Após a explosão da espaçonave Challenger, a NASA (National Aeronautics and Space Administration) decidiu buscar a excelência em gerenciamento de projetos, treinando sua equipe, incentivando o aprendizado com a experiência de seus engenheiros e profissionais de maior sucesso. Eles buscaram novos conhecimentos e sinergias com o mundo externo – a comunidade internacional – e adotaram as melhores práticas, encontrando assim o Project Management Institute (PMI). Atualmente a NASA tem um grande número de pessoas certificadas como PMP®.
Ao longo dos anos até os dias atuais, o gerenciamento de projetos baseado nas boas práticas compiladas pelo PMI® no Guia PMBOK® tornou-se uma das ferramentas mais importantes em toda a organização da NASA. Isso permitiu que eles aprendessem com seus projetos, planejassem melhor, otimizassem recursos e respondessem ao cenário exigente dos últimos anos, no qual tiveram que trabalhar mais rápido, melhor, mais barato e tudo isso, experimentando reduções substanciais em pessoal e orçamento.
Atualmente, a grande maioria do pessoal da NASA participa de cursos sobre gerenciamento de projetos, eventos, publicações e atividades de pesquisa. Eles também os compartilham com profissionais de outras organizações, como fornecedores, parceiros e colaboradores. Desse modo a NASA não apenas se tornou uma referência de gestão de projetos no âmbito internacional, mas em um verdadeiro caso de sucesso, e uma grande fonte de casos de boas práticas.
O Guia PMBOK®
Segundo o Dr. Hoffman, que atua no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, California. “O Guia PMBOK® se adapta às nossas necessidades gerais e também àquelas específicas de áreas como engenharia, segurança de materiais, etc.”
A importância dos gerentes de projetos na NASA
“Ser um gerente de projetos é o segundo posto mais valorizado na NASA, logo depois do astronauta”, diz o Dr. Hoffman. “Ajudamos todos os nossos funcionários a obter e manter as certificações profissionais do PMI através de um programa de treinamento contínuo. Muitos profissionais querem se tornar gerentes e gerentes de projeto, e a certificação lhes dá a possibilidade de demonstrar seu conhecimento e capacidade de ser gerentes de projeto”.
“Nós vemos que o gerenciamento de projetos é uma competência básica. A NASA acredita que os principais desafios que a sociedade enfrenta são na forma de projetos e programas. E quanto maior o desafio, mais útil ter uma visão clara e comum de sua gestão. Responder a desafios com gestão eficaz e eficiente nos levará a maiores sucessos”.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.