EAP_roundCriar uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP) envolve a subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores. Ao realizar a decomposição hierárquica do escopo total de um projeto em componentes-pai e componentes-filhos (subcomponentes) até o nível de pacotes de trabalho (entregas no nível mais baixo da EAP) podemos cometer alguns enganos.

Neste artigo apresentamos alguns erros comuns e algumas dicas sobre como estruturar adequadamente uma EAP em sua forma gráfica.

Como desenvolver a EAP

A decomposição é feita até o nível de pacote de trabalho, que é o trabalho definido no nível mais baixo da EAP para o qual o custo e a duração podem ser estimados e gerenciados. O nível de decomposição é frequentemente guiado pelo grau de controle necessário para gerenciar o projeto de forma eficaz. O nível de detalhe dos pacotes de trabalho vai variar com o tamanho e complexidade do projeto.

O foco desse artigo são os erros na estruturação da forma gráfica da EAP.  Para uma orientação completa no desenvolvimento da EAP, recomendo acessar o Practice Standard for WBS, publicado pelo PMI.

Erros comuns

Usualmente, uma EAP exibe seus componentes-filhos horizontalmente, logo abaixo dos componentes-pai (grupos ou sumários), desta maneira:

EAP Horizontal

Porém, os elementos da EAP podem ser apresentados verticalmente, desta maneira:

EAP Vertical

Em cada um dos exemplos acima, os Pacotes de Trabalho são subordinados ao elemento grupo ou sumário.

Evite apresentar a EAP desta maneira:

EAP Incorreta

Ao decompor um componente devemos nos certificar de que todos os componentes-filhos reunidos representem a totalidade do componente-pai. Não devemos ter filho único na EAP, pois desse modo estaremos repetindo o mesmo componente com outro nome.

No exemplo, o Pacote de Trabalho 3 é subordinado ao Pacote de Trabalho 2 e esta por sua vez é subordinado ao Pacote de Trabalho 1. Ambos os Pacotes de Trabalho 1 e 2 são sumários neste exemplo e o único pacote de trabalho real é o Pacote de Trabalho 3.

Outro engano usual:

Decomposição Incorreta

Não podemos ter um componente que possua mais de um componente-pai.  Do mesmo modo:

Erro na decomposição da EAP

Se você quiser saber mais sobre os processos envolvidos na criação da EAP, a PM Tech tem um treinamento específico Desenvolvendo a EAP. Exercícios sobre desenvolvimento de EAP também são realizados em nossos cursos regulares.