- PM Tech Blog - http://blog.pmtech.com.br -

Recertificação PMP – Como eu consigo as 60 PDUs?

pdusOs profissionais certificados como PMP precisam comprovar ao PMI, regularmente, que continuam se desenvolvendo nas melhores práticas de gerenciamento de projetos.

Depois que você passa no exame de certificação PMP, vem um sentimento de alívio e satisfação. Porém, em certo momento você se dá conta que a certificação não é para sempre!

Os profissionais certificados PMP devem acumular um mínimo de 60 Unidades de Desenvolvimento Profissional, conhecidas como Professional Development Units (PDUs) a cada 3 anos, a partir da data da obtenção da certificação inicial. 

OBS: Quem tem a credencial CAPM® não necessita PDUs, uma vez que a exigência para quem é CAPM é refazer o exame dentro de 5 anos.

A regra básica é que cada hora gasta em uma atividade de desenvolvimento profissional equivale a 1 PDU.

Como então obter as tais PDUs? Há vários modos de obtê-las. Alguns são pagos, porém muitas podem ser obtidas de forma fácil, sem esvaziar a sua carteira. Vamos então ver os modos de se qualificar para os requisitos de certificação continuada (Continuing Certification Requirements – CCR) do PMI.

O que é PDU?

PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia PMBOK® e envolver recursos especializados apropriados.

O PMI utiliza as PDUs para quantificar os cursos aprovados e atividades profissionais exercidas pelas pessoas certificadas, buscando garantir a manutenção destas certificações.

Não é preciso estar exercendo a função ou o cargo de gerente de projetos para continuar acumulando PDUs.

Existem várias maneiras de se obter PDUs, conforme especificado no programa de Requisitos de Continuidade de Certificação (Continuing Certification Requirements – CCR), cuja descrição pode ser encontrada no próprio guia (handbook) da certificação PMP.

Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Participar de cursos e seminários é um meio ideal para estar em dia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Além disso, muitas atividades que você exerce profissionalmente podem também ser contabilizadas como PDUs.

Atenção! Os PDUs só podem ser obtidos em atividades concluídas após a data da obtenção da credencial. Além disso, você não pode pleitear mais de uma vez a participação em um mesmo curso ou atividade.

 

VISÃO GERAL DOS REQUISITOS PARA CONTINUIDADE DA CERTIFICAÇÃO

Atenção! Aqueles que se certificarem atualmente ou para os já certificados, cujo  ciclo de renovação expira entre 01/dez/2015 e  30/nov/2017, depois de renovar, ao iniciar um novo ciclo, vão ter de se adequar às novas regras. Além disso, as PDUs cadastradas a partir  de 01/dez/2015 devem estar de acordo com as 3 áreas do PMI Talent Triangle. Saiba mais em http://blog.pmtech.com.br/pmi-talent-triangle/

Categorias de PDUs

As categorias são divididas em dois grupos:

 

EDUCAÇÃO

Sem limite no número de PDUs obtidas no ciclo de 3 anos. Não há limite máximo para as PDUs na categoria educação. Todas as 60 PDUs para a certificação PMP, por exemplo, podem ser obtidas por meio de atividades de ensino.

Uma (1) hora de aprendizado relacionado ao gerenciamento de projetos em uma atividade estruturada ou curso é igual a um (1) PDU. É possível também reportar percentuais 0,25, 0,50 e 0,75.

As PDUs de educação devem estar alinhadas ao  “PMI Talent Triangle”:

pmi-talent-triangle

 

Atividades de educação que geram PDUs:

