Empregos em projetos

A cada quatro anos, o Project Management Institute (PMI®) realiza uma análise do mercado de trabalho e lacunas de talento. O último relatório, Job Growth and Talent Gap 2017–2027, aponta para um futuro promissor para os profissionais que buscam emprego na área de projetos.

Até 2027, empregadores nas organizações altamente projetizadas vão necessitar quase 88 milhões de pessoas trabalhando em funções orientadas a projetos. Esse número reflete o crescimento do emprego de 33%, levando em conta pessoas deixando a profissão (incluindo a aposentadoria) e posições recém-criadas. China e Índia verão o maior crescimento, seguidos dos Estados Unidos e do Brasil, em 4º lugar.

A demanda por gerentes de projeto está crescendo mais rápido do que a demanda de trabalhadores em outras ocupações. E os salários são substanciais. Nos EUA em 2017, em média, trabalhadores que atuam em projetos em empresas projetizadas ganharam em média 82% mais do que profissionais que não trabalham com projetos.

Principais setores

Os setores com mais vagas de emprego nos setores orientados a projeto  no período de 2017 – 2027, nos 11 países analisados, são: Manufatura e Construção, Serviços de Informação e Publicação, Finanças e Seguros, Serviços Profissionais e Gerenciamento, Utilidades e Óleo e Gás.

Leia o relatório com gráficos atraentes em PMI.org/jobgrowth (em Inglês).