rita
PMP Exam Prep: Rita’s Course in a Book for Passing the PMP Exam
(RMC Publications, Inc.), de Rita Mulcahy (falecida em Maio de 2010) e complementado por outros autores, é um dos livros mais populares para estudar para o exame de certificação PMP®.

A primeira impressão que se tem é que não é um livro para se aprender gerenciamento de projetos, e sim um livro para passar no exame. Embora apresente o exame de certificação como mais difícil do que este realmente é, fornece dicas interessantes relacionadas aos conceitos nos quais o candidato deve se concentrar e sobre quais tipos de questões deve esperar.

A autora tinha uma abordagem interessante ao descrever os processos, atividades e conceitos e ao ler o livro tem-se impressão de que a Rita está falando diretamente com você. Os autores que atualizaram o livro buscaram manter esse estilo. A estrutura do livro é similar ao Guia PMBOK®, desse modo é fácil voltar ao Guia e fazer a relação com os tópicos lidos no livro. Um dos capítulos interessantes é o que se refere a “razões pelas quais as pessoas falham no exame”, que dá dicas sobre o que você não deve fazer.

Embora um dos méritos do livro seja estimular o raciocínio, o livro pode ficar difícil de ler devido ao excesso de conteúdo nas páginas (tem 630 páginas, mais do que o próprio Guia PMBOK®,além de ser impresso em um tipo pequeno. Apesar disso, algumas áreas carecem de melhores explicações (como caminho crítico, por exemplo).

Os capítulos sobre gerenciamento da qualidade, recursos humanos e riscos são bastante bons. O livro explica os conceitos do gerenciamento de riscos e suas implicações nas outras áreas de conhecimento. O gerenciamento de riscos em geral não recebe a devida atenção nos projetos e o livro explica a razão pela qual deve ter mais atenção e como economizar tempo e dinheiro nos projetos.

Vários exercícios e questionários úteis para entender os conceitos são apresentados, o que ajuda a responder às questões situacionais. As questões, porém, são diferentes das encontradas no exame. Por um lado, algumas questões (como as relacionadas a diagramas de rede, por exemplo) são mais difíceis do que o exame real, o qual não tem tantas questões capciosas quanto o livro apresenta. Por outro lado o livro tem excesso de questões diretas, ao passo que o exame real é mais situacional. Algumas respostas para questões podem ter uma interpretação diferente da fornecida pela autora e outras são simplesmente erradas em comparação com o Guia PMBOK®. De qualquer modo o livro deixa claro que as questões são para revisão dos capítulos e não simulam a abrangência e profundidade das questões do exame.  Assim, o livro é bom para praticar, mas não se preocupe se você não acertar todas as questões.  Se você quiser fazer simulados, vai ter de adquirir outro produto.

Esteja ciente que o livro não cobre todos os termos do Guia PMBOK®. Algumas das tabelas contêm mais processos de gerenciamento de projetos que os listados no Guia PMBOK®, o que pode ser útil para gerenciar projetos, porém vai além do conteúdo do guia. Um exemplo está na iniciação, onde ela lista inúmeros processos, embora o Guia PMBOK® liste somente dois. Outros processos, por sua vez, são completamente esquecidos pelos autores (desenvolver o plano do projeto, validar e controlar o escopo, etc.), que faz certa confusão entre atividades e processos (talvez seja por isso que tantos “processos” sejam listados). Nesse ponto o guia faz um desserviço aos que estão estudando para a certificação CAPM®, ao mudar os nomes dos processos para nomes diferentes dos usados pelo Guia PMBOK® onde o significado é essencialmente o mesmo.  Como na certificação CAPM® ater-se ao Guia PMBOK® é importante, não é possível recomendar este livro também como apoio à certificação CAPM® (e, de fato, este não é seu objetivo).

O livro de Rita é frustrante e confuso. O PMBOK ensina o método do caminho crítico para diagramas de rede e o Rita não usa isso como o método principal. O outro ponto confuso é se iniciar um diagrama de rede no dia 1 ou 0. A Rita também possui muitas fórmulas diferentes para calcular o EAC. Antes do teste, consegui despejar 19 fórmulas diferentes e só precisei de duas delas para o teste.
As perguntas práticas de Rita são mais fáceis do que no exame.

Prepare-se para ser constantemente questionado sobre sua motivação. “Você não está preparado para realizar o exame” é o tema dominante neste livro. Você logo vai estar convencido de que o exame é muito difícil (e não é!). Se, porém, você conseguir superar isso, vai ver que a Rita traduziu muitos dos “PMI-ismos”, para que você possa entender como o PMI® vê as coisas.

Durante a leitura a constante repetição que “a maioria dos gerentes de projeto não faz isso” ou “a maioria das organizações não tem isso ou aquilo” chega a incomodar. Os revisores mantiveram a postura arrogante da autora (ela se dizia excelente e todos os outros gerentes de projetos eram incompetentes, inexperientes ou preguiçosos, isso sem falar das piadinhas sarcásticas no comentário das questões).

De qualquer modo, o livro tem muita informação útil, embora não seja autocontido e force o leitor a usar o Guia PMBOK® e a utilizar outros livros e materiais de referência para esclarecer e validar informações.