eu consigo quantificar os PDU´s?

    Grato,
    Gladston Muniz, PMP

  • Mauro Sotille

    Olá Gladston,

    A credencial (certificado) em si não fornece PDUs. No entanto, se você participou de treinamento visando a obtenção dessas certificações, essas horas sim são contadas na categoria B (Continuing Education). Se você não participou de treinamento, porém estudou para obtê-las, você pode submeter horas na categoria C (Self-directed Learning).

    Abraços,

    Mauro Sotille

  • Irina

    Conta como PDU, as atividades em período anterior à certificação?

    Se eu fizer um curso de fundamentos de GP e um tempo depois conseguir a certificação, esse curso vale como PDU?

  • Mauro Sotille

    Não. Atividades prévias à certificação não geram PDUs.

  • Reinaldo Alves

    Olá Mauro

    Possuo assinatura da revista MundoPM desde o início da minha certificação, 2009. Posso me utilizar desta revista para ganhar PDU junto ao PMI. Se sim, como faço?

    E na compra de livros sobre gerenciamento de projetos, como faço para registrar no PMI para registro de PDU?

    Agradeço antecipadamente,
    Reinaldo Alves

  • Mauro Sotille

    Olá Reinaldo,

    PDUs obtidas por atividades de aprendizado individual, pesquisa ou auto-estudo se enquadram na categoria C, que inclui leitura de artigos, livros ou documentação, assistir a vídeos, DVD, ouvir podcast ou outro material eletrônico e debate formal com outros profissionais, clientes ou consultores e receber mentoring ou coaching.
    Cada hora de estudo é igual a 1 PDU. Há uma restrição de até 30 PDUs nesta categoria a cada ciclo de 3 anos. Os documentos requisitados para Auditoria pelo PMI consistem de evidências do auto-estudo, como notas, nomes dos materiais e datas.

    Para cadastrar, recomendo ler http://blog.pmtech.com.br/2011/12/como-cadastrar-pdus/

    Abs,

    Mauro Sotille

  • Jefferson Delfino

    Caro Mauro,

    Leciono aulas de Gerenciamento de Projetos para uma turma de Pós Graduação, posso utilizar essa atividades para lançar meus PDU’s?

    Grato
    Jefferson Delfino

  • Mauro Sotille

    Criar um curso ou desenvolver um material para curso de gerenciamento de projetos ou atuar como instrutor de gerenciamento de projetos pode ser lançado na CATEGORIA D: Criação de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Os tempos dispendidos para criar o material e apresentar podem ser considerados para PDUs.
    O número máximo de PDUs na categoria D é 45 PDUs.

  • Amintas

    Boa Tarde,

    Mauro completei hoje meus 60 PDU’S e meu ciclo só vence no dia 17/02/2015. Se eu antecipar o pagamento, o ciclo de PDU”S proximo abre para declaração? Ou devo esperar?

    Atenciosamente,

    Amintas Maciel Teixeira, MBA, PMP e PRINCE2
    tel. +55 (31) 9895-1028

  • Mauro Sotille

    Oi Amintas,

    Somente as PDUs obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua certificação podem ser transferidas para o prõximo ciclo. E isso independe de quando vocë fez o pagamento.

    Sobre o pagamento, depois que o Escritório de Registros CCR confirma que você atendeu aos requisitos de PDU, você receberá uma notificação eletrônica para se candidatar para a Renovação de Credencial. Uma vez recebida essa notificação, você pode preencher a Candidatura para Renovação de Certificação e efetuar o pagamento da taxa de renovação no sistema de certificações on-line. Note que isso não altera as datas do teu ciclo de certificação.

