dia11Existem vários padrões ou estruturas para gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Henry Portman, consultor para escritórios de gerenciamento de projetos na Europa desenvolveu um cartão de referência rápida, separado por organização, muito útil para quem está iniciando na área e quer conhecer os diferentes padrões e entidades.

A maioria dos padrões e estruturas é desenvolvida pelo PMI e também pela APMG. Ambos têm padrões de portfólio, programa, projeto e gestão de riscos e ambos têm um modelo de maturidade.

A APMG também oferece um padrão de portfólio, programa e escritórios de projeto, bem como estruturas relativas à gestão de benefícios e gestão de valor. Outros, como IPMA, oferecem uma base de competência e um modelo para avaliar as organizações. ISO 21500 foi adicionado como o padrão global em gerenciamento de projetos.

No que se refere a métodos ágeis, temos novas organizações aparecendo, como Scrum.org e Scrum Alliance. Note que o PMI não tem um padrão específico para métodos ágeis, assim o cartão mostra um livro de preparação para a certificação PMI-ACP, Agile Certified Professional.

Para completar, o cartão de referência rápida também apresenta a suite ITIL.

Para que este cartão de referência rápida estivesse completo seria necessário acrescentar os padrões da Association for Project Management (APM), mas na minha opinião já fornece uma boa visão geral das normas e estruturas mais importantes na área.


dia11

http://hennyportman.files.wordpress.com/2013/11/standards-qrc-131116-v1-0.pdf