“Quanto mais eu penso sobre vir aqui, mais eu penso sobre o quanto minha vida e meu trabalho agora gira em torno de bom, ou não tão bom, gerenciamento de projetos – como alocar dinheiro, tempo e pessoas em um modo que atinja o objetivo desejado”, ele disse.
Clinton tem utilizando gerentes de projetos em várias situações. Projetos na Willian J. Clinton Foundation, que ele estabeleceu desde sua saída da Casa Branca, em 2001, incluem iniciativas relacionadas a novas drogas para HIV/AIDS. Outros esforços incluem iniciativas relacionadas ao clima, redução da fome e a desenvolver crescimento sustentável na África e América Latina. A “Clinton Global Iniciative” busca juntar líderes para avaliar e implantar soluções inovadoras para alguns dos assuntos mundiais mais urgentes. Nos EUA a fundação está trabalhando para combater a obesidade juvenil.
“Todas essas coisas envolvem executar projetos – e reconhecer quando estes não dão certo, uma vez que nem tudo dá certo”, ele disse.
Clinton também falou dos esforços sendo desenvolvidos no Haiti, citando que o esforço é maior do que simplesmente reconstruir o que foi destruído pelo teremoto de Janeiro deste ano, e sim construir, uma vez que faltava infraestrutura básica aos Haitianos mesmo antes do terremoto. Dizendo que seus esforços no Haiti foram “a coisa mais difícil que já fiz na minha vida”, Clinton encorajou os gerentes de projetos a fazerem a sua parte.
“Eu vou ficar feliz em receber o auxílio de qualquer um que deseje me auxiliar a desenvolver padrões para que tenhamos a certeza de que tudo que nós façamos é à prova de terremoto e furacões”, disse Clinton. “A boa notícia é que a cada dia que eu vivo eu fico mais convencido que inteligência e trabalho duro são igualmente distribuídos (pelo mundo). Organização e oportunidade, não”.
Para mim, uma das partes mais interessantes foi a entrevista que o Clinton concedeu ao CEO do PMI, Greg Balestrero, logo após a palestra, no mesmo palco. Clinton falou sobre sua infância e juventude, onde a tradição de sua família de contar histórias (não possuíam televisão, até que ele tivesse dez anos de idade) e o incentivo ao debate foram fundamentais em sua formação.
Abraços a todos,
Mauro Sotille, PMP. Foi Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK 4ª Edição. Autor de livros na área e professor de gerenciamento de projetos junto a vários cursos de Pós-Graduação, tem treinado profissionais em gerenciamento de projetos e acompanhado diversas organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. É Sócio Diretor da PM Tech Capacitação em Projetos.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.