Rodrigo Lopes foi aprovado no exame PMP e compartilha suas lições aprendidas

Quantos_ProjetosOlá,
Sou do Rio de Janeiro e informo que fui aprovado no exame PMP e agradeço ao Mauro Sotille porque comprei o simulado da PM Tech e informo que as dicas foram muito importantes.

Se eu fosse dar uma dica, faça um grande resumo, anote tudo, não se preocupe com o número de folhas, se preocupe com os detalhes, como é usado o processo de risco, qualidade, entenda a qualidade.

Essa foi a minha segunda tentativa de passar no exame em 12 meses.

Pelas minhas anotações eu poderia simular uma questão teste:

Qual a relação entre Estimativa de Ordem de Magnitude, Ordem de Grandeza, Identificação de riscos de Alto Nível e Estimativa Paramétrica?

O Planejamento de Alto Nível é realizado durante a INICIAÇÃO do projeto e pode ser criada uma EAP de Alto Nível e a realização de uma Estimativa de Ordem de Magnitude OU Ordem de Grandeza e a Identificação de riscos de Alto Nível.
• Essas informações podem ser utilizadas para identificar se o projeto pode ser entregue na data planejada e dentro do orçamento.
• Qualquer chute de tempo/custo antes de se ter uma EAP e o escopo completo e assinado é chamado de Estimativa de Ordem de Grandeza, onde se pode variar pra ±50%. Mais tarde, conforme mais informações são conhecidas, as estimativas podem estreitar para uma faixa de ±10%.

Estimativa orçamentária este tipo de estimativa normalmente é feita durante o planejamento do projeto com o intervalo de -10% a +25% do real.

Estimativa definitiva conforme o projeto progride, a estimativa se tornará mais refinada. Alguns gerentes de projetos usam o intervalo de ± 10% do real, enquanto outros usam de -5 a + 10% do real.

Rodrigo da Silva Lopes – MBA – PMP – COBIT – ITIL – ISO 20K e 27.000 – CSS
Consultor em Gerenciamento de Serviços e Governança de TI
http://br.linkedin.com/in/rodrigoslopes

Rodrigo da Silva Lopes

A PM Tech é um provedor oficial de treinamentos (R.E.P) do PMI e consultoria em gerenciamento de projetos, PMO, metodos ágeis e gestão de riscos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>