Ícone do site PM Tech Blog

Como cadastrar PDUs para manter sua certificação

Os profissionais certificados PMP, PMI-PBA, PMI-RMP, PMI-SP, PgMP e PfMP devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Já os certificados PMI-RMP, PMI-SP e PMI-ACP devem acumular 30 PDUs e para CAPM são 15 PDUs. Este ciclo tem 3 anos de duração a partir da data da obtenção da certificação inicial. Esta comprovação é realizada através do registro de Unidades de Desenvolvimento Profissional, conhecidas como PDUs (Professional Development Units).  Veja aqui informações completas sobre recertificação PMP e como obter PDUs.

Neste artigo apresentamos um roteiro detalhado sobre como para cadastrar suas PDUs junto ao PMI.

Registro de PDUs

Os PDUs só podem ser obtidos em atividades concluídas após a data da obtenção da credencial. Além disso, você não pode pleitear mais de uma vez a participação em um mesmo curso ou atividade.

Os dados necessários podem ser encontrados em seu certificado de conclusão do curso ou no certificado de participação no evento (caso você o tenha). Além disso, reuniões e encontros curtos, sem certificado, também podem ser cadastrados. Cada hora de treinamento ou evento equivale a uma PDU.

Para cadastrar suas PDUs:

  • Faça log in em www.pmi.org com sua identificação e senha;
  • Acesse o Continuing Certification Requirements System (CCRS) em https://ccrs.pmi.org/;
  • Clique em Report professional development units (PDUs) (à esquerda na tela);

PDUS de Cursos e Eventos

PDUs na categoria Educação podem ser obtidos participando de cursos, conferências, seminários ou simpósios relevantes a educação em gerenciamento de projetos oferecido por empresas de treinamento NÃO registradas no PMI, incluindo treinamentos (ou webinars) oferecidos por empresas, outro profissional ou associação profissional, ou qualquer empresa de treinamento.

 Faça o seguinte:

As áreas são descritas a seguir:

Gerenciamento Técnico de Projetos: Conhecimento, habilidades e atitudes relacionados com domínios específicos de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: gerenciamento avançado de projeto, técnicas para melhorar EAPs, como reunir e documentar requisitos, práticas ágeis, gerenciamento de riscos, ferramentas de gerenciamento, etc.

Liderança: Conhecimentos, habilidades e atitudes  orientadas para a liderança que ajudam uma organização a alcançar seus objetivos de negócios. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: negociação, comunicação, motivação, resolução de problemas, resolução de conflitos, etc.

Gerenciamento Estratégico e de Negócios: Conhecimento e experiência na indústria ou organização na qual você trabalha, que melhora o desempenho e proporciona melhores resultados de negócios. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: conhecimento do produto, conhecimento da indústria, análise de negócios, alinhamento da estratégia de inovação, alinhamento da estratégia do mercado, finanças, marketing, etc.

Se for evento promovido por uma seção (chapter) do PMI

  • Na tela “Report PDUS“, em “EDUCATION”, selecione “Organization Meetings
  • No campo “Organization/Host” selecione o nome do chapter que promoveu o evento;
  • No campo “Title”, insira qualquer palavra que faz parte do nome do evento e selecione entre os eventos listados;
  • Meeting Number:  É opcional e já deve estar preenchido caso o evento seja promovido por um chapter;
  • Description:  Descrição opcional;
  • Date started: Data de início do evento;
  • Date completed: Data de final do evento;
  • Informe o número de PDUs do evento nas categorias Technical, Leadership e Strategical. Se o treinamento estiver cadastrado no sistema pelo chapter, o número de PDUs do evento é apresentado automaticamente. Se você não participou do evento completo, informe a quantos PDUs você tem direito (1 PDU = 1 hora, em incrementos de 0,25 h).
  • Confira se está tudo OK, marque “I agree this claim is accurate” e clique <Submit>;

PDUS de Auto-Estudo

  • Na tela “Report PDUS“, em “EDUCATION”, selecione “Online“, “Read” ou “Informal Learning“;
  • Insira dos demais dados conforme solicitado
  • Description:  Descrição opcional;
  • Date started: Data de início;
  • Date completed: Data de final;
  • Informe o número de PDUs do evento nas categorias Technical, Leadership e Strategical, conforme descrito acima;
  • Confira se está tudo OK, marque “I agree this claim is accurate” e clique <Submit>;

PDUS de Atividades Voluntárias

  • Na tela “Report PDUS“, em “GIVING BACK”e selecione a atividade desenvolvida
  • Insira dos demais dados confome solicitado
  • Description:  Descrição opcional;
  • Date started: Data de início;
  • Date completed: Data de final;
  • Informe o número de PDUs. Não é necessário dividir as PDUs nas 3 categorias;
  • Confira se está tudo OK, marque “I agree this claim is accurate” e clique <Submit>;

Comunicação

Em poucos minutos vai vir um e-mail informando que sua solicitação foi recebida em geral no mesmo dia você recebe outro e-mail informando que a mesma foi aprovada.

Como Transferir PDUs para o Próximo Ciclo CCR

Se você ganhar mais PDUs do que o necessário durante o seu ciclo CCR você pode transferir 20 PDUs para o próximo ciclo de sua certificação/CCR, para manter sua certificação PMP. Atenção! Somente as PDUs excedentes  obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua certificação podem ser transferidas para o próximo ciclo.

Guia Completo

Clique aqui e baixe um guia completo em Português (em PDF) com tudo que você deve saber sobre PDUs

Baixe o guia do PMI com orientações sobre os PDUs: CCR Program Handbook

Mais informações

Há várias formas de obter PDUs. Maiores informações podem ser encontradas aqui no website do PMI.

Sair da versão mobile