    Abraço,

    Mauro

  • Ivan

    Boa Tarde Mauro, no mesmo contexto da pergunta do Amintas fiquei com uma duvida, porque eu completei as 60 PDUS já paguei a renovação, mas o meu vence em 17/06/2012. Já tenho 20 PDUS que foram transferidas. PERGUNTA: Se eu submeter que seja mais 15 PDUs AGORA antes do 17/06/2012 estas PDUs serão contabilizadas (20 da transferencia + 15 submetidas agora) dentro do próximo período que vence 17/06/2015 OU tenho até fechar a data do ciclo atual?

    Obrigado,
    Ivan

  • Mauro Sotille

    Há um limite máximo de 20 PDUs, obtidas no último no (12 meses) do ciclo de sua certificação, que podem ser transferidas para o próximo ciclo. O pagamento antecipado não altera o ciclo. Seu ciclo de certificação/CCR ativo começa no dia em que você é aprovado no exame e termina três anos depois da aprovação no
    exame. Após a renovação de sua credencial, um novo ciclo de três anos começa. Ou seja, no teu caso, as 15 PDUs obtidas depois do pagamento, porém antes do final do ciclo, serão desprezadas, uma vez que você já atingiu o limite máximo de 20 PDUs que podem ser transferidas.

    Abs, Mauro.

  • Milena

    Mauro,
    Gostaria de lhe solicitar um esclarecimento, ainda não tenho PDU’s para a categoria de voluntário ou criar material ou ministrar o curso, já tenho PDUs de treinamento e trabalhando na profissão. Meus 3 anos vencem em 15 dias da qual não terei tempo de conseguir todas as PDUs. Li que depois de 3 anos , fica suspenso por 1 ano e assim eu teria este 1 ano para completar as PDUs, é isto mesmo ?
    É correto afirmar que tenho então 1 ano para completar as PDU’s e após isto o certificado será renovado ?
    Obrigada pelo esclarecimento.
    Milena

  • Mauro Sotille

    Oi Milena,

    Se você não ganhar nem registrar as PDUs necessárias durante o seu ciclo de CCR, você será colocado em um status de suspensão. O período de suspensão tem duração de um ano (12 meses). Se seu status estiver suspenso, você não pode se referir a si mesma como PMP até você ganhar as PDUs necessárias ou concluir o processo de renovação, dentro do período de suspensão de um ano. Se você não obtiver as PDUs necessárias ou não realizar o processo de renovação dentro do período de suspensão, você perderá sua credencial. Para obter a credencial novamente, você terá de se candidatar de novo através do envio de sua candidatura inicial novamente, das taxas iniciais associadas, e refazer o exame.

    Durante o período da suspensão você pode obter as PDUs necessárias ou registrar atividades que foram realizadas durante o ciclo, mas que vocë não havia registrado. Quando você sai do status suspenso e é reintegrada ao status ativo a próxima data de seu ciclo CCR não muda (O período de suspensão se sobrepõe ao tempo de seu próximo ciclo).

    De qualquer modo, o ideal é registrar suas PDUs e finalizar o processo de renovação antes do término do seu ciclo CCR a fim de evitar a suspensão de sua credencial. Tente, por exemplo, a categoria auto-estudo.

    Abraço,

    Mauro Sotille

  • Milena

    Mauro,
    Gostaria de um esclarecimento.
    Para o report da PDU’s posso acumular 60 PDU’s com as categorias A,B,C,F e nao reportar nada nas categorias D e E ?
    Obrigada
    Milena

  • Mauro Sotille

    Olá Milena,

    Para a certificação PMP você pode, se desejar, reportar todo o conjunto das 60 PDUs nas categorias “A”, “B”, “C” e “F”. A categoria “C”, no entanto, está limitada a 30 PDUs por período e a categoria “F” está limitada a 15 PUDs por período. Além disso o conjunto das categorias “D”, “E” e “F” é limitado a 45 PDUs por período.