  • Cursos ou treinamentos oferecidos por Registered Education Providers (R.E.P.) do PMI são pré-aprovados e já apresentam a divisão de PDUs conforme o PMI Talent Triangle. Veja aqui alguns cursos que você pode fazer. Conheça mais sobre os R.E.P.s.
  • Cursos que tenham alguma ligação com o “PMI Talent Triangle”, como Escritório de Projetos, de Portfólio, Melhores Práticas, de ferramentas, Negociação, Liderança, etc., mesmo que não registrados junto ao PMI.
  • Cursos acadêmicos: Oferecidos por uma Universidade ou Faculdade.
  • Eventos de organizações, como os chapters do PMI.
  • Congressos, conferências, seminários ou simpósios: Estes eventos oferecem ótimas oportunidades de networking com os colegas da profissão e dão direito a PDUs pelas palestras (em geral con duração entre 1 e 2 horas) às quais você comparece.
  • Media online ou digital: Inclui webinars, podcasts, CD-ROMs interativos e vídeos
  • Leitura de livros, artigos, manuais de instrução, blogs, wikis,  etc.
  • Aprendizado informal compartilhando conhecimentos de gerenciamento de projetos com outros profissionais, em painéis ou fóruns de discussão, sessões de aprendizado e discussões estruturadas.

 

CONTRIBUIÇÃO COM A PROFISSÃO

Com um limite máximo de 25 PDUs a serem obtidas no ciclo de 3 anos (eram 45 PDUs, para quem ainda está no ciclo antigo).

 Criação de novos conhecimentos em gerenciamento de projetos

  • Envolve a autoria de livros ou artigos (mesmo que seja na newsletter de sua empresa), a apresentação de palestras em eventos, cursos, seminários, podcasts, webinars ou mesmo ser palestrante ou moderador de um painel ou discussão relevante. Note que tanto o tempo necessário para preparar ou criar este conhecimento, quanto o tempo para apresentá-lo, contam PDUs

Serviço voluntário

  • Uma (1) hora de serviço voluntário é igual a um (1) PDU.
  • Junto ao PMI: Atuando como voluntário nos congressos e eventos promovidos pelo PMI ou pelos Chapters ou junto aos grupos de revisão dos guias do PMI.
  • Atuar como Diretor ou membro de um comitê, junto a um Chapter ou Comunidade de Prática do PMI ou outra organização ligada a gerenciamento de projetos.
  • Outros serviços voluntários: Você pode oferecer os seus serviços profissionais em uma organização fora do seu ambiente de trabalho profissional. Você pode trabalhar como um diretor ou como um voluntário de uma organização de gerenciamento de projetos. Ou ainda, você pode prestar serviços voluntários como gerente de projetos para a comunidade ou para um grupo de caridade.

Trabalhar como um profissional em gerenciamento de projeto

  • Exercer atividades ligadas a gerenciamento de projetos por um mínimo de 6 meses dentro de um período de 12 meses.
  • Novos certificados ou aqueles cujo ciclo expirou depois de 01/dez/2015 podem solicitar 08 PDUs por ciclo de 3 anos (eram 05 PDUs a cada 12 meses, em um total de 15 PDUs a cada 03 anos, para quem ainda está no ciclo antigo).
  • Documentação exigida mediante pedido de auditoria: prova de emprego (trabalho)

Como devem ser reportadas as atividades?

Seu ciclo CCR de 3 anos inicia no dia em que você passa no exame. Se no dia do terceiro aniversário da sua certificação você não tiver cadastrado as 60 PDUs e pago a taxa de renovação, sua credencial fica na posição “suspensa”. Um ano após ter iniciado a suspensão, se os requisitos não tiverem sido atendidos, a credencial expira e você vai ter de fazer o exame novamente.

Os profissionais certificados são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O melhor modo para reportar é  acessar o Continuing Certification Requirements System, através do site https://ccrs.pmi.org/ utilizando seu nome de usuário e senha (cadastrados quando da obtenção da certificação). Neste site será mostrado um resumo de suas PDUs e será possível cadastrar as PDUs para manter sua credencial em Report PDUs.

Nota: Se você tiver mais PDUs que o necessário para completar seu ciclo CCR, você pode aproveitar até o máximo de 20 PDUs obtidas no último ano do seu ciclo atual, para o próximo ciclo!

Clique aqui para detalhes sobre como cadastrar suas PDUs

Posso reivindicar os PDUs correspondentes mesmo quando estes cursos não mencionam que geram PDUs ?

