Ícone do site PM Tech Blog

5 habilidades de gerenciamento de projetos

Gerentes de projeto trazem imenso valor para as organizações. Profissionais de gerenciamento de projetos que desejam avançar em sua empresa ou buscar novas oportunidades de emprego devem focar nas cinco habilidades abaixo.

1. Cultura e comportamento organizacional

O desempenho dos projetos é fortemente influenciado pela motivação das pessoas envolvidas. Os gerentes de projetos que participarem de treinamentos relacionados à cultura e ao comportamento organizacional aumentarão o desempenho de qualquer equipe de projeto e de partes interessadas.

É mais provável que as empresas obtenham sucesso nos projetos quando a cultura e o comportamento são considerados nas iniciativas e metas. Isso não quer dizer que pessoas felizes se traduzam automaticamente em equipes de alto desempenho, mas certamente afetam a produtividade, a adesão e, por fim, a obtenção de metas.

Um gerente de projeto que compreenda e tenha habilidades em cultura e comportamento traz imenso valor para as organizações e pode ajudar a atingir objetivos com maior harmonia interna, menos conflitos e níveis mais altos de produtividade e inovação.

2. Mentoria e motivação

Em consonância com a cultura e o comportamento organizacional, os gerentes de projeto que sabem como orientar e motivar as equipes e as partes interessadas proporcionam às empresas uma tranquilidade adicional. Quando os membros da equipe são efetivamente orientados e motivados, eles geralmente assumem mais responsabilidades.

Além disso, um gerente que reconhece que as equipes são mais fortes, mais inteligentes e mais capazes de obter melhores resultados quando cada membro é motivado, se torna muito mais interessante para um potencial empregador. Assim, empregadores e recrutadores tendem a favorecer GPs que reconhecem que sua força vem do conjunto de habilidades de sua equipe. Estes compreendem melhor seu papel como líder e mentor.

3. Escritórios de projetos corporativos

Muitas  empresas com um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) ainda estão executando projetos com apenas com foco tático / operacional, enquanto 60% das empresas com um PMO corporativo executam projetos em alinhamento com as metas de negócios. Os PMOs corporativos conseguem:

O alinhamento direto de cada projeto a programa, portfólio e metas estratégicas gerais de negócios é uma habilidade essencial e uma tendência em gerenciamento de projetos.

4. Certificação em projetos

Hoje, se você quiser ser considerado no topo do campo de gerenciamento de projetos, é essencial ter a certificação PMP (Project Management Professional). Ela demonstra seu comprometimento com sua escolha de carreira, bem como seu nível de experiência e capacidade de entender o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos.

O aumento da conscientização e da demanda por PMPs ajudou a padronizar a educação em gerenciamento de projetos em todo o mundo.

Em 2019 continuaremos a ver, não só a demanda por Profissionais de Gerenciamento de Projetos (PMP) certificados pelo PMI, mas agora também por Profissionais de Gerenciamento de Programas (PgMP) e Profissionais de Gerenciamento de Portfólios (PfMP) em empresas de todo o mundo.

5. Metodologias ágeis e híbridas

O gerenciamento ágil de projetos continua sendo a habilidade técnica mais procurada por empresas de todos os setores em todo o mundo. As empresas enfrentam o difícil cenário competitivo e os clientes continuam exigindo entregas de melhor qualidade com mais rapidez. Desse modo, os gerentes de projetos precisam ser qualificados e equipados com o conhecimento de metodologias Ágeis e híbridas para flexibilizar e mudar quando necessário.

O Agile permanecerá em alta demanda, mas os gerentes que reconhecem os benefícios de uma abordagem híbrida e adotam várias abordagens quando aplicáveis estarão em maior demanda.


Embora as habilidades listadas acima não sejam as únicas habilidades que os empregadores estão buscando, elas são habilidades que os empregadores notam. Certificação PMP, conhecimento de cultura e comportamento organizacional, estratégia de negócios, metodologias ágeis ou híbridas, e a capacidade de mentor, não só vai deixar você se destacar entre outros candidatos a emprego, mas melhora suas chances de ser contratado.

Sair da versão mobile