    Abs,

    Mauro

  • claudia

    Mauro,

    Escrevo para parabeniza-lo pelo Site, tirou todas as minhas duvidas e angustias.
    Muito obrigada.

    abs

  • Sady

    Prezado Sotille,
    Primeiramente, parabéns pelo site e pelos excelentes esclarecimentos. Meu ciclo PMP expira em 28/jun/2013, e é a primeira vez que passo pelo processo de renovação. Em função disso, por pura inexperiência, acabei deixando para registrar todas as minhas PDU’s somente agora, no final do ciclo, e não quando efetivamente ocorreram. Isso inclui inclusive publicações de artigos científicos sobre GP em periódicos e congressos, facilmente comprováveis. No entanto, percebi que as PDU’s relacionadas a atividades dos anos anteriores (2010, 2011 e 2012) não foram aceitas, ficando como “Unapproved Claims (In-Process & Rejected)”, ao passo que as atuais ficaram com status “Earned Claims”. Pergunto se isso é normal e se o PMI costuma rejeitar PDU’s pelo simples fato de terem sido registradas com mais de um ano de atraso, apesar de ainda dentro do período do ciclo. Caso rejeitem por este motivo, pergunto o que posso fazer para tentar reverter a situação?
    Abraço e agradeço antecipadamente,
    Sady

  • Mauro Sotille

    Oi Sady,

    Logo que você as submete, todas as solicitações vão aparecer na seção “Unapproved (In-Progress & Rejected)” de sua página de atividades, logo que você as submete. Clique no sinal de mais ao lado da solicitação para ver mais detalhes sobre a posição. Se a posição é “Submitted,” quer dizer que está no processo de revisão (e, se estiver tudo OK, vai ser aprovada). “Additional Information Needed,” você vai poder ver qual informação adicional está sendo solicitada. Se for “Rejected,” você vai poder ver a razão pela qual não foi aprovada.

    Abraços, Mauro

  • Ivan

    Olá Mauro,
    Muito bom o artigo. Gostaria de tirar uma dúvida. Os curso e treinamentos que o aluno faz para obter a certificação valem PDU’s. Após a aprovação, o aluno pode utilizar os treinamentos para gerar PDU’s? Exemplo: O aluno faz um curso de fundamentos em GP e Treinamento em PMBoK avançado. No mesmo ano, passa no exame. O curso realizado pode ser aproveitado para obtenção de PDU’s?

    Grato.

  • Mauro Sotille

    Não, não pode. Os PDUs só podem ser obtidos em atividades concluídas depois data da obtenção da credencial. Além disso, você não pode pleitear mais de uma vez a participação em um mesmo curso ou atividade.

    Abs, Mauro

  • Fabio

    Após a certificação PMP, fiz um curso de itil e me certifiquei e agora pretendo fazerum de cobit. Esses cursos podem ser lançados como PDUs do PMI ?

  • Mauro Sotille

    Sim, os treinamento de ITIL e COBIT, embora não sejam baseados nas boas práticas do PMI, envolvem uma estrutura de gerenciamento de projeto e treinamento em gestão de TI e na estrutura de governança de TI. O mesmo acontece com cursos Scrum.

  • Claudia

    Boa Noite Mauro.

    Sou certificada PMP desde DEZ/2013, estou em processo de recertificacao. Tenho algumas perguntas:

    1) Ate o momento tenho 42.75 PDUs. Porem li numa resposta sua a um usuario queexiste um limite de 30 PDUs obtidas em cursos e videos online, entendi corretamente? Recentemente adquiri um programa de recertificacao pela minha empresa, em que voce pode adquirir ate 100 PDUs atraves dos cursos, por isso a pergunta.

    2) Recentemente Fiz um curso de Oratoria, que durou 16hs. É um curso que me ajuda na funcao, ele pode ser usado para gerar PDUs?

    3) Atualmente atuo em outra funcao (Gerente de Operacoes/Servicos). Mas desenvolvo varios projetos internos na minha área e um deles venho tocando desde out/2013. Posso usar esse trabalho para gerar as horas, ou somente podem reportar horas de trabalho em Projetos quem esteja EFETIVAMENTE atuando como GERENTE DE PROJETOS?

    Aguardo retorno e desde ja agradeco.

    Claudia Silva

  • Claudia

    1) A Categoria C: Auto aprendizado direcionado, está limitada a 30 PDUs durante um ciclo CCR. Não há limite para as categorias A : Cursos e eventos de REPs e categoria B: Educação continuada em geral

    2) Os cursos devem ter alguma ligação com o tema gerenciamento de projetos, como Escritório de Projetos, de Portfólio, Melhores Práticas, de ferramentas, Negociação, Liderança, etc. Acho que um curso de oratória tem ligação.

    3) Só é válido trabalho como trabalho como gerente de projetos.

    Abs,

    Mauro

  • Gabrielle

    Olá Mauro.

    Sou certificada PMP e o meu primeiro ciclo de recertificação terminou em 04/05/2012. Para esse primeiro ciclo, foram aprovadas 79 PDUs, sendo que 19 delas foram obtidas no último ano do ciclo (06/12/2011 – 15 + 2 PDUs e 10/08/2011 – 2 PDUs).
    No entanto, para o ciclo atual, aparecem apenas 17 PDUs transferidas do ciclo anterior.
    Existe alguma categoria que não possibilite a transferência para o ciclo seguinte? Se não existir essa restrição, você saberia dizer porque estão sendo consideradas somente 17 PDUs ao invés de 19 PDUs?
    Ah, mais uma dúvida, essa transferência é automática ou é necessária alguma ação para efetivá-la?

    Muito obrigada!

  • Gabrielle,

    Se você ganhar mais PDUs do que o necessário durante o seu ciclo CCR, você pode transferir 20 PDUs de qualquer categoria para o próximo ciclo de sua Certificação PMP. Somente as PDUs obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua certificação podem ser transferidas. Isso, em geral, é feito de modo automático pelo Sistema do PMI. Caso não esteja ocorrendo, consulte customercare@pmi.org. Abs.

  • Renato

    Tenho um colega que fez a prova em 2011 mas não tirou as PDU´s. Neste caso ele perde a certificação ou se ele conseguir as PDUs necessárias poderá reportar?

    Muito Obrigado,
    Renato.

  • Oi Renato,

    O ciclo da certificação PMP dura três anos. Durante este período, ele deve obter no mínimo 60 PDUs. Se ele não obteve as PDUs no prazo, foi colocado em um status de suspensão. O período de suspensão tem duração de um ano (12 meses). Se ele não obter as PDUs necessárias ou não realizar o processo de renovação dentro do período de suspensão, então perderá definitivamente a certificação.

    Abs, Mauro

  • wesklei

    Mauro, Tudo Bem ?

    Estou com a seguinte duvida, estou finalizando um MBA em Gerenciamento de Projetos, vi que devo reportar essas PDUS no modo de educação continua, mas minha duvida é a seguinte quantas PDUS eu devo reportar por esse curso de MBA ???

  • Wesklei,

    Uma (1) hora de aprendizado relacionado ao gerenciamento de projetos é igual a um (1) PDU. Cursos acadêmicos: Oferecidos por uma Universidade ou Faculdade são cadastrados na Categoria B: Educação continuada. Se você ganhar mais PDUs do que o necessário durante o seu ciclo você pode transferir 20 PDUs excedentes obtidas no último um ano do ciclo de sua certificação para o próximo ciclo.

    Abraços, Mauro.

  • wesklei

    Mauro, obrigado pela resposta, mas ainda estou com essa duvida, o curso tem cerca de 240h, como é um MBA em Gerenciamento de Projetos a minha duvida é declaro 240 PDUS ?? ou tem uma quantidade X que posso declarar nesse caso ?

  • Não há um limite máximo de horas, pode reportar as 240h. Lembre que, se você for auditado, vai ter de mostrar um comprovante de que já completou o curso. Se você não finalizou o MBA, melhor reportar algumas disciplinas individualmente, com suas horas, e apresentar algum comprovante de que você já completou a disciplina, caso seja solicitado. Abs,

  • Bianca

    Mauro,

    Acabei de ver que as regras para Re-certificação mudaram. Eles estão subdividindo no minimo 8 pdus tecnicas, 8 para lideranca e 8 para Estrategia e Gestão de Negocios. Voce poderia me esclarece melhor essa nova forma? Eles falam tambem de no maximo 25 pdus para Outra categoria. Eu trabalho como escritorio de projetos. Como posso colocar as horas de trabalho uma vez que não estou com apenas um unico projeto e sim gerando relatorios? Desde já obrigada!!!

  • Olá Bianca. As novas regras só começam a valer a partir de 01/dez. Veja um artigo completo com todas as informações em http://blog.pmtech.com.br/pmi-talent-triangle/. Note que se o seu ciclo de renovação expira até 3o/nov/2017, embora tenha de cadastrar as PDUs de acordo com as 3 áreas, no que se refere ao número de horas nas categorias educação e Giving Back conformidade com o novo formato é incentivada, mas não obrigatório para renovar.

  • Marcelo Barros

    Olá Mauro, como vai?
    Obtive a minha certificação PMP em 2013, sendo valida até 2016. Durante o ano de 2014 realizei um treinamento e obtive os PDUs necessários para a renovação do ciclo, tornando minha certificação valida até 2019.
    Atualmente curso gestão estratégica devendo terminar o MBA no mês de junho de 2016, dessa forma posso aproveitar às matérias pertinentes a gestão para renovar mais um ciclo?

  • Marcelo, você não informou o mês de 2016. Se você obtiver o certificado de conclusão no ciclo que se encerra você pode transferir apenas 20 PDUs excedentes obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua para o próximo ciclo. Se você obtiver o certificado já no novo ciclo, pode aproveitar todas as horas. Note que, depois de renovar, ao iniciar um novo ciclo, você vai ter de se adequar às novas regras, nas quais todas as 60 PDUs para a certificação PMP podem ser obtidas por meio de atividades de ensino, desde que alinhadas ao PMI Talent Triangle (http://blog.pmtech.com.br/pmi-talent-triangle/). Abs.

  • Maria Jose Da Cunha

    Bom dia, Mauro!
    Ano passado conlui uma pos de PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
    Minha experiência como GP certamente facilitou minha aprovação e o conteúdo visto na pos com certeza agregou valor a minha vida como GP.
    Cursei várias disciplinas, entre elas Sistema de Tutoria em Cursos a Distância, Gestão de Cursos a Distância, Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, etc.
    Porém, não sei como lançar esta pós para obter PDUs. Você pode me orientar, por favor.
    Obrigada,
    Maria José

  • Olá Maria Jose,

    Como não é uma pós em gerenciamento de projetos, você não pode reportar a pós inteira. Você deve escolher disciplinas cujo conteúdo esteja alinhado ao PMI Talent Triangle e reportar as PDUs para cada disciplina individualmente. Basta entrar em https://ccrs.pmi.org/ > Report PDUs > Course or Training e inserir os dados de cada disciplina. Abs.

  • Maria Jose Da Cunha

    Muito obrigada, Mauro!

  • Alexandra Dantas

    Mauro, boa tarde. Os cursors de ITIL e Scrum Master, devem ter suas horas lançadas em que face da piramide dentro de educaçao continuada? Em technical ou strategic/business? Ou scrum master pode ser considerado leadership? Grata. Abs

  • As horas devem ser distribuídas em Técnicas, Liderança e Estratégia, no mesmo curso, dependendo de como o curso for ministrado. Creio que umas 2h de Liderança, algumas de Estratégia, mas a maioria técnica, com certeza. Mas, como eu disse, depende de como o curso é ministrado.

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>