Mesmo que os cursos não mencionem explicitamente que geram PDUs, qualquer curso, conferência, seminário ou simpósios relevantes a sua educação em gerenciamento de projeto podem ser utilizados para manter a certificação, na Categoria Educação. Uma hora de treinamento em assunto relacionado a gerenciamento de projetos é igual a 1 PDU. É possível também reportar percentuais 0,25, 0,50 e 0,75. As PDUs de educação devem estar organizadas de modo que fiquem alinhadas ao “PMI Talent Triangle”. Deve ser armazenada a Confirmação de Inscrição, Certificado ou Carta de Presença, informando o conteúdo e a qualificação do professor, para o caso de auditoria.

Horas de treinamento em cursos como COBIT e ITIL geram PDUs?

Os treinamentos de ITIL e COBIT, embora não sejam baseados nas boas práticas do PMI, envolvem uma estrutura de gerenciamento de projetos e treinamento em gestão de TI e na estrutura de governança de TI, assim geram PDUs. O mesmo acontece com cursos Scrum.

Note que a certificação ITIL, COBIT ou ScrumMaster em si não gera PDU, somente as horas de treinamento realizados para obtê-las (categoria B: Educação Continuada).

AUDITORIA

Todos os certificados PMP que solicitam PDUs devem manter um arquivo pessoal, com todas as evidências, certificados, notas e datas das discussões ou leituras, cartas, agendas de cursos, publicações ou outros documentos que suportem as atividades reportadas, para ser apresentado caso o PMI solicite para fins de auditoria. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 18 meses após o final do Ciclo CCR.

OBS: Não existe o conceito de “validação” de PDUs previamente à submissão.

TAXAS

Para cadastrar os PDUs não é necessário pagar nada. No entanto, ao final do ciclo de 3 anos há uma taxa de renovação de US$ 60 para os filiados ao PMI e de US$ 150 para os que não são filiados. Quando você completa 60 PDUs, automaticamente a taxa de renovação vai para o seu ‘carrinho de compras’ do site. Você deve ir até lá e validar a compra.

Próximo da data de sua renovação você irá receber um e-mail do PMI com instruções.

SUSPENSÃO / CANCELAMENTO DA CERTIFICAÇÃO

Como você não registrar os PDUs ou pagar a taxa, você vai ser colocado em um status de suspensão. O período de suspensão tem duração de um ano (12 meses) e você não pode se referir a si mesmo como PMP. Se você não concluir o processo de renovação dentro do período de suspensão sua credencial vai expirar.

Note que mesmo pagando dentro desse um ano a próxima data de seu ciclo não muda. Ou seja, depois que você sai do status suspenso e é reintegrado ao status ativo seu ciclo de 3 anos continua relacionado à data que você obteve a certificação.

MÚLTIPLAS CERTIFICAÇÕES

As PDUs que você ganhar para manter as credencias PgMP, PfMP, PMI-PBA, PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP também podem ser utilizadas para manter a certificação PMP. Note, porém, que as PDUs obtidas para PMI-SP, por exemplo, devem ser da área especializada de cronograma de projetos e não podem ser usadas para a Credencial PMI-RMP.

COMO TRANSFERIR PDUs PARA O PRÓXIMO CICLO

Se você ganhar mais PDUs do que o necessário durante o seu ciclo CCR, você pode transferir 20 PDUs para o próximo ciclo de sua certificação/CCR, para manter sua certificação PMP. Atenção! Somente as PDUs excedentes obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua certificação podem ser transferidas.

Em seu relatório, “PDUs applied from a previous cycle” são as PDUs que você ganhou a mais do que o necessário no ciclo anterior e foram transferidas para o próximo ciclo. “PDUs available to apply to the next cycle” são as PDUs que estão sobrando no ciclo atual e poderão ser usadas no próximo ciclo de 03 anos.

GUIA COMPLETO

Clique aqui e baixe um guia completo em Português  (em PDF) com tudo que você deve saber sobre PDUs

Baixe o novo guia do PMI com orientações sobre os PDUs a partir de dez/2015: CCR Program Handbook


Há várias outras formas de obter PDUs. Maiores informações podem ser encontradas aqui no website do PMI. Um guia de como usar o sistema de cadastramento na internet pode ser encontrado em http://www.pmi.org/Help/ccrs_user/default.htm (em inglês).

Para respostas do PMI (em Inglês), sobre as dúvidas mais frequentes: http://www.pmi.org/Certification/Certification-FAQ.aspx#audit